Recolha de Lixo Eletrónico
O lixo eletrónico são todos os dispositivos eletroeletrónicos, telemóveis, tablets, computadores, televisões, máquinas de lavar a louça e/ou a roupa, entre outros, que os seus donos deitam fora por diversas razões.
Existe uma preocupação ambiental cada vez maior por deitarem os lixos eletrónicos tal como telemóveis, tablets, computadores e outros com baterias no lixo comum, pois estas contêm elementos altamente perigosos ao meio ambiente e ao futuro de todos nós. Além disso, esses aparelhos contém materiais valiosos e metais raros, úteis para fabricar outros aparelhos eletrónicos com material reciclado.

Por si e por todos nós Recicle o seu Lixo Eletrónico!

A Equipa Eco Escolas agradece a vossa colaboração.
15 de outubro de 2021
Dia Mundial da Alimentação
Vamos comemorar o Dia Mundial da Alimentação no próximo dia 16 de outubro.

Estamos já a dinamizar algumas atividades com os nossos alunos, mas pretendemos fazer uma recolha de alimentos, com prazos de validade alargados, que serão entregues na instituição Centro de Acolhimento temporário “Sol dos Meninos” no Montijo. Agradecemos a sua colaboração, entregando os alimentos no PBX, até ao dia 18 de outubro. 
A Comunidade Escolar da Escola Básica D. Pedro Varela
14 de outubro de 2021
Projeto: Escolas pelo ambiente
27  de setembro de 2021
Horário da Secretaria
Informa-se toda a Comunidade Educativa que o horário de atendimento ao público dos Serviços Administrativos é:

- Segunda, quarta e sexta-feira, das 9h30 às 12h30.
27 de setembro de 2021
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar (horário n.º 46)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2021/2022 (18 horas).


Consulte o Aviso de Abertura e o o Modelo de Portefolio no separador: Contratação de Escola .
22  de setembro de 2021
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar (horário n.º 45)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2021/2022.


Consulte o Aviso de Abertura e o o Modelo de Portefolio no separador: Contratação de Escola .
22  de setembro de 2021
Formulário do ASE
O Boletim de Candidatura ao ASE poderá ser entregue em mão na secretaria ou por via e-mail, através do endereço:

matriculas@aemontijo.pt.
21 de setembro de 2021
Evento eTwinning / Celebração do Dia Europeu do Desporto na Escola - 24 set/2021
Celebração do Dia Europeu do Desporto na Escola:

https://padlet.com/josezito23/a0a25fa7jdp7z1qj
21 de setembro de 2021
INFORMAÇÃO SOBRE O CALENDÁRIO ESCOLAR - Início das aulas na EB D. Pedro Varela a 23 SET 2021
Prezadas Encarregadas de Educação e Prezados Encarregados de Educação.

Com o início deste ano letivo, somos tomados pela alegria em testemunharmos a substituição dos antigos pavilhões pré-fabricados da EB D. Pedro Varela, consolidando-se uma tão desejada requalificação da nossa escola e do espaço que serve crianças e jovens desta comunidade.

O processo de substituição dos antigos pavilhões iniciou com o compromisso do empreiteiro de que a sua concretização final seria em calendário compatível com o início das atividades letivas globalmente fixado para o nosso território. No entanto, em virtude da natureza e dimensão da empreitada, fomos informados pela autarquia, em sede de reunião de obra ocorrida no dia ontem, de que o empreiteiro responsável pela sua execução ainda se encontra em fase de concretização de trabalhos, o que representa, com muito lamentar nosso, a necessidade de revisão da data de entrega da obra e, por consequência, o início do calendário escolar e suas atividades.
Tomados pela consciência de que o prazo de entrega da obra e abertura definitiva da escola para a comunidade está fixado para o dia 23 de setembro, compete-nos, em respeito pela vida pessoal e familiar das inúmeras famílias e crianças/jovens que acompanhamentos, demonstrar o nosso total compromisso para que no dia acima indicado estejamos, juntos e unidos a dar entrada ao início de um ano letivo e respetivas atividades, particularmente sob um contexto de escola muito especial e que nos alegra.

Portanto, informamos toda a comunidade escolar que o início das atividades letivas/aulas para todos os anos de escolaridade do 2.º e 3.º ciclos irá ter lugar no próximo dia 23 de setembro de 2021, tendo por referência os horários já comunicados e que se encontram afixados para consulta. Mais se informa, que todas a senhas de refeição adquiridas para os dias 20 a 22 de setembro irão transitar para os dias e semanas posteriores.

Agradecemos a vossa compreensão e apoio para esta grande conquista. No dia 23 de setembro estaremos juntos a iniciar um ano letivo repleto de conquistas e sucessos pelos nossos alunos e professores.
A Diretora
Alexandra Santana Caeiro
19 de setembro de 2021
Pagamentos digitais MAWAY
Já está disponível no GIAE a opção PAGAMENTOS DIGITAIS MAWAY.

Este é um serviço integrado no software GIAE e permite efetuar carregamentos online nos saldos dos cartões dos utentes, através de referência multibanco, cartão de crédito ou MBWay.
Consulte o documento explicativo dos carregamentos do cartão por maway
17 de setembro de 2021
Critérios de avaliação interna da Diretora
De acordo com o artigo 5º, ponto nº 2, da Portaria nº 266/2012, de 30 de agosto, a Presidente do Conselho Geral vem por este meio tornar público os critérios de avaliação da diretora deste AEM aprovados no Conselho Geral.
Critérios de avaliação interna dos Diretores Anexo I Anexo II
16 de setembro de 2021
Receção aos alunos - 5.º, 7.º anos e turmas com alteração de DT
Voltamos a partilhar o escalonamento das receções aos alunos nos 5.º e 7.º anos, assim como das turmas com alteração de DT, com algumas retificações de horários.

Recordamos que estas serão efetuadas no dia 17 de setembro, pelo respetivo Diretor de Turma e que, face ao contexto epidemiológico que vivemos, apelamos a compreensão de todos no sentido de cumprirem as seguintes directrizes:

ü 
A necessidade do cumprimento dos horários estipulados para a receção a cada aluno/encarregado de educação, respeitando o turno previsto na divisão da respetiva turma.

ü
Cada aluno deverá ser acompanhado apenas pelo Encarregado de Educação ou outro adulto que o substitua.
A Direção
Consulte o escalonamento da Receção ao aluno
15 de setembro de 2021
Manuais de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Física
Em relação aos manuais de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Física, para os quais não houve emissão de vouchers, os mesmos serão disponibilizados nas respetivas salas de aula, para utilização pelos alunos sempre que necessário.

O Encarregado de Educação não necessita de adquirir os manuais destas disciplinas.
A Direção
14 de setembro de 2021
Informação sobre início de ano letivo e horários - EB D. Pedro Varela
Informam-se os pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB D. Pedro Varela que os horários das turmas estão disponíveis no nosso site e afixados na escola, tendo as aulas o seu início a 20 de setembrode acordo com os horários das turmas, e já com o refeitório em funcionamento.

Na escola, junto dos horários, estarão também afixadas as listagens atualizadas das turmas, bem como a calendarização da receção presencial aos alunos e encarregados de educação das turmas de 5.º e 7.º anos, ou daquelas que, sendo de continuidade de outros anos, mudam de Diretor de Turma, conforme listagem em anexo - dia 17 de setembro.

Para as restantes turmas, os Diretores de Turma irão enviar o link para as reuniões com os Encarregados de Educação, onde serão fornecidas todas as informações relacionadas com o arranque do ano letivo.
Devido à pandemia e às limitações de espaço apenas será permitida a presença nas reuniões presenciais de um adulto, preferencialmente o Encarregado de Educação, e do(a) aluno(a), apelando-se ao cumprimento desta indicação e à compreensão face à mesma.
A Direção
Consulte o escalonamento da Receção ao aluno / Reuniões com EE
13 de setembro de 2021
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2021/2022
  Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos .
13 de setembro de 2021
Material necessário para as disciplinas de EV/ET (5.º e 6.º anos) e EV/PA (7.º, 8.º e 9.º anos)
Informamos os Encarregados de Educação acerca da Lista de Material a adquirir para as disciplinas de EV/ET, do 2.º ciclo, e EV/PA, do 3.º ciclo.

Reforça-se que este material é comum às duas disciplinas (só deve ser adquirido uma vez) e que no presente ano letivo, mais uma vez, não é permitido guardar capa / materiais dos alunos nas salas de aula.
Material de EV/ET (2.º ciclo) Material de EV/PA (3.º ciclo)
13 de setembro de 2021
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo - Atualização
  Informam-se os Encarregados de Educação de todas as crianças do 1.º ciclo do AE Montijo que podem, a partir do dia 9 de setembro de 2021, dirigir-se às papelarias Anjo (crianças das EB J. Almeida e Liberdade) ou Salvador (crianças das EB Ary dos Santos, Caneira e L. Camões), para levantamento de material escolar no valor de 25€, verba esta atribuída pela CM Montijo, para esse efeito, neste ano letivo.

Solicita-se que esse levantamento seja efetuado até final do mês de outubro de 2021.
A direção
8 de setembro de 2021
Informação
Informam-se os pais e EE das crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, que contamos afixar, até final desta semana, nos nossos estabelecimentos, as listagens de grupos /turmas para o ano letivo 2021/22, que terá o seu início em 17 de setembro, também já com os refeitórios em funcionamento.

Tal como em 2020/21, e devido à necessidade de continuar a desfasar horários de entrada, almoço, intervalo e saída, as atividades letivas do pré-escolar decorrerão entres 8.45h e as 14.45h, a do 1º e 2º ano entre as 9.00h e as 15.00h, e a do 3º e 4º ano entre as 9.30h e as 15.45h.

Junto das listagens das turmas será afixada a calendarização de reuniões a realizar, em grupos reduzidos, entre os dias 14 e 16 de setembro para novos alunos (e também quando há mudança no professor da turma), que servirão de apresentação e onde serão prestadas as informações necessárias sobre o funcionamento das escolas.

Devido à pandemia e às limitações de espaço apenas será permitida a presença nessas reuniões de um adulto, preferencialmente o Encarregado de Educação, e da criança, apelando-se ao cumprimento desta indicação e à compreensão face à mesma.
A direção
7 de setembro de 2021
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis
Informa-se que, entre os dias 9 e 14 de setembro, os Encarregados de Educação dos alunos cujos educandos possuam vouchers de manuais escolares reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela, segundo escalonamento.

Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel.

Mais se informa que as turmas já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, podendo também ser consultadas na plataforma GIAE (https://aemontijo.giae.pt/index.html).
Consulte o escalonamento da entrega de manuais
7 de setembro de 2021
Mensagem da Diretora do AE Montijo
Enquanto Diretora do AE Montijo, venho junto de toda comunidade escolar expressar o desejo de que o ano letivo que agora começa possa decorrer da melhor forma possível, dentro de um contexto que sabemos continuar a ser muito exigente, desafiante e difícil.

Manifesto junto de todos a minha total disponibilidade para uma permanente colaboração e articulação, pois só unindo esforços e trabalhando todos no mesmo sentido, de uma forma colaborativa e cooperativa, será possível vencer os desafios a enfrentar, e superá-los.

De toda a comunidade educativa, o que espero e desejo ter é o empenho, a participação cívica e os saberes e capacidades de cada um colocados ao serviço de todos, exercendo cada um de nós o seu papel de uma forma responsável e construtiva, visando acima de tudo uma escola inclusiva e marcante, pela positiva, nas vidas dos nossos alunos.

Bom ano letivo para todos!
Um abraço,
A Diretora do AE Montijo
Alexandra Santana Caeiro
1 de setembro de 2021
Informação sobre vouchers para manuais escolares - Atualização
Ultrapassados os problemas técnicos que existiam, informam-se todos os EE que já é possível a emissão de vouchers para os manuais escolares na plataforma MEGA.

Mais se informa que, no caso de terem manuais reutilizáveis atribuídos, devem aguardar informação sobre as datas em que os mesmos poderão ser levantados na EB. Pedro Varela.

Essa informação será publicada neste mesmo local.
A direção
24 de agosto de 2021
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo
Informamos que a CMM nos comunicou que atribuirá este ano um subsídio de 25€ a todos os alunos do 1.º ciclo do concelho, independentemente do escalão de abono de família, para aquisição de material escolar, mas essa verba ainda não nos foi disponibilizada, pelo que os pais e encarregados de educação devem aguardar indicações nesse sentido por parte dos docentes.

Solicita-se, pois, aos pais e encarregados de educação que receberam diretamente da CMM uma informação no sentido de se dirigirem ao Agrupamento para este efeito, que não o façam, dado aguardamos a transferência da verba em causa.
A direção
16 de agosto de 2021