Suspensão da devolução dos manuais
Informamos toda a Comunidade Educativa que está oficialmente cancelada a obrigatoriedade da devolução dos manuais escolares.

De acordo com a tutela, que passamos a transcrever:

"Face à aprovação, em reunião plenária, pela Assembleia da República, da medida de suspensão do circuito de reutilização dos manuais escolares, no contexto da aprovação em votação final  do OE suplementar, os AE/ENA que ainda não recolheram manuais já não o devem fazer, e aqueles que já iniciaram a recolha deverão planear a sua devolução, faseadamente, e de acordo com as condições concretas de cada comunidade escolar, até data anterior ao início das atividades letivas de 2020/2021."

Assim, informamos os Encarregados de Educação das turmas calendarizadas para a próxima semana que não deverão trazer os manuais escolares.
Em relação às turmas calendarizadas na passada sexta-feira dia 3 de julho de 2020, que já entregaram os manuais escolares, a direção irá dar orientações sobre a devolução dos manuais aos Encarregados de Educação.
04 de julho de 2020
Avaliação do 3.º período
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as avaliações do 3.º período dos 1.º , 2.º e 3.º ciclos já se encontram publicadas no GIAE.

À semelhança do 2.º período, em virtude do encerramento das escolas devido ao Covid-19, as pautas não serão afixadas nos respet
ivos estabelecimentos de ensino, pelo que todas as avaliações dos alunos (1.º, 2.º e 3.º ciclos) deverão ser consultadas no portal GIAE.

Aceda aqui ao portal GIAE.

Para saber como aceder ao portal clique aqui.
03 de julho de 2020
GIAE - atualização das palavras-passe
Recordamos a informação dada a 9 de junho:

Devido a uma atualização do GIAE, todas as palavras-passe foram repostas.

Sendo assim, a palavra-passe para aceder ao GIAE voltou a ser o Número de Identificação Fiscal do aluno.

Consulte o separador GIAE para obter informações de como aceder ao portal.
02 de julho de 2020
Portal das Matrículas - Manual e vídeos demonstrativos
Disponibilizamos um vídeo demonstrativo da Realização de Matrícula (com autenticação pela chave móvel digital), o Manual do Portal das Matrículas (simplificado) e um pequeno vídeo que explica como realizar a matrícula através de um telemóvel. Alertamos para o fato de fotografia do telemóvel  poder não ser compatível com o portal.
Vídeo demonstrativo de realização da
matrícula no Portal das Matrículas

Manual do Portal das Matrículas (simplificado)


Vídeo demonstrativo da realização da
matrícula num telemóvel
01 de julho de 2020
Devolução dos Manuais Escolares / Renovação das Matrículas / Assinatura dos Registos de Avaliação
  Divulgamos os escalonamentos para que os Encarregados de Educação dos alunos da EB. D. Pedro Varela possam proceder à Devolução dos Manuais Escolares, Renovação da Matrícula (no caso de não terem conseguido aceder ao portal das matrículas) e à Entrega dos Registos de Avaliação.

Apesar de ontem ter sido publicado, pelos órgãos sociais, notícias que referiam que a devolução de manuais tinha sido suspensa,  a Direção do AEM recebeu as seguintes indicações da tutela:
"Considerando a necessidade de esclarecer algumas dúvidas, entretanto surgidas,  relacionadas com o processo de reutilização dos manuais escolares (...), até final do orçamento suplementar se mantêm as orientações já emanadas sobre a reutilização dos mesmos, em conformidade com o Despacho respetivo."

Quanto à
Renovação de Matrículas, alerta-se mais uma vez que deve ser, preferencialmente, realizado pela internet, no Portal das Matrículas. Excecionalmente, para quem não tiver acesso a meios digitais, no dia calendarizado para assinatura de registos e devolução de manuais, estarão docentes nas salas definidas para cada turma para auxiliarem os Encarregados de Educação na concretização do pedido e renovação de matrícula.
Os Encarregados de Educação devem fazer-se acompanhar de toda a documentação necessária para poderem ter acesso ao portal das matrículas:

  • Tem que ter um e-mail para ser inserido no formulário;
  • Precisa de trazer uma fotografia do aluno para se inserir;
  • Caso o aluno pretenda mudar de estabelecimento - transferência de devido a alteração de morada ou mudança de ciclo - deve trazer um comprovativo de morada;
  • Comprovativo do Local de Trabalho do Encarregado de Educação (apenas nos casos necessários).
  • Se pretender aceder ao portal através da Autoridade Tributária, deve realizar o login através dos dados do Portal das finanças - Para além do NIF do EE, deve saber também a palavra-passe;
  • Se pretender aceder ao portal através da Chave Móvel Digital, o EE já tem que ter Chave Móvel válida ou tem que a solicitar previamente.
  •      
    Informação: Devolução dos Manuais Escolares

    Informação: Renovação das Matrículas
     
    Manual do Portal das Matrículas (simplificado)

    Escalonamento 5.º ano
    Escalonamento 6.º ano
     
    Escalonamento 3.º ciclo
     
         
    01 de julho de 2020
    Exposição Virtual
    O Grupo Disciplinar de ARTES VISUAIS E TECNOLÓGICAS inaugura uma EXPOSIÇÃO VIRTUAL composta por diversas e excelentes "obras artísticas" que resultaram de um trabalho desenvolvido ao longo do 3.º Período, com os alunos de 2.º e 3.º Ciclos no Ensino@Distância.

    Clique aqui para visitar a Exposição Virtual.
    25 de junho de 2020
    Candidatura ao ASE - 2020/2021
    Informamos os Encarregados de Educação que, caso queiram candidatar-se ao Apoio Social Escolar, deverão preencher o Boletim e anexar os documentos necessários à candidatura.
    O Boletim de Candidatura e respetivos anexos devem ser enviada por e-mail para: matriculas@aemontijo.pt .

    Caso não tenham possibilidade de enviar por e-mail, poderão levantar os documentos em suporte papel na escola. Para tal, solicita-se que informem, até dia 30 de junho, se pretendem cópia dos documentos de forma a que os Serviços Administrativos possam proceder à impressão dos mesmos. A partir do dia 1 de julho poderão levantar o Boletim na portaria da escola.

    Alertamos que tenham em atenção os prazos de entrega dos documentos:

    1.ª Fase  – em suporte papel, no dia da reunião final de período;
                  – por e-mail (ou em suporte de papel), até 31 de julho - nos Serviços Administrativos.

    2.ª Fase  – Início a 16 de setembro.
    Informação sobre o ASE 2020/2021 Boletim de Candidatura ao ASE 2020/2021
    25 de junho de 2020
    Devolução dos manuais escolares
    Chegado o final do ano letivo torna-se necessário a devolução dos manuais escolares, de modo a que possam ser reutilizados no próximo ano letivo por outros discentes.

    Este ano, devido à situação de Pandemia vivida no nosso país, essa devolução de manuais vai implicar a tomada de medidas especiais, de modo a garantir a segurança de todos, de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

    Recordamos que este ano não há devolução de manuais escolares do 1.º ciclo.
    Leia atentamente a informação do Ministério da Educação
    24 de junho de 2020
    Divulgação do vídeo motivacional
    Divulgamos mais um Vídeo Motivacional para inscrição em EMRC, no qual alunos explicam razões na inscrição nesta disciplina.
     
    24 de junho de 2020
    Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano - Final de prazo
    De acordo com o D.L. no 14-G/2020 de 13 de abril, o período normal de matrícula para o ano 2020/2021 decorre entre o dia 4 de maio e o dia 30 de junho de 2020, sendo o pedido apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt.

    Para quem teve essa necessidade, o pedido podia ser apresentado presencialmente nos serviços administrativos (S.A.) da EB D. Pedro Varela, todos os dias úteis entre as 9.30h e as 12.30h, mediante marcação prévia pelos números de telefone 212326160 ou 933762894, situação que se verificou, havendo muitas dessas datas sem qualquer agendamento.

    Com o aproximar do final do prazo, a disponibilidade de agendamento presencial está agora esgotada, pelo que os pais e EE que queriam efetuar a matrícula ainda dentro do prazo podem e devem fazê-lo exclusivamente pela internet.

    Todavia, entre os dias 6 e 10 de julho de 2020, este AE vai novamente disponibilizar o agendamento de matrículas presenciais mas, tal como decorre da legislação em vigor, essas matrículas serão consideradas fora de prazo e processadas como tal.
    Leia atentamente a Informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    23 de junho de 2020
    Matrícula e renovação de matrículas - 2.º ao 10.º anos de escolaridade
    Informamos que, de acordo com o D.L. no 14-G/2020 de 13 de abril, conjugado com D.N. 5/2020,de 21 de abril, o período para a renovação de matrículas do 2.º ao 10.º ano, para o ano 2020/2021, decorre a partir de 26 de junho, sendo que o período ideal para o efeito é nos três dias úteis após a publicação das avaliações do final de ano e consequente definição da situação escolar dos alunos (que ocorrerá ao final do dia 2 de julho neste AE.), ou seja, nos dias 3, 6 e 7 de julho de 2020, para todos os alunos.

    Dado o número de renovações em causa, o pedido de renovação de matrícula deverá ser apresentado via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

    Excecionalmente, e só para quem tenha disso absoluta necessidade, nos dias 3, 6 e 7 de julho de 2020, mediante marcação ou calendarização prévia, teremos disponíveis nas escolas docentes para ajudarem nesse processo, disponibilizando-se computadores para esse efeito.

    No caso do 2.º e 3.º  ciclo, nesses dias será feita também a obrigatória devolução dos manuais escolares usados este ano letivo (no 1.º ciclo não há devolução de manuais).
    Leia atentamente a Informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    22 de junho de 2020
    Aprovação de Candidatura - Projeto Erasmus+ KA101 - "@t Europe"
    A candidatura à Ação Chave 1 do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar (KA101), no âmbito do Convite Nacional à Apresentação de Candidaturas 2020, foi aprovada com o projeto: “@t Europe”. A subvenção atribuída no valor de 44.320 Euros permitirá a realização de 18 mobilidades de docentes do Agrupamento de Escolas de Montijo para atividades de formação na forma de cursos estruturados em entidades de acolhimento nos seguintes países europeus: Finlândia, Islândia, Irlanda, Itália, Grécia e Eslovénia.

    Clique aqui para conhecer melhor o Projeto Erasmus+ KA101 - "@t Europe".
    19 de junho de 2020
    Divulgação do vídeo motivacional: "Increve-te em EMRC"
    Divulgamos mais um Vídeo Motivacional para inscrição em EMRC: Inscreve-te em EMRC!!
     
    8 de junho de 2020
    GIAE - atualização das palavras-passe
    Informamos que, devido a uma atualização do GIAE, todas as palavras-passe foram repostas.

    Sendo assim, a palavra-passe para aceder ao GIAE voltou a ser o Número de Identificação Fiscal do aluno.

    Consulte o separador GIAE para obter informações de como aceder ao portal.
    9 de junho de 2020
    Divulgação de vídeo motivacional dos 2.º e 3.º ciclos: "EMRC, Estamos contigo!"
    Divulgamos o Vídeo Motivacional para inscrição em EMRC: "EMRC, estamos Contigo!", dos 2.º e 3.º ciclos.
     
    8 de junho de 2020
    Divulgação de vídeo motivacional do 1.º ciclo: "EMRC é alegria!"
    Divulgamos o Vídeo Motivacional para inscrição em EMRC do 1.º ciclo: "EMRC é alegria!".
     
    5 de junho de 2020
    Renovação de Matrículas na Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2020/2021
    Relembramos todos os pais e Encarregados de Educação que ainda não procederam à renovação de matricula para os seus educandos que já frequentam o pré-escolar, que devem fazê-lo preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças, até dia 26 de junho.
    Excecionalmente, entre 15  e 19 de junho de 2020, e só para os pais e Encarregados de Educação que não consigam fazê-lo através do Portal das Matrículas, o pedido de renovação poderá ser apresentado presencialmente nos Serviços Administrativos (S.A.) da EB D. P. Varela, entre as 9.30h e as 12.30h, mediante marcação previa junto do PBX ou pelos números de telefone 212326160 ou 933762894, com limitações no número diário de pessoas a atender.
    4 de junho de 2020
    Apoios Socioeconómicos para as crianças do Pré-escolar e do 1.º ciclo - 2020/2021
    Informam-se todos os Pais e Encarregados de Educação que são estes os documentos a considerar relativamente às candidaturas aos Apoios Socioeconómicos para as crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo - ano letivo 2020/21, e que também estão disponíveis no site da  Câmara Municipal (Separador Viver / Educação):
    Boletim de candidatura a apoios socioeconómicos (ação social escolar) no 1º ciclo do ensino básico no ano letivo 2020/2021:
     Normas aplicáveis à utilização de refeitórios escolares e à atribuição de apoios socioeconómicos, em matéria de ação social escolar, no 1º ciclo do ensino básico, no ano letivo 2020/2021:
     Normas aplicáveis à utilização de refeitórios escolares e à redução das comparticipações familiares nos serviços de apoio à família na educação pré-escolar, no ano letivo 2020/202:
    Declaração de interesse na utilização dos serviços de apoio à família (alimentação em refeitório escolar e/ou serviço de complemento de horário), no ano letivo 2020/2021 (destinado a educação pré-escolar e ao 1ºCEB):
    Boletim de candidatura a apoios socioeconómicos na educação pré-escolar no ano letivo 2020/2021:
    Preferencialmente, estes boletins de candidatura devem ser imprimidos, preenchidos e enviados por e-mail para saf.de@mun-montijo.ptdepois de digitalizados.

    Em alternativa , e só quando isso não seja possível, poderão ser entregues na Divisão de Educação da CMM – Rua Cidade de Beja, nº 40 – 2870-136 Montijo.
    3 de junho de 2020
    Normas Gerais para a reabertura da Educação Pré-escolar
    Divulgamos as Informação aos Pais e Encarregados de Educação acerca das Normas Gerais para a reabertura da Educação Pré-escolar, em 1 de junho de 2020.
     
    28 de maio de 2020
    Matrículas Presenciais - Pré-escolar e 1.º ano
    Lembramos que as matrículas no Pré-escolar e no 1.º ano devem ser efetuadas online até dia 26 de junho de 2020, não sendo necessária qualquer deslocação aos serviços administrativos do Agrupamento.

    Todavia, informam-se os pais e EE que não conseguem efetuar online essa matrícula  e que se dirijem à secretaria da EB D. Pedro Varela para a efetuarem presencialmente, que devem ser portadores de toda a documentação necessária, e que devem obrigatoriamente indicar um endereço de e-mail válido, pois o mesmo é imprescindível para o efeito.
    28 de maio de 2020
    Traga o seu próprio dispositivo
    Traga o seu próprio dispositivo, é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Montijopara incentivar a doação dos seus antigos computadores, tablets, notebooks, para que possam ser emprestados a alunos que não possuem meios digitais para o Ensino@Distância. Obsoleto para uns, pode fazer a diferença para outros.

    Se tem algum deste equipamento sem uso em casa, entregue-o na sede do Agrupamento.

    Não vamos deixar ninguém para trás. 
     
    26 de maio de 2020
    Renovações de matrícula do pré-escolar
    Informam-se todos os pais e EE de crianças que já frequentam o pré-escolar e continuarão nesse nível de ensino, que deverão efetuar obrigatoriamente a respetiva renovação de matrícula online, em (www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt). 
    Excecionalmente, e só no caso de não o conseguirem fazer, devem aguardar informação através das docentes dos seus educandos, para ser posteriormente agendado um momento, no mês de junho, para este efeito.
    20 de maio de 2020
    Programa - Estou aqui! - Crianças 2020
    O programa Estou Aqui! Crianças é uma iniciativa da Polícia de Segurança Pública, criada em 2012.

    Cada pulseira distribuída dispõe de um código alfanumérico único o qual permite que qualquer pessoa que encontre uma criança perdida a sinalize via 112. Essa chamada é encaminhada para a PSP que dispõe dos dados associados à pulseira e, de forma célere, contata os pais, educadores ou tutores da criança que se encontre perdida, promovendo o reencontro.

    Tradicionalmente, têm início em maio as inscrições para a nova edição anual do programa. Contudo, atendendo ao especial contexto de saúde pública que vivenciamos, a validade das pulseiras da edição de 2019 que estariam ativas até 31 de maio, é prolongada até 15 de Julho.

    Para informação adicional visite: ESTOU AQUI.
    14 de maio de 2020
    Matrículas on-line - Pré-escolar e 1.º ano

    O portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

    Se é Encarregado(a) de Educação de um(a) candidato(a) à pré-escolar ou ao 1.º ano, a matrícula do seu educando (que decorre entre os dias 4 de maio e 30 de junho) deve ser realizada, preferencialmente, nesta aplicação que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

    Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação: 
    i. Credenciais de acesso ao Portal das Finanças;
    ii. Cartão de Cidadão;
    iii.
     Chave Móvel Digital.

    Clique aqui para visualizar o texto inicial do Portal das Matrículas e aqui para aceder a uma hiperligação informativa sobre o mesmo.

    Este ano, em prol da simplificação administrativa e processual, e devido à situação pandémica atual, aconselha-se os Encarregados de Educação a efetuarem os próprios pedidos de matrícula e/ou renovação de matrícula on-line.

    No caso de não possuir os meios para elaborar o pedido de matrícula on-line, solicitamos que seja portador da Declaração de Consentimento para Recolha e Tratamento de Dados Pessoais, devidamente preenchido, para uma maior celeridade do processo.

    04 de maio de 2020
    Inscrição em EMRC - 1.º ciclo
    A disciplina de EMRC, integrada no Sistema Educativo, é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade, visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários.
    Informação Cartaz
    03 de maio de 2020
    Matrículas para o ano letivo 2020 / 2021 - Pré-escolar e 1.º ano
    Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino Básico, para o ano letivo 2020/2021, vão decorrer entre os dias 4 de maio e 30 de junho.

    Este ano, devido à Covid 19, o pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

    Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2020/2021.
    03 de maio de 2020
    Material dos alunos existentes na escola
    Informamos que os Encarregados de Educação poderão deslocar-se à escola, segundo um escalonamento, para levantar o material das disciplinas de EV/ET/PA que ficou nas salas de aula. Deverão trazer um saco/mochila para facilitar o transporte dos materiais.

    Caso o educando tenha deixado alguma coisa no cacifo, solicita-se que traga a chave do mesmo para poder levar o que lá se encontra. Confirme com o seu educando qual o número e local (Bloco A, B ou C) do cacifo.

    Chama-se a atenção que só poderá entrar na escola o Encarregado de Educação ou outro adulto que identifique o seu educando. Caso os alunos apareçam, não vai ser permitida a entrada deles no recinto escolar. Solicita-se que o seu educando "Fique em casa".

    Consulte o escalonamento:
    5.º ano 6.º ano 3.º ciclo
    22 de abril de 2020
    Configuração do Office365 e do Teams
    Alertamos que, para a configuração do Office365 e do Teams, quando colocar a Palavra-passe, tem de colocar um ponto de exclamação a seguir ao número de contribuinte.
     Manual do aluno
    22 de abril de 2020
    Blog e Facebook das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Montijo
     
    Apresentamos dois novos projetos das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Montijo: Blog e Página de Facebook.

    Será uma mais valia, principalmente nesta época de confinamento social, contendo sugestões de leitura adequadas às várias faixas etárias, atividades de leitura e outras informações pertinentes.

    Deixamos aqui as ligações:

    Blog - https://bibliotecasaemontijo.blogs.sapo.pt/
    Facebook - https://www.facebook.com/be.aemontijo.1
    22 de abril de 2020
    Matrículas para o 1.º ano e Pré-escolar - 2020/2021
     
    Divulgamos o Despacho Normativo n.º 5/2020, de 21 de Abril, que estabelece os procedimentos de matrícula e respetiva renovação e as normas a observar na distribuição de crianças e alunos, para o próximo ano letivo.

    Em breve todos os documentos serão disponibilizados no separador Matrículas 2020/2021.
    22 de abril de 2020
    Plano de Ensino à Distância do Agrupamento de Escolas de Montijo
    Divulgamos o Plano de Ensino à Distância do Agrupamento de Escolas de Montijo.

    Em breve serão divuldadas as instruções para a configuração do Office365 e do Teams.
    18 de abril de 2020
    Avaliação do 2.º período
    Informa-se toda a Comunidade Educativa que as avaliações do 2.º período dos 1.º , 2.º e 3.º ciclos já se encontram publicadas no GIAE.

    Este período, em virtude do encerramento das escolas devido ao Covid-19, as pautas não serão afixadas nos respet
    ivos estabelecimentos de ensino, pelo que as avaliações dos alunos do 1.º ciclo também deverão ser consultadas no portal GIAE.

    Aceda aqui ao portal GIAE.

    Para saber como aceder ao portal clique aqui.
    02 de abril de 2020
    Estado de Emergência - Encerramento das escolas do Agrupamento de Escolas de Montijo
    Por despacho do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Montijo, informa-se que todas as Escolas do Agrupamento de Escolas de Montijo se encontram encerradas, a partir do dia 20 de março, e pelo período que estiver em vigor o estado de emergência.

    Mais se informa que a EB da Caneira, Escola de Acolhimento, será aberta caso seja necessário.
    19 de março de 2020
    Provas e exames dos ensinos básico e secundário – orientações para o processo de inscrições
    Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu orientações para a realização daquelas inscrições, através da COMUNICAÇÃO N.º 2/JNE/2020.

    As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril.

    Consulte a Comunicação N.º 2/JNE/2020, o Boletim de inscrição nas provas do ensino básico, instruções de preenchimento e listagem de códigos no separador:

    Documentação / Avaliação externa e interna.
    17 de março de 2020
    Escolas de Acolhimento do Município de Montijo
    No âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus, elencadas no Decreto-Lei n.º 10-A/2020 e onde se inclui a suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais, e tendo sido decretado o estado de alerta em todo o país com a colocação dos meios de proteção civil e das forças e serviços de segurança em prontidão, foram aprovadas regras específicas para auxílio aos Trabalhadores de Serviços Especiais.

    Sendo assim, foi identificada pelo menos uma escola de cada agrupamento do município, que deverá acolher os seus filhos ou outros dependentes, na eventualidade de serem mobilizados para o serviço ou prontidão, impedindo assim que lhes prestem assistência.
    15 de março de 2020
    Covid-19 (Corona Vírus) - Encerramento dos estabelecimentos de ensino
    Face ao encerramento dos Estabelecimentos de Ensino a partir do dia 16 de março, divulgamos a Informação à Comunidade Educativa (acerca das medidas a tomar relativamente aos Serviços Administrativos e à entrada nos estabelecimentos de ensino), a Informação aos Pais e Encarregados de Educação (relativa às precauções a ter no período de suspensão de atividades letivas) e o Horário dos Serviços Administrativos da Escola Sede.
    Informação à Comunidade Educativa Informação aos Pais e Encarregados de Educação Horários dos Serviços Administrativos da Escola Sede
    13 de Março de 2020
    Encerramento dos estabelecimentos de ensino - Senhas de almoço
    Informa-se que, devido ao encerramento dos estabelecimentos de ensino, as senhas de refeição marcadas para as duas próximas semanas (16 a 27 de março), na EB D. Pedro Varela, passarão para as primeiras semanas do início do 3.º período.
    13 de março de 2020
    Norma 1
      Disponibilizamos a Norma 1, que contém as instruções a observar no presente ano letivo pelas escolas, relativamente ao processo de inscrição para a realização de provas finais, provas de escola e provas  de equivalência frequência.

    Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
    13 de março de 2020
    Covid-19 (Corona Vírus)
    Divulgamos a Informação à comunidade sobre o COVID-19 e o Plano de Contingência do AEM (COVID-19).
    Informação à comunidade sobre o COVID-19 Plano de Contingência do AEM (COVID-19)
    9 de Março de 2020
    Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, e Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames
      Disponibilizamos o Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, que regulamenta as Provas de Avaliação Externa e as provas de Equivalência dos Ensinos Básico e Secundário, e o Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames.

    Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
    8 de março de 2020
    Coronavírus 2019 (n-CoV)
    Divulgamos Informação / Orientação da DGS sobre os cidadãos regressados de uma área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus.
    28 de fevereiro de 2020
    Cartaz Coronavírus 2019 (n-CoV)
    Divulgamos o Cartaz com RECOMENDAÇÕES GERAIS AOS ALUNOS, enviado pela DGEstE, sobre o Coronavírus 2019 (n-CoV).
    27 de fevereiro de 2020
    Inter turmas de Tag-rugby
    Nos dias 27 e 28 de fevereiro vai decorrer, na EB D. Pedro Varela, mais um inter turmas de Tag-rugby.
    2.º ciclo 3.º ciclo
    26 de fevereiro de 2020
    Orçamento Participativo das Escolas
    Vem aí mais um Orçamento Participativo das Escolas, destinado às turmas de 3.º ciclo.

    Consulte o site do Orçamento Participativo de Escolas para obter mais informações.
    12 de fevereiro de 2020
    Oferta de Escola - Grupo 240 (EVT)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 240, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    10 de fevereio de 2020
    Concurso de Técnico Especializado - Psicólogo (Lista ordenada)
    Divulga-se a lista ordenada relativa ao procedimento concursal comum destinado ao preenchimento de um posto de trabalho no Agrupamento de Escolas de Montijo (Psicólogo).
     
    04 de fevereiro de 2020
    Greve Nacional dos Trabalhadores da Função Pública - Senhas de almoço
    Informa-se que, devido à greve do dia 31 de janeiro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 14 de fevereiro (sexta-feira).

    Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
    03 de fevereiro de 2020
    1.º Prémio no Concurso Internacional Day of Prison Education
      Portugal foi galardoado com o 1.º Prémio no concurso International Day of Prison Education (IDEP 2019), atribuído pela European Prison Education Association (EPEA), instituição com assento no Conselho da Europa.

    A proeza foi conseguida pelos formandos dos cursos EFA (Nível Básico) do Estabelecimento Prisional (EP) do Montijo que construíram um mural contendo um conjunto de reflexões sobre a importância do ensino em meio prisional para a reinserção da população reclusa na sociedade e mercado de trabalho (ver em anexo), no seguimento de um conjunto de debates relativos a esta temática, promovidos pelas docentes da Equipa Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Montijo (escola associada deste EP).

    Desde 2016 que a EPEA tem vindo a distinguir o melhor trabalho de promoção do Dia Internacional da Educação nas Prisões (dia 13 de outubro) sendo a primeira vez que este prémio é atribuído a Portugal.
    03 de fevereiro de 2020
    Greve dos Trabalhadores da Fução Pública
    Devido à greve dos Trabalhadores da Função Pública, informamos que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada.
    31 de janeiro de 2020
    Concurso Nacional de Leitura - Fase Escola
    Decorreu no Agrupamento de Escolas de Montijo mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura.
    As provas decorreram na Biblioteca Escolar da EB da Caneira para os alunos do 1.º Ciclo e na Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela para os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos.
    Os participantes realizaram uma prova escrita e uma prova oral. Foi uma tarefa difícil para o júri, pois todos os participantes leram muito bem. Parabéns a todos!
    Foram vencedores os alunos:

    1.º ciclo - Maria Madalena – 3.º ano – EB Luís de Camões
                   
    Matilde – 4.º ano – EB Ary dos Santos
    2.º ciclo - Margarida – 5.ºano – EB D. Pedro Varela
                  
     Mariana – 6.º ano – EB D. Pedro Varela
    3.º ciclo - Isaac – 7.º ano – EB D. Pedro Varela  
    23 de janeiro de 2020
    Mega Sprint / Mega Salto / Lançamento
    Vai realizar-se na EB D. Pedro Varela no dia 22 de janeiro, entre as 8h20 e as 13h20.
    Consulte:

    - O cartaz;

    - O regulamento das provas;

    - A informação/horários sobre as provas.
    20 de janeiro de 2020
    Oferta de Escola - Grupo 550 (TIC)
      Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 3 (três) docentes do Grupo de Recrutamento 550, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    16 de janeiro de 2020
    Concurso de Técnico Especializado - Psicólogo
    Informa-se da abertura de procedimento concursal comum destinado ao preenchimento de um posto de trabalho no Agrupamento de Escolas de Montijo na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP). 
     
    16 de janeiro de 2020
    Dia Internacional da Educação nas Prisões
    1.º lugar no concurso nacional: Dia Internacional da Educação nas Prisões (DIEP)

    1.º lugar no concurso europeu: 2019 International Day of Education in Prison (IDEP) EPEA

    Os formandos dos Cursos EFA (Básico) do E.P. do Montijo assinalaram o Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro). Com o objetivo de destacar a importância da educação em meio prisional, as docentes das turmas EFA promoveram debates e discussões sobre a relevância do acesso da população reclusa à educação/formação, tendo em vista o desenvolvimento da autoestima, a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais.Após este trabalho, os formandos construíram um mural com as suas reflexões, para expor no corredor de acesso às salas de aula.
    O projeto desenvolvido candidatou-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões) e também ao congénere da EPEA (European Prison Education Association) e alcançou o primeiro lugar a nível nacional e a nível europeu. De acordo com o prémio estabelecido no regulamento, o trabalho vencedor do DIEP 2019 terá honras de apresentação no I Congresso Nacional da APEnP (2020), por um dos representantes da equipa docente, sendo este elemento contemplado, ainda, com inscrição gratuita no evento. Na sequência do primeiro lugar conseguido no concurso da EPEA, são oferecidas a um dos elementos, as despesas de deslocação e inscrição na conferência de 2021.
    Pretende-se com esta iniciativa que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões.

    É de assinalar o grande apoio da Diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo, Dra. Lígia Raquel Rebelo, e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo, Dra. Alexandra Caeiro.

    P
    rofessoras dinamizadoras: Antónia Furtado, Carmen Horta, Cláudia Lavado, Cristina Guerreiro, Susana Santos
    14 de janeiro de 2020
    Oferta de Escola - Grupo 550 (TIC)
      Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 3 (três) docentes do Grupo de Recrutamento 550, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    26 de dezembro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 220 (Inglês - 2.º ciclo)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 220, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    26 de dezembro de 2019
    Reuniões com Pais e Encarregados de Educação - 2.º e 3.º ciclos
      Informa-se que as Reuniões com Pais e Encarregados de Educação, para entrega da avaliação do 1.º período, decorrerão entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2020.


    2.º ciclo


    3.º ciclo
    23 de dezembro de 2019
    Avaliação do 1.º período
    Informa-se toda a Comunidade Educativa que as pautas dos 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclos já estão afixadas na Escola Básica D. Pedro Varela.

    As pautas do 1.º Ciclo também se encontram afixadas nos respetivos estabelecimentos de ensino.

    Chamamos à atenção que as pautas se encontram afixadas sem nomes de alunos, podendo ser consultadas através do número de processo do educando.

    Os Encarregados de Educação e os alunos dos 2.º e 3.º ciclos podem consultar os níveis atribuídos no Portal GIAE.

    Para aceder ao portal clique aqui.
    23 de dezembro de 2019
    Agradecimentos
    O Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica agradece a toda a Comunidade Educativa o seu contributo na "Campanha de Solidariedade de Natal - Doar com o Coração".

    Os donativos foram entregues no dia 13 de dezembro, na sede do Agrupamento de Escolas de Montijo (EB D. Pedro Varela), ao responsável do grupo Sócio-Caritativo, a fim dos mesmos integrarem os cabazes de Natal distribuídos por famílias carenciadas.

    A todos vós desejamos um Feliz e Santo Natal / 2019, repleto de felicidades!
    As professoras de EMRC
    20 de dezembro de 2019
    Mostra de trabalhos: TIC e Clube de Robótica
    No dia 17 de dezembro vais estar patente no Polivalente da EB D. Pedro Varela uma mostra de trabalhos realizados nas aulas de TIC e no Clube de Robótica.
    16 de dezembro de 2019
    Feira de Minerais 2019
    A Feira de Minerais voltou à EB D. Pedro Varela!

    Vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de dezembro na Biblioteca Escolar.

    Assim, durante três dias os alunos terão oportunidade de observar o mundo dos minerais e levar para casa aqueles que mais admiram.
    9 de dezembro de 2019
    Cerimónia de Entrega dos Diplomas dos Quadros de Valor e Excelência
    No passado dia 20 de novembro de 2019 decorreu no Cinema-Teatro Joaquim d´Almeida a cerimónia de entrega dos diplomas dos Quadros de Valor e Excelência do AE de Montijo, relativos ao ano letivo 2018/19.

    Nesta cerimónia, foram contemplados mais de 170 alunos do agrupamento, que viram o seu mérito ser reconhecido publicamente, e aos quais se reiteram os parabéns pelo sucesso alcançado!

    Os nossos agradecimentos aos artistas, alunos do nosso agrupamento e Orquestra de Percussão Batucando, pela animação musical ao longo desta cerimónia.
    5 de dezembro de 2019
    Greve Nacional dos Trabalhadores não Docentes - Senhas de almoço
    Informa-se que, devido à greve do dia 29 de novembro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 13 de dezembro (sexta-feira).

    Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
    2 de dezembro de 2019
    Greve Nacional dos Trabalhadores não Docentes
    Devido à greve dos Trabalhadores não Docentes, informamos que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada.
    29 de novembro de 2019
    Saberes e Sabores
    No dia 17 de dezembro das 09h00 às 16h00, o Departamento de Línguas da Escola Básica D. Pedro Varela vai dinamizar a a atividade “Saberes e Sabores 2019/2020”.

    A referida atividade consiste na exposição de trabalhos realizados pelos alunos e na venda de bolos/doces, cuja receita reverterá a favor da realização de um espetáculo para todos os alunos desta escola em data e formato a anunciar.

    Contamos com a sua presença!
     
    Cartaz:   
    25 de novembro de 2019
    Ação: "Importância da vigilância e vacinação infantil" 
    No dia 26 de novembro, às 17h30m, vai realizar-se a ação “Importância da vigilância e vacinação infantil”,  na Escola Básica da Caneira, destinada aos pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Montijo.

    Esta ação vai ser dinamizada pela Dr.ª Liliana Rumor, do Centro de Saúde do Montijo.

    Não falte!
     
    Cartaz:   
    22 de novembro de 2019
    Doar com o Coração - Recolha de Bens Alimentares
    No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, está a decorrer uma Campanha de angariação de bens alimentares, afim de serem doados a famílias carenciadas. O envolvimento de toda a comunidade é deveras importante, particularmente nesta época do ano, pelo que apelamos à sua generosa participação. Os donativos devem ser entregues  na sede do Agrupamento, ou nas escolas que dele fazem parte.

    Agradecemos a vossa colaboração!
     
    Cartaz:   
    18 de novembro de 2019
    Literacia 3D
    Durante as duas próximas semanas vai decorrer na EB D. Pedro Varela o Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di.

    Para participar no Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di, é necessário que cada aluno possua uma conta Escola Virtual.

    Os Encarregados de Educação poderão inscrever os seus educandos em: https://provas.escolavirtual.pt/literacia3d.
     
    Guia para a realização do Campeonato:   
    18 de novembro de 2019
    A Terra Treme
    No dia 15 de novembro, às 11h15m, o Agrupamento de Escolas de Montijo vai aderir, mais uma vez, à atividade "A Terra Treme" - Exercício Público de âmbito Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico.

    O Exercício A TERRA TREME visa exercitar os “3 Gestos que salvam”- Baixar, Proteger e Aguardar – e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar Antes, Durante e Depois de um Sismo.

    O objetivo do 
    exercício é contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
    Cartaz:

    O que é um sismo:

    Folheto "A Terra Treme":
    Kit de Emergência:

    Kit A Terra Treme:
     O que fazer antes do sismo:

    O que fazer durante um sismo:
    14 de novembro de 2019
    Corta-Mato Escolar - Sala atribuída a cada turma
    Divulgamos as salas às quais os alunos se deverão dirigir às 9h10.

    Recordamos que este ano todos os professores e encarregados de educação terão a oportunidade de participar, uma vez que se irá realizar uma prova para os adultos (escalão seniores – caminhada ou corrida na distância de 1500m).

    Os pais / encarregados de educação que pretendem inscrever-se na prova deverão fazê-lo preenchendo um formulário.
    Salas / Corta-mato escolar:
    Formulário de inscrição:  
    14 de novembro de 2019
    Informação - Cerimónia de Entrega dos Diplomas dos Quadros de Valor e Excelência - 20 NOV 2019
    Informam-se todos os Encarregados de Educação dos alunos que integram os Quadros de Valor e Excelência do AE Montijo relativos ao ano letivo 2018/19, que os bilhetes para os alunos que já não frequentam este agrupamento (1bilhete para o aluno na plateia e 2 para os acompanhantes, no balcão) podem ser levantados a partir do dia 14/11/2019, inclusive,  no PBX da EB D. Pedro Varela.

    Caso algum EE não possa comparecer para levantar os bilhetes, os mesmos poderão ser entregues a pessoas devidamente autorizadas pelos mesmos, havendo ainda possibilidade de levantamento no próprio dia na bilheteira do CTJA (18h00).

    No caso de alunos que ainda estão no Agrupamento neste ano letivo, essa entrega será efetuada até final da presente semana pelos respetivos DT's.
    13 de novembro de 2019
    Corta-Mato Escolar
    No dia 22 de novembro (6.ª feira) irá realizar-se o Corta Mato Escolar na Escola Básica D. Pedro Varela, Montijo. Esta atividade está aberta a todos os alunos do agrupamento (do 4.º ano ao 9.º ano de escolaridade). Este ano todos os professores e encarregados de educação terão a oportunidade de participar, uma vez que se irá realizar uma prova para os adultos (escalão seniores – caminhada ou corrida na distância de 1500m). Esta prova tem como principal objetivo o convívio entre a comunidade escolar e a promoção de hábitos de vida saudável pela prática de atividade física.
    Esta atividade terá início às 9:30h como consta no cartaz de divulgação.

    Os pais / encarregados de educação que pretendem inscrever-se na prova deverão fazê-lo preenchendo um formulário.
    Cartaz:

    Programa:
    Divulgação:

    Formulário de inscrição:  
    11 de novembro de 2019
    Feira de S. Martinho 
    O Grupo Disciplinar de Artes Visuais e Tecnológicas convida toda a Comunidade Educativa a visitar a Feira de S. Martinho no dia 11 de novembro a partir 10h10 no Polivalente da Escola Básica D. Pedro Varela.

    Vamos ter:
    Castanhas assadas;
    Batatas doces;
    Bolos;
    Artesanato elaborado pelos alunos.
     
    8 de novembro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 220 (Inglês - 2.º ciclo)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 220, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    5 de novembro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 200 (HGP - 2.º ciclo)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 200, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    5 de novembro de 2019
    Quadros de Valor e de Excelência
    No próximo dia 20 de novembro de 2019, vai decorrer, no Cine-Teatro Joaquim de Almeida, a cerimónia de entrega de diplomas dos Quadros de Valor e de Excelência do AE Montijo aos alunos que se distinguiram no ano letivo 2018/19.

    A entrada dos alunos na sala decorrerá será às 18h00 e a cerimónia terá o seu início às 18H30.
    4 de novembro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 220 (Inglês - 2.º ciclo)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 220, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    30 de outubro de 2019
    Caminhada pela Diabetes

    No dia 16 de novembro de 2019 vai decorrer a Caminhada pela Diabetes, "Deixa a tua marca", organizada pelo Lions Clube do Montijo.

    Divulgamos o cartaz desta iniciativa.
     
    30 de outubro de 2019
    Dia Internacional da Educação nas Prisões (DIEP 2019)
    Os alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos do Estabelecimento Prisional do Montijo, celebraram o Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro).

    Com o objetivo de assinalar a importância da educação em meio prisional procurou-se levar a cabo a interiorização de que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, reconhecendo a importância do papel dos docentes em contexto prisional e desenvolvendo o trabalho de equipa, a criatividade e a autonomia.

    Durante uma semana, os alunos construíram um mural, em exposição no corredor de acesso às salas de aula, com reflexões sobre a importância da educação/formação neste contexto.

    O DIEP transformou-se num sucesso a partir do momento em que houve uma tomada de consciência por parte dos alunos, que a educação/formação pode ser uma mais-valia para o seu futuro. Também a importância do papel dos docentes neste contexto, foi amplamente reconhecida. Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis. O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões) e também ao da EPEA (European Prison Education Association).

    Pretende-se com esta iniciativa que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões.
    A equipa que leciona no Estabelecimento Prisional do Montijo
    29 de outubro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 550 (TIC)
      Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 550, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    22 de outubro de 2019
    Dia Mundial do Combate ao Bullying
    Assinala-se no próximo dia 20 de outubro o dia mundial de combate ao bullying. Este dia insere-se na semana “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que pretende ser um primeiro passo na erradicação destes flagelos.
    O Agrupamento de Escolas de Montijo, atento aos fenómenos do bullying e do ciberbullying e ao impacto que estes podem ter junto das crianças e dos jovens, partilha informação com todos os intervenientes no processo educativo, através de um folheto explicativo deste fenómeno.
    Este será um passo de um plano de prevenção a ser implementado ao longo de todo o ano letivo.

    Poderá aceder a mais informação em www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

    Folheto para alunos

    Folheto para Encaregados
    de Educação

    Folheto para docentes

    Folheto para Assistentes
    Operacionais
    18 de outubro de 2019
    Clube de Rádio e Clube de Música
    A EB D. Pedro Varela tem à disposição dos alunos os Clubes de Música e de Rádio.

    Consulta o separador
    Clubes.
    18 de outubro de 2019
    Selo Escola Saudável
    Em resultado da candidatura ao “Selo Escola Saudável”, apresentada pelo nosso Agrupamento e efetivada pela Equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES), foi atribuído ao Agrupamento de Escolas de Montijo o “Selo Escola Saudável” - Nível II (intermédio), pelo período de dois anos.
    O “Selo Escola Saudável” é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, que pretende premiar as escolas que, no seu quotidiano, privilegiem a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade educativa. Reconhece o mérito aos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa.
    Este Selo, com o respetivo nível de certificação, passará a ser usado nos documentos oficiais do Agrupamento.
    Juntamente com a atribuição do “Selo Escola Saudável” foi atribuído ao Agrupamento uma  pequena verba que será aplicada na aquisição de materiais e/ou equipamentos, no âmbito do PES.
    Continuamos a contar com a colaboração e interesse que TODOS sempre manifestaram por este tipo de atividades e agradecemos a toda a Comunidade Educativa o contributo que prestou nas atividades desenvolvidas, as quais resultaram na menção atribuída.
    11 de outubro de 2019
    Dia Europeu do Desporto Escolar
    Inserido na semana Europeia do Desporto, este dia  visa  promover o desporto na escola através da prática de atividade física. A nossa escola com os  professores de Educação Física, ao longo deste dia e desta semana, como meio de promoção e divulgação das modalidades do clube de Desporto Escolar do nosso Agrupamento,  proporcionaram a prática das diferentes ofertas desportivas disponíveis para a comunidade escolar:  Badminton; Basquetebol; Boccia e  Escalada, de forma a motivar todos os alunos, a serem mais ativos e adotarem  um estilo de vida mais saudável.
    Parabéns a todos os participantes que marcaram presença nesta semana e dia dedicada ao Desporto Escolar,  como meio de promover uma vida ativa e saudável!
    10 de outubro de 2019
    Ciclo de workshos 2019 - MAPPE
    O Núcleo MAPPE (Movimento Pais, Professores, Educadores e Alunos Unidos) do Montijo tem a honra de o convidar para um ciclo workshops que irão decorrer nos meses de Outubro e Novembro, a realizar-se no Salão Nobre da Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.

    Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3jUyHqYOtdq6e43224f5CkoQocQ4rFoECahnApO7b4R0ezg/viewform?usp=sf_link
     
    10 de outubro de 2019
    Horário dos Serviços Administrativos
    Informa-se toda a comunidade educativa que, a partir de dia 14 de outubro de 2019, inclusive, e até data a anunciar, os serviços administrativos do AE Montijo estarão abertos ao público apenas entre as 13H30 e as 16H30, devido à necessidade de proceder à atualização de dados de todos os Encarregados de Educação do Agrupamento nas plataformas informáticas.
    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    9 de outubro de 2019
    Finais de tarde com saúde
    No âmbito das atividades desenvolvidas pelo Agrupamento e enquanto Escola Promotora de Saúde (PES), pretendemos implementar e dinamizar uma ação dirigida aos docentes, não docentes e outros técnicos que desenvolvem a sua atividade profissional no Agrupamento de Escolas de Montijo e Escola Secundária Jorge Peixinho.

    Assim, estão previstas a realização de sessões mensais (que serão divulgadas ao longo do ano letivo) nas quais, a cada mês, será abordado um tema com relevância para a promoção da Saúde em geral.
    A primeira ação decorreu na Escola Básica D. Pedro Varela e teve subjacente o tema “Higiene Postural”. Contamos com a colaboração das Sras. Fisioterapeutas Maria de Jesus e Rute Silva, para além da Sra. Enfermeira Carla Giro, que delineou estes finais de “Tarde com Saúde e com Saber” e às quais deixamos o nosso agradecimento

    Estão programadas mais algumas propostas de sessões a serem desenvolvidas no 1.º período.
    4 de outubro de 2019
    Batucando
    O Batucando é uma Orquestra de Percussão cujos ensaios se realizam nas instalações da EB D. Pedro Varela, e que integra membros dos 7 aos 80 anos de idade.

    Nada melhor que participar num dos ensaios para se integrar e aderir à magia do Batucando e do Mundo da Percussão.

    Quer pertencer a uma grande família?Comece por preencher a Ficha de Pré-Inscrição.

    Ensaios: terças e quintas feiras, às 19h00m, na Escola B. D. Pedro Varela.

    Pretendemos uma escola onde a arte e a cultura se entrelacem com o saber!
    4 de outubro de 2019
    Desporto Escolar
    O Desporto Escolar é uma atividade extracurricular de complemento à disciplina de Educação Física.

    A prática desportiva na escola, para além de um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

    Consulte os horários e o folheto informativo no separador: Desporto Escolar.
    4 de outubro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 600 (Educação Visual)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 600, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    1 de outubro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 910 (Educação Especial 1)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 910, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    30 de setembro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 220 (Inglês - 2.º ciclo)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 220, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    26 de setembro de 2019
    Oferta de Escola - Grupo 100 (Educação Pré-escolar)
    Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 100, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2019/2020. 

    Consulte no separador: Contratação de Escola .
    20 de setembro de 2019
    Equipamento escolar
    Durante a receção aos alunos do 5.º ano de escolaridade vai estar disponível para venda o Equipamento Escolar destinado à prática da Educação Física na EB D. Pedro Varela.
    Consulte a tabela de preços do Equipamento Escolar.
    10 de setembro de 2019
    Adiamento do início das aulas do 1.º ciclo na EB Joaquim de Almeida

    Informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos do 1.° ciclo da EB Joaquim de Almeida que, na sequência de uma reunião de trabalho realizada em 09 de setembro de 2019 entre esta direção e a Sra. Vereadora do Pelouro da Educação da C.M. Montijo, em que foi feito um ponto de situação das obras naquele estabelecimento, foi decidido adiar o início das atividades letivas do 1.° ciclo para dia 16 de setembro de 2019, para todas as turmas, decorrendo as atividades nesse dia já no seu horário normal (9.00h - 15.15h).

     Os esclarecimentos relacionados com esta decisão serão depois prestados na reunião já agendada para dia 11 de setembro de 2019.


    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    10 de setembro de 2019
    Informação das salas Pré-escolar sem educadora
    Informamos os pais e Encarregados de Educação das crianças das salas do Pré-escolar, que ainda não tenham docente colocado, que a apresentação prevista para o dia 12 de setembro não irá decorrer.

    Será posteriormente marcada a reunião de pais e Encarregados de Educação após a colocação do educador.

    As atividades letivas para essas crianças terão início no dia 13 de setembro, apenas para as que já frequentavam o JI no ano anterior.

    As crianças que frequentam pela primeira vez o JI, apenas iniciarão as atividades letivas após a colocação do docente.
    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    9 de setembro de 2019
    Horário dos alunos dos 2.º e 3.ºciclos 2019/2020
      Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram afixados os horários escolares dos alunos.

    Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos .
    07 de setembro de 2019
    Receção aos alunos - 6.º ano e 3.º ciclo
    A receção aos alunos do 6.º ano e do 3.º ciclo será efetuada no dia 12 de setembro, às 10h30, nas salas atribuídas de acordo com escalonamento. Em simultâneo decorrerão as reuniões de início de ano letivo.

    As aulas terão início no dia 13 de setembro, de acordo com o horário atribuído a cada turma.

    Mais se informa que as turmas serão afixadas amanhã, dia 6 de setembro.
    Consulte o escalonamento.
    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    5 de setembro de 2019
    Receção aos alunos - 5.º ano
    A receção aos alunos do 5.º ano será efetuada nos dias 11 e 12 de setembro, no polivalente da EB D. Pedro Varela, de acordo com a seguinte calendarização:
    ANO TURMAS DIA HORAS
    5.º A, B, C e D 11/09 9h30m
    5.º E, F, G e H 12/09 9h30m
    5.º I, J, K e L 12/09 10h15m

    Após a receção, alunos e Encarregados de Educação dirigem-se às salas estipuladas, na companhia do Diretor de Turma, onde decorrerão as reuniões de início de ano letivo.

    As aulas terão início no dia 13 de setembro, de acordo com o horário atribuído a cada turma.

    Mais se informa que as turmas serão afixadas amanhã, dia 6 de setembro.
      Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    5 de setembro de 2019
    Calendarização do início de aulas - Pré-escolar e 1.º ciclo
    Receção aos alunos - 12 de setembro, das 10h às 12h, nos respetivos  estabelecimentos de ensino.

    Início das aulas - 13 de setembro, com refeitório a funcionar.

    Reunião com Encarregados de Educação do pré-escolar - 10 de setembro, às 17h30, em todos os  estabelecimentos de ensino, exceto na EB Joaquim de Almeida, onde serão realizadas no dia 11 de setembro à mesma hora.

    Reunião com Encarregados de Educação do 1.º ano - 12 de setembro, das 10h às 12h.

    Reunião com Encarregados de Educação dos restantes anos do 1.º ciclo - calendarização a afixar nos estabelecimentos de ensino.
    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    3 de setembro de 2019
    Convite para reunião de esclarecimento na Câmara Municipal de Montijo sobre as obras da EB Joaquim de Almeida
    Convidam-se pais e Encarregados de Educação da EB Joaquim de Almeida para uma reunião de esclarecimento a realizar no Salão Nobre da C. M. Montijo, com a presença do Presidente da Câmara e da Sra. Vereadora do Pelouro da Educação para esclarecimento sobre as obras a decorrer nesse estabelecimento de ensino.
    1.º Ciclo - 11 de setembro, 18h Pré-escolar  - 10 de setembro, 18h
    3 de setembro de 2019
    Horário dos Serviços Administrativos - 2 a 6 de setembro
    Informa-se toda a Comunidade Educativa que o horário de atendimento ao público dos Serviços Administrativos, entre os dias 2 e 6 de setembro, será apenas no período da tarde, entre as 14h e as 16h30.
    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    30 de agosto de 2019
    Impressão dos Vouchers dos Manuais Escolares Gratuitos
    Informa-se que, caso os Encarregados de Educação não consigam imprimir os vouchers para obtenção dos Manuais Escolares (Plataforma MEGA), poderão dirigir-se ao PBX, entre as 9h30 e as 12h e entre as 14h e as 16h, a fim de obter os mesmos.

    Nota: Serão entregues senhas de atendimento por ordem de chegada. Estas senhas serão disponibilizadas apenas até ao limite da capacidade de atendimento, sendo suspensas a partir desse momento.
    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    30 de agosto de 2019
    Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis
    Informa-se que, a partir do próximo dia 3 de Setembro, os Encarregados de Educação dos alunos cujos educandos possuam vouchers de manuais escolares reutilizáveis de todos os anos de escolaridade (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela entre as 9h e as 12h e entre as 14h e as 16h.

    Nota: Serão entregues senhas de atendimento por ordem de chegada. Estas senhas serão disponibilizadas apenas até ao limite da capacidade de atendimento, sendo suspensas a partir desse momento.
    Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
    28 de agosto de 2019