3.º Encontro Coopera AEM - 1.º ciclo e pré-escolar
No âmbito do projeto Coopera, a Comunidade Cooperativa de Aprendizagem Profissional (CCAP AEM) dinamizou o 3.º Encontro Coopera AEM, no dia 28 de setembro de 2022, das 16:30 às 18:30, desta vez destinado aos docentes do 1.º ciclo e do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Montijo.

A Aprendizagem cooperatica é uma metodologia ativa, inovadora, motivadora e transformadora de ambientes de aprendizagem que tem na sua base mais de 100 métodos/técnicas. Promove o trabalho cooperativo  a partir de  pequenos grupos heterogéneos.
 
30 de setembro de 2022
Informação sobre funcionamento do Bar e Papelaria - EB D. Pedro Varela
Informa-se toda a comunidade educativa que, devido a carências de pessoal não docente e por tempo indeterminado, não será possível a abertura do Bar da EB D. Pedro Varela, pelo que o mesmo permanece encerrado.
Devido aos mesmos constrangimentos, a Papelaria da escola terá um horário limitado de funcionamento, estando diariamente aberta aos utentes apenas entre as 09.00h e as 13.30h.
Gratos pela compreensão
A Direção 
20 de setembro de 2022
Projeto @t Europe 
No terceiro e último ano letivo do projeto @t Europe (após o adiamento por 1 ano devido à pandemia Covid-19), decorrem mais duas mobilidades de docentes integradas na temática "Gestão de conflitos e Inclusão" em Florença, Itália, com a participação no curso "We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom". Este curso tem por objetivo, entre outros, desenvolver atividades pedagógicas diferenciadas e diversificadas adquiridas através da implementação de metodologias inovadoras e criativas em resposta às necessidades específicas dos alunos e com vista à concretização de uma escola inclusiva e ao sucesso das aprendizagens.

Abaixo deixamos ainda a reflexão do docente José Castro que realizou a segunda mobilidade de Berlim durante o mês de agosto. Para esta e mais informações, consulte o website do projeto AQUI . 
 
A Equipa Erasmus+
20 de setembro de 2022
3.º Encontro Coopera AEM - 2.º/3.º ciclos


Veja as fotos do encontro clicando aqui.
20 de setembro de 2022
Mensagem da Diretora
No momento em que assinalamos o início de mais um ano letivo nas nossas escolas, em meu nome pessoal e em nome dos elementos que integram esta Direção, desejo a toda a Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas de Montijo, um bom ano letivo!

Que cada um possa contar com todos e que todos possam contar com cada um, nas diferentes tarefas que nos são cometidas, num contexto solidário e cooperativo, para bem da comunidade que servimos e de que somos parte.
Um abraço,
Alexandra Santana Caeiro
16 de setembro de 2022
Material necessário para as disciplinas de EV/ET (5.º e 6.º anos) e EV/PA (7.º, 8.º e 9.º anos)
Informamos os Encarregados de Educação acerca da Lista de Material a adquirir para as disciplinas de EV/ET, do 2.º ciclo, e EV/PA, do 3.º ciclo.

Reforça-se que este material é comum às duas disciplinas (só deve ser adquirido uma vez).
Material de EV/ET (2.º ciclo) Material de EV/PA (3.º ciclo)
14 de setembro de 2022
Informação sobre colocação de alunos - 1.º ciclo
Informam-se os todos os EE dos alunos de 2º, 3º e 4º ano, cujos educandos aguardavam vaga para colocação no AE Montijo, que a DGESTE autorizou em 12 SET 2022 a criação de duas novas turmas na EB Joaquim de Almeida, o que permitirá o seu acolhimento naquele estabelecimento, independentemente das opções indicadas na matrícula, uma vez que todos as outras escolas se encontram sem vagas.
Estando a decorrer algumas obras de adaptação de espaços para essas duas salas de aula, por parte da CM Montijo, e não havendo também ainda docentes colocados para estas turmas, as aulas destes alunos não poderão ter início no dia 16 SET 2022.  A informação sobre o início das atividades letivas destas duas turmas será, logo que possível , comunicada neste site e afixada na própria escola.
Gratos pela compreensão
A Direção 
14 de setembro de 2022
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2022/2023
  Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos .
13 de setembro de 2022
Informação sobre início de ano letivo
Informa-se toda a comunidade educativa que as atividades letivas no AE Montijo terão o seu início no dia 16 de setembro para todas as crianças e alunos, e em todos os estabelecimentos, já com o cumprimento dos horários definidos e com todos os refeitórios em funcionamento.
Informa-se ainda que, no dia 15 de setembro, realizar-se-ão as apresentações nos diferentes estabelecimentos, conforme calendarização afixada nos mesmos e/ou neste site.
A Direção
Consulte o escalonamento da Receção ao aluno / Reuniões com EE da EB D. Pedro Varela
12 de setembro de 2022
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 2.º ciclo
Informa-se que, entre os dias 12 e 14 de setembro, os Encarregados de Educação dos alunos cujos educandos possuam vouchers de manuais escolares reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela, segundo escalonamento.

Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel.

Mais se informa que as turmas já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, podendo também ser consultadas na plataforma GIAE (https://aemontijo.giae.pt/index.html).
Consulte o escalonamento da entrega de manuais
9 de setembro de 2022
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 3.º ciclo
Informa-se que no dia 8 de setembro, das 9h00 às 13h, os Encarregados de Educação dos alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos), cujos educandos possuam vouchers de manuais escolares reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela.

Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel.

Mais se informa que as turmas do 3.º ciclo já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela.
6 de setembro de 2022
Devolução dos manuais escolares - 2.º e 3.º ciclo (ano letivo 2021-2022)
Informamos toda a Comunidade Educativa que a data para a devolução dos manuais escolares não entregues no ano letivo anterior e que, por esse facto, impossibilitaram a atribuição de vouchers para o presente ano letivo é a seguinte:

- 5.ª feira, dia 8 de setembro, das 9h00m às 13h.
6 de setembro de 2022
Procedimentos a adotar no AE Montijo sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo - 2022/2023 
Complementarmente à informação já publicada, esclarece-se sobre o procedimento adotado para esta atribuição:

No AE Montijo, por ocasião da realização, nas escolas, das reuniões com os docentes titulares de grupo/turma (entre 12 e 14 de Setembro), será entregue a cada EE um certificado de matrícula específico para este efeito, onde consta o nome da criança, estabelecimento de ensino e ano de escolaridade (bem como o escalão de ASE, se for aplicável).

Com esse certificado, os pais e EE poderão dirigir-se depois a qualquer uma das papelarias que revelaram até agora interesse em participar nessa distribuição – Salvador, Anjo, Madeira, Kraft – para levantamento dos cadernos de atividades.

Caso algum EE já tenha adquirido estes cadernos, deverá guardar a fatura respectiva e o certificado agora entregue, pois mais tarde será disponibilizada informação concreta sobre o momento a partir do qual se poderão dirigir, na posse dos citados documentos, aos serviços administrativos do AE Montijo para devolução da verba (por transferência bancária), uma vez que a mesma ainda não nos foi disponibilizada pela CM Montijo.  
A Direção 
1 de setembro de 2022
Informação sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo - 2022/2023
Por solicitação da C.M.M. e para um conhecimento atempado sobre os apoios concedidos pela autarquia aos encarregados de educação de alunos da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do AE Montijo, informa-se:

1.º CICLO

No ano letivo 2022/2023, a CMM concederá auxílios económicos para material escolar (incluindo cadernos de atividades) aos/às alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico sob a forma de apoio direto e indireto. O apoio direto consistirá na distribuição gratuita de um kit de material escolar a todos/as os/as alunos/as do 1º ciclo do ensino básico, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação social escolar, com uma composição adequada às necessidades do ano de escolaridade que frequentam.
O apoio indireto consistirá, para todos/as os/as alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico que frequentam os estabelecimentos de ensino da rede pública (independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação social), na atribuição ao AE Montijo de um subsídio para aquisição dos cadernos de atividades (a levantar nas papelarias depois de informação nesse sentido), de acordo com os seguintes critérios:
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 30,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 1.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 33,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 2.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 47,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 3.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 50,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 4.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 25,00€ a cada aluno/a não integrado/a nos escalões de apoio A ou B, independentemente do ano de escolaridade que frequentará.

NOTA: - Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico matriculado/a numa escola do município do Montijo for transferido/a para outra escola do mesmo município, o/a mesmo/a não terá direito a outro kit de material escolar.
- Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico for transferido/a para outra escola do município de Montijo, o/a mesmo/a terá direito, de novo, ao correspondente apoio financeiro para material escolar descrito no ponto 4, apenas se os cadernos de atividades adotados pela escola que passará a frequentar não forem os mesmos da escola de origem.

PRÉ-ESCOLAR

No início do ano letivo 2022/2023, a CMM apoiará diretamente todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios socioeconómicos, através da distribuição gratuita de um kit de material escolar com uma composição adequada às necessidades do nível de escolaridade que frequentam.
  A direção
25 de agosto de 2022
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2022/2023.


Consulte o Aviso de Abertura e o Modelo de Portefólio no separador: Contratação de Escola .
22 de agosto de 2022
Informação sobre vouchers para manuais escolares - Manuais reutilizáveis
Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos que possuem vouchers para levantamento de manuais reutilizáveis, que os mesmos serão entregues na Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela, no início do mês de setembro, pelo que deverão aguardar novas indicações que serão disponibilizadas no site do Agrupamento.
12 de agosto de 2022
Projeto @t Europe - Balanço final da 3. ª Mobilidade de Dublin e 1.ª Mobilidade Berlim
Decorre de 25 a 30 de julho a primeira de duas mobilidade a realizar para a frequência do curso de formação "Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies" A mobilidade tem por objetivos:
- Alargar e aprofundar o conhecimento de metodologias pedagógicas e didáticas diversificadas e diferenciadas de acordo com as necessidades e capacidades dos alunos;
- Alargar o conhecimento de estratégias integradoras com vista ao desenvolvimento da tolerância pela diversidade social, cultural e linguística;
- Desenvolver estratégias de comunicação com os pais e Encarregados de Educação dos alunos;
- Desenvolver soft skills, como a colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal.

Abaixo publicam-se dois novos posts adicionados ao website do projeto: o primeiro com o texto do participante na mobilidade de Dublin, o professor José Rodrigues, com o respetivo slideshow, e o segundo com as primeiras impressões da participante na mobilidade de Berlim, a docente Joana Leitão. 
                    
A Equipa Erasmus+
29 de julho de 2022
Mobilidades Dublin/Irlanda (19 a 25 de junho) - Balanço Final e slideshow
Terminadas as duas primeiras mobilidades em Dublin  -  curso "English for Teachers"(A2/B1) - fica a partilha das participantes Elisabete Calmeiro e Sofia Rocha, incluindo-se o slideshow com o conjunto de fotos reunidas.
A Equipa Erasmus+
19 de julho de 2022
Devolução dos manuais e kits digitais - 2.º e 3.º ciclo
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca da nova calendarização para a devolução dos manuais escolares e de kits digitais dos alunos da EB D. Pedro Varela, de forma a dar resposta às solicitações dos Encarregados de Educação que não conseguiram vir nas datas agendadas para as turmas:

- 5.ª feira, dia 21 de julho, das 8h30m às 12h.

Recordamos que a não entrega dos manuais irá inviabilizar a disponibilização de Vouchers da plataforma MEGA para o próximo ano letivo.
18 de julho de 2022
PROJETO @T EUROPE - 3.ª Mobilidade Dublin - Curso "English for Teachers" - Atualização
Divulgamos a publicação do docente José Rodrigues no website do projeto com a partilha da sua experiência em mobilidade para fins de aprendizagem. 
13 de julho de 2022
Devolução dos manuais e kits digitais - 2.º e 3.º ciclo
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca da nova calendarização para a devolução dos manuais escolares e de kits digitais dos alunos da EB D. Pedro Varela, de forma a dar resposta às solicitações dos Encarregados de Educação que não conseguiram vir nas datas agendadas para as turmas:

- 6.ª feira, dia 15 de julho, das 8h30m às 12h.
12 de julho de 2022
Mensagem do Conselho Geral do A.E. Montijo
A toda a Comunidade Educativa

Quase no final de mais um ano letivo atípico e exigente, o Conselho Geral,vem elogiar os alunos pelo seu empenho, e as respetivas famílias, pelo apoio àqueles.
Agradecemos, também, a colaboração dos parceiros e instituições que nos seguiram, à conquista dos objetivos do nosso Projeto Educativo.
Finalmente, um apreço especial aos auxiliares, técnicos administrativos, técnicos especializados e docentes do Agrupamento, pela dedicação com que atenderam a todos os desafios.
Estão todos de parabéns! Estão todos convidados a fazer de novo, no próximo ano, o melhor que conseguirem.

Até lá… umas boas férias! 
Montijo, 7 de julho de 2022
O Conselho Geral
11 de julho de 2022
Avaliação do 3.º período - 1.º ciclo
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período do 1.º ciclo.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .

Recordamos que já é possível ao Encarregado de Educação proceder à reposição da palavra-passe através do e-mail registado no processo do aluno. Alerta-se, porém, que o e-mail de recuperação é, por vezes, enviado para o SPAM da caixa de correio.
07 de julho de 2022
Projeto Erasmus + KA101 @t Europe - Terceira mobilidade Irlanda
Realiza-se de 4 a 14 de julho mais uma mobilidade do projeto @t Europe para fins de aprendizagem de docentes do Agrupamento de Escolas de Montijo no Trinity College - Universidade de Dublin/Irlanda - com a participação do docente José Rodrigues no curso estruturado "English for Teachers (A2, B1)". Esta mobilidade tem por objetivos: 
- Desenvolver a proficiência em língua inglesa com vista à implementação de atividades de cooperação com outras entidades educativas europeias; 
- Melhorar a competência de comunicação em língua inglesa de modo a facilitar a integração no Agrupamento de alunos provenientes de outros países;
- Melhorar as capacidades de implementação de trabalho de projeto com vista ao desenvolvimento de atividades de cooperação e colaboração;
- Sensibilizar os participantes para a compreensão de outras culturas e países;
- Melhorar o conhecimento dos sistemas educativos de outros países europeus.
06 de julho de 2022
Devolução do Kit Programa Escola Digital - 6.º e 9.º anos
  Informamos toda a Comunidade Educativa que os Encarregados de Educação dos alunos do 6.º e 9.º que não trouxeram os kits no dia que estava estipulado, devem fazê-lo nos dias 5 e 7 de julho.
    Escalonamento
04 de julho de 2022
Colocações 1.º ano e pré-escolar 2022-2023
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram afixadas, na EB da D. Pedro Varela, as listas de colocação do ensino pré-escolar e do 1.º ano para o próximo ano letivo.
01 de julho de 2022
Informação sobre matrículas do 2.º ao 10.º ano
Informa-se toda a Comunidade Educativa que os prazos previstos para matrícula/renovação de matrícula para o próximo ano letivo são:

- 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos - 9 a 19 de julho;

- 8.º, 9.º e 10.º anos - 17 de junho a 1 de julho.

Leia atentamente a Informação da direção.
Informação da direção do AEM:
30 de junho de 2022
Devolução dos manuais - 5.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade
Informamos toda a Comunidade Educativa que a devolução dos manuais escolares dos 5.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade irá decorrer entre os dias 4 e 8 de julho, segundo escalonamento.

Os Encarregados de Educação dos alunos do 6.º e 9.º que não trouxeram os manuais no dia que estava estipulado, devem fazê-lo nas datas/horários indicadas no escalonamento.
Informação - Devolução dos manuais Escalonamento
30 de junho de 2022
Matrículas 2022/2023 – 2.º Ano / 3.º Ano / 4.º Ano – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários. A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das Matrículas Vídeo promocional Informação EMRC 1.º ciclo
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
27 de junho de 2022
Devolução dos Manuais Escolares e dos Kit Programa Escola Digital - 6.º e 9.º anos
Divulgamos a toda a Comunidade Educativa o Escalonamento para a Devolução dos Manuais Escolares e dos Kit Programa Escola Digital, para os 6.º e 9.º anos de escolaridade.

Pedimos a vossa maior atenção na leitura da Informação dos dois documentos anexos a esta informação.
Escalonamento: Devolução dos Manuais Escolares e dos Kits Programa Escola Digital - 6.º e 9.º ano Informação - Devolução Manuais Escolares Informação - Kit Programa Escola Digital
26 de junho de 2022
Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Informamos os Encarregados de Educação que, caso queiram candidatar-se ao Apoio Social Escolar, deverão preencher o Boletim e anexar os documentos necessários à candidatura.

O Boletim de Candidatura e respetivos anexos devem ser enviados, preferencialmente, por e-mail para: matriculas@aemontijo.pt .

Os prazos de entrega são os seguintes:

1.ª Fase – Por e-mail de 27 de junho até 29 de julho ou, em alternativa, entregar na Biblioteca da EB D. Pedro Varela nos dias agendados para entrega de manuais.

2.ª Fase
– Início a 12 de setembro.
informação sobre os Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico   Boletim de candidatura ao ASE 2022/23 
24 de junho de 2022
PROJETO @T EUROPE - Mobilidades Dublin e slideshow Amsterdão/Utrecht
Aqui fica a partilha da primeira publicação das docentes participantes na mobilidade de Dublin e do slideshow relativo ao curso estruturado "Digital Turn".
                                        
23 de junho de 2022
Avaliação do 3.º período
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período, dos 2.º e 3.º ciclos.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .

Mais informamos que já é possível ao Encarregado de Educação proceder à reposição da palavra-passe através do e-mail registado no processo do aluno. Alerta-se, porém, que o e-mail é por vezes enviado para o SPAM da caixa de correio.
22 de junho de 2022
Matrículas 2022/2023 – 2.º e 3.º ciclos – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos  grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de  valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os  outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários
A partir do 5.º Ano, a aula de EMRC tem a duração de 50 minutos por semana e está integrada no horário escolar dos alunos.
A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das Matrículas Matrículas 2.º e 3.º ciclos- Informação Matrículas 2.º 3.º ciclo Vídeo promocional Vídeo Dia Mundial da Criança
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
22 de junho de 2022
Programa Erasmus+ - @t Europe. MOBILIDADES Dublin/Irlanda. Curso estruturado -'English for Teachers (A2, B1)' 
Realizam-se de 19 a 25 de junho mais duas mobilidades do projeto @t Europe para fins de aprendizagem de docentes do Agrupamento de Escolas de Montijo no Trinity College - Universidade de Dublin/Irlanda - com a participação das docentes Elisabete Calmeiro e Sofia Rocha no curso estruturado "English for Teachers (A2, B1)".

Estas mobilidades têm por objetivos:
- Desenvolver a proficiência em língua inglesa com vista à implementação de atividades de cooperação com outras entidades educativas europeias;
- Melhorar a competência de comunicação em língua inglesa de modo a facilitar a integração no Agrupamento de alunos provenientes de outros países;
- Melhorar as capacidades de implementação de trabalho de projeto com vista ao desenvolvimento de atividades de cooperação e colaboração;
- Sensibilizar os participantes para a compreensão de outras culturas e países;
- Melhorar o conhecimento dos sistemas educativos de outros países europeus.
20 de junho de 2022
Provas de Equivalência à Frequência - Calendarização
Divulgamos a toda a Comunidade Educativa a calendarização das Provas de Equivalência à Frequência, relativa aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
1.º ciclo 2.º ciclo 3.º ciclo
17 de junho de 2022
Academia Júnior ETwinning 
No âmbito do Projeto ETwinning e da criação da Academia Júnior ETwinning no nosso Agrupamento, da qual fazem parte duas turmas  das nossas Escolas, convidamos a comunidade Educativa a votar no Poster e no Tutorial desenvolvido pelos alunos dos diversos Agrupamentos envolvidos nestes projetos.

Os Padlets para votação são:
Poster    Tutorial   
17 de junho  de 2022
Informação à Comunidade Educativa - Provas de Aferição - 1.º ciclo
Informa-se que, nos próximos dias 15 e 20 de junho de 2022, devido à necessidade de afetar todos os docentes do 1.º ciclo à realização de provas de aferição do 2.º ano de escolaridade, não haverá aulas durante o período letivo da manhã em nenhum estabelecimento de ensino do agrupamento para as turmas de 1.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade.

Na parte da tarde desses dias, todas estas turmas funcionarão já no seu horário usual, e as crianças podem vir antes almoçar nas escolas, se assim pretenderem e mediante aviso prévio na escola.

As turmas de 2.º ano cumprirão nesses dias o seu horário normal, adaptando-o às horas de realização das provas.
09 de junho de 2022
Último dia da mobilidade Amsterdão/Utrecht
Aqui fica a última partilha do professor Alberto Fernandes enquanto participante no curso Euneos "How to make your school more digital - Digital Turn" no âmbito do projeto @t Europe.
08 de junho de 2022
Projeto Escolas Pelo Ambiente - Bicho-Lixo Marinho
O Projeto Escolas Pelo Ambiente desenvolveu-se durante o ano letivo 2021.22, envolvendo todas as escolas do Agrupamento de Escolas do Montijo e tendo como produto final a criação de um “Monstro Marinho”, similar ao existente na outra margem do Tejo, uma figura impactante que passasse a mensagem da urgência da mudança de hábitos.
A inauguração teve lugar no dia 6 de maio, pelas 11h, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Montijo, Presidente da Junta de Freguesia Montijo-Afonsoeiro, Vereadora da Educação, Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo e a participação do Batucando.
07 de junho de 2022
Mobilidade Amsterdão / Utrecht - partilha de aprendizagens e experiências
Aqui se publicam as ligações para os posts de partilha do professor Alberto Fernandes no website do projeto @t Europe relativos ao curso "How to make your school more digital - Digital Turn".
                             
06 de junho de 2022
Informação - Encerramento do Portão Norte
Informa-se a Comunidade Educativa que, devido à falta de pessoal não docente, a portaria norte encontra-se encerrada, por tempo indeterminado.
A direção
03 de junho de 2022
XX Encontro Nacional, Interescolas de EMRC – 1.º Ciclo
O Santuário de Fátima acolheu no passado dia 27 de maio, o XX Encontro Nacional, Interescolas de EMRC, do 1.º Ciclo e no qual participaram 82 alunos, 4 docentes e 5 assistentes operacionais, das cinco escolas do nosso Agrupamento.

O tema do Encontro foi “Com EMRC, tu és Especial!” e teve como objetivos: valorizar cada um como uma pessoa única e amada; promover o acolhimento ao outro; estabelecer laços de Fraternidade, vendo no outro um irmão, e de Solidariedade, ajudando quem precisa e promover a Paz entre todos.

O dia do XX Interescolas de EMRC ficou marcado pela entrega das Estrelas das diferentes escolas num mural, pelo Encontro de todos os participantes na Basílica da Santíssima Trindade e pela participação na segunda Sessão Cultural, no Centro Paulo VI. Na Basílica da Santíssima Trindade realizou-se a Celebração da Palavra, presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, que após a encenação da parábola do “Bom Samaritano”, falou da importância do Amor ao próximo e de se ser construtor de Paz no mundo. Tendo lançado aos alunos o desafio de, com a sua luz e amor, conseguirem ir ao encontro do outro, acolhendo-o e serem também portadores de uma mensagem de Paz junto dos amigos e da família.
Na Sessão Cultural, todos realizaram dinâmicas alusivas à disciplina de EMRC e assistiram à peça teatral “Uma Viagem Especial”, a cargo da companhia Espelho Mágico, que abordou os valores da Amizade, da Alegria, da Ajuda e da Esperança. Uma vez que os valores são o maior tesouro do nosso caminho, que nos ajudam a crescer e a encher a nossa vida de cor e Amor.

O dia foi de festa, reinaram os sorrisos, a Amizade, o Convívio, a Alegria…, celebrou-se a vida e sonhou-se com o ser capaz de olhar o mundo com os olhos das crianças, no qual cada um é uma Estrela brilhante e muito especial.  
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
03 de junho de 2022
Informação à Comunidade Educativa - Provas de Aferição
No dia 3 de junho, sexta-feira, na parte da manhã, realizar-se-ão, na Escola Básica D. Pedro Varela, as provas de aferição de 5.º ano de Matemática e Ciências Naturais e de 8.ºano de Português.

Por este motivo não haverá aulas na Escola D. Pedro Varela, na parte da manhã, para nenhum ano de escolaridade.

Os alunos do 8.º ano deverão comparecer na escola às 9:00h e os alunos de 5.º ano deverão comparecer na escola às 11:00h e dirigir-se às respetivas salas (informação que se encontra nas pautas de chamada, afixadas na escola), sem atraso e fazendo-se acompanhar do seu cartão de cidadão, ou outro tipo de documento que o identifique (Passaporte, Autorização de Residência).

Após terminadas as provas, os alunos poderão sair da escola, retomando o normal funcionamento das aulas e atividades à tarde. Os alunos que almoçam na escola, poderão fazê-lo a partir das 12.30h.
 
01 de junho de 2022
Erasmus+ / Projeto @t Europe - Mobilidade Amsterdão/Utrecht - Curso estruturado -'How to make your school more digital – Digital Turn' 
Realiza-se de 29 de maio a 4 de junho a quarta mobilidade do projeto @t Europe para fins de aprendizagem de docentes do Agrupamento de Escolas de Montijo com a participação do docente Alberto Fernandes. Esta mobilidade tem por objetivos:
- Identificar e implementar melhores práticas de gestão e liderança com vista à modernização do ensino com a observação de práticas educativas de outros agentes educativos do espaço europeu;
- Adquirir/melhorar estratégias de implementação da inovação e reforma curricular pelo desenvolvimento da dimensão europeia;
- Observar exemplos locais de gestão educativa;
- Observar a implementação de novos ambientes de aprendizagem;
- Melhorar o conhecimento dos sistemas educativos de outros países europeus.
Abaixo partilham-se os links para os primeiros dois posts do participante no website do projeto com o objetivo de disseminação das suas aprendizagens e experiências.
                                                                                         
31 de maio de 2022
Erasmus+ / Projeto @t Europe
No seguimento da realização das mobilidades para fins de aprendizagem à Islândia, com a participação de dois docentes no curso estruturado "Structured Educational Visit to Schools & Training Seminars in Iceland" e com o objetivo de disseminar os resultados da formação obtida, publica-se o seguinte livro em formato eletrónico com ligação ao slideshow fotográfico.
24 de maio de 2022
Informação sobre as Provas de Aferição Práticas não realizadas por motivo de greve
Informamos toda a Comunidade Educativa que as Provas de Aferição Práticas de EV, ET (turmas 5.º D, F e J) e de EF (turmas 8.º B e C) que não foram realizadas hoje por motivo de Greve dos Trabalhadores da Administração Pública, irão ser aplicadas na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, de acordo com o mesmo horário.
20 de maio de 2022
Greve dos Trabalhadores da Administração Pública - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 20 de maio, as senhas de refeição desse dia irão passar para 03 de junho (sexta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
20 de maio de 2022
Mobilidade - Helsínquia, Finlândia – “Integrated Curriculum- Teaching Global Skills”- Atualização
O curso tem sido desenvolvido com espaços de formação específica, dentro e fora da escola, e a visita a locais chave como escolas primárias e secundárias que retratam o sistema educativo finlandês.
A formação inclui atividades que pretendem preparar os professores mediante o modelo finlandês de PBL - Phenomen-based learning. Essas atividades introduzem metodologias específicas para ajudar os alunos a aprender ao longo de todo um processo sem se focarem no resultado em si. A tónica é desta forma colocada na aquisição das competências globais / transversais consideradas essenciais para o Século XXI como o espírito crítico, a colaboração ou a criatividade.
Tudo pode começar com a identificação de um problema/questão real  ou com reflexo na realidade em que os alunos devem focar a sua atenção com o objetivo de encontrar soluções através de um processo cognitivo de auto questionamento e trabalho em grupo. Isto significa que o foco deve ser dado ao processo e não ao resultado em si. Os principais objetivos de aprendizagem podem incluir objetivos curriculares específicos, bem como atitudes e valores que os alunos devem adquirir/desenvolver.
As visitas às diferentes escolas dão aos professores uma perspetiva diferente sobre como deve ser uma escola em termos de organização do espaço e gestão de recursos humanos do ponto de vista Finlandês.
20 de maio de 2022
Greve dos Trabalhadores da Administração Pública
Devido à Greve dos Trabalhadores da Administração Pública, informamos que todos os estabelecimento de educação e ensino do AEM se encontram encerrados.
20 de maio de 2022
Mobilidade - Helsínquia, Finlândia
Entre os dias 15 e 21 de maio decorre a terceira mobilidade do projeto Erasmus+  @t Europe do Agrupamento de Escolas de Montijo com o curso estruturado “Integrated Curriculum – Teaching Global Skills” da Euneos em Helsínquia – Finlândia. Um grupo de 25 professores de Portugal, Hungria, Bulgária, Lituânia, Polónia e Espanha reuniu-se na Varia Vocational School, em Helsínquia, liderada pela formadora Andreea Gatman.
18 de maio de 2022
Informação sobre as Provas de Aferição Práticas de 5.º e de 8.º anos de escolaridade
Informamos toda a Comunidade Educativa que entre os dias 17 e 23 de maio irão decorrer na EB D. Pedro Varela Provas de Aferição Práticas de EV, ET e de EF, para os 5.º e 8.º anos de escolaridade, respetivamente.

Consulte toda a informação em baixo:
Informação à Comunidade Educativa - 5.º ano Calendarização das Provas de Aferição Práticas - 5.º ano
Informação à Comunidade Educativa - 8.º ano Calendarização das Provas de Aferição Práticas - 8.º ano
11 de maio de 2022
Matrículas 2022/2023 – 1.º Ano – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC como o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários.
A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das matrículas: Matrículas do 1.º ano(1.º ciclo) - Informações: Vídeo de sensiblização:
A Coordenadora de EMRC,
Helena Marques
17 de abril de 2022
Matrículas para o ano letivo 2022 / 2023 - Pré-escolar e 1.º ano
Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino Básico, para o ano letivo 2022/2023, decorrem entre os dias 19 de abril e 16 de maio.

Este ano, mais uma vez, devido à Covid 19, o pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2022/2023.
14 de abril de 2022
Reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 2.º período - EB D. Pedro Varela
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca das reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 2.º período.
14 de abril de 2022
Avaliação do 2.º período
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao segundo período, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
14 de abril de 2022
Marchas pela Paz
Numa iniciativa da EB Ary dos Santos, a que aderiram as EB Luís de Camões, EB Liberdade e EB Caneira, realizaram-se quatro Marchas pela Paz nas ruas de Montijo, em quatro dias diferentes da semana de 4 a 8 de abril de 2022,  numa iniciativa marcante para a nossa cidade e especialmente para as crianças nelas participantes.

A Direção do AE Montijo vem por este meio manifestar o seu agradecimento a todos os estabelecimentos que participaram nestas marchas, certa do impacto que as mesmas causaram junto de quem as presenciou. Alarga-se ainda esse agradecimento aos elementos da PSP que asseguraram a segurança nas ruas em que mesmas decorreram, colaborando na sua organização.

Num momento em que o continente europeu se confronta com as circunstâncias de uma guerra dentro das suas fronteiras, que a todos afeta e inquieta, estas manifestações de solidariedade para com o povo ucraniano foram a expressão daquilo que a escola também tem de ser: Um lugar onde, para além das aprendizagens formais, acima de tudo se promovem valores de cidadania imprescindíveis numa sociedade que se quer solidária e pacífica.
12 de abril de 2022
Campanha de Doação de Alimentos e de Produtos de Higiene: “Dar e Partilhar Vida – Unidos à Ucrânia”
As professoras de EMRC agradecem a todos que participaram generosamente na Campanha. Bem hajam!

Uma doce e Santa Páscoa com Saúde.
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
 
11 de abril de 2022
A EB Ary dos Santos realizou hoje a Marcha pela PAZ! 
As crianças percorreram as principais ruas do Montijo e terminaram na Praça da República, onde em conjunto cantaram a canção "Imagine", de John Lennon e libertaram três pombas brancas, simbolizando a Liberdade e a Paz. 
Fotos e vídeos da atividade  
7 de abril de 2022
OPE 2022: Proposta vencedora
 
28 de março de 2022
Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2021
A educadora Joana Leitão, da EB Caneira, foi distinguida com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2021 pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto eTwinning,  uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar atividades, tornando-se parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem da Europa.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela distinção recebida!
A direção
24 de março de 2022
OPE 2022: Dia de Votação


Vota no seguinte link: https://forms.office.com/r/RbWfzWfh2k
24 de março de 2022
O Festival de Animação de Lisboa| MONSTRA chegou ao Montijo!
O Agrupamento de Escolas de Montijo – é parceiro do Festival de Animação para Miúdos e Graúdos | MONSTRINHA, com colaboração da Câmara Municipal do Montijo e do Cinema Teatro Joaquim de Almeida.

O Grupo Disciplinar de Artes Visuais e Tecnológicas do Agrupamento de Escolas de Montijo dinamizou, nos dias 17 e 18 de março, sessões para os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos assistiram à 21.ª Edição deste Festival de Cinema de Animação no Cinema Teatro Joaquim de Almeida, com curtas-metragens que raramente são divulgados nos circuitos comerciais e televisivos.

O Festival de Animação de Lisboa – MONSTRA tem como objetivo central disseminar o cinema de animação enquanto obra artística, dramatúrgica, narrativa e estética, contribuindo para o enriquecimento e crescimento de cada participante (espetador ativo), enquanto ser pensante e interventivo. A MONSTRINHA | MONSTRA dos mais pequenos é o espaço embrionário do conhecimento da animação alternativa e diversificada. 
A Coordenadora do Grupo Disciplinar de Artes Visuais e Tecnológicas
Fotos da atividade   Cartaz da Monstrinha 2022
22 de março de 2022
OPE 2022: Propostas para votação
21 de março de 2022
OPE 2022: Propostas
17 de março de 2022
Primeiras mobilidades do projeto @t Europe - Islândia - AEM
  Depois de todas as dificuldades decorrentes da pandemia Covid-19, o nosso projeto KA101 – Ensino Escolar, financiado pelo projeto Europeu Erasmus+, finalmente teve início. Os primeiros dois participantes – professores João Chambel e Clementina Borrego encontram-se neste momento a frequentar o curso “Structured Educational Visit to Schools & Training Seminar in Iceland" do dia 13 ao dia 19 de março.

O curso combina encontros pedagógicos em escolas, seminários, workshops e projetos de campo “Context4Content” com o objetivo de conhecer sítios de interesse natural, histórico e cultural.

Com a realização destas mobilidades de formação docente o projeto @t Europe tem por objetivos, entre outros:
- Desenvolver a dimensão europeia do Agrupamento pela criação de oportunidades de inovação, modernização e internacionalização;
- Desenvolver a consciência de uma identidade europeia assente na diversidade social, cultural e linguística pelo incentivo ao desenvolvimento de práticas educativas com outros Estados membros da União Europeia;
- Promover e reforçar o domínio das competências-chave do pessoal docente, através da aplicação de um plano de formação europeu, contribuindo para uma melhor gestão de recursos humanos e o aumento das oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem;
- Promover a cooperação com outras organizações educativas e formativas de âmbito europeu com vista à apresentação de candidaturas para o desenvolvimento de projetos Erasmus+ e ao desenvolvimento de projetos eTwinning, entre outras parcerias.

Para seguir a atividade do projeto  @t Europe consulte o grupo eTwinning do projeto AQUI.
14 de março de 2022
OPE 2022: Fase de perfeiçoamento das propostas
08 de março de 2022
Linhas de apoio do AEM 
  Cada vez mais nos apercebemos que vivemos tempos e desafios que solicitam da escola uma abrangência de respostas para as quais, muitas vezes, não estamos familiarizados… nem, porventura, totalmente preparados!

Neste sentido, o Agrupamento de Escolas de Montijo criou duas Linhas de Apoio para os quais solicitamos a vossa atenção: 

Linha de Apoio ao ALUNO: conta.comigo@aemontijo.pt

Por vezes, os nossos alunos/filhos estão a viver momentos difíceis/complicados/perturbadores (pessoais, doenças, problemas familiares, dúvidas sobre a sua pessoa e os seus sentimentos…). Nestes momentos, uma “voz” que os escute… e anime pode fazer a DIFERENÇA. Do outro lado, terá ALGUÉM que lhe responderá e com ele conversará (via TEAMS ou presencialmente)!...    Linha de Apoio ao ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO: conte.connosco@aemontijo.pt
Caso considere que beneficiaria de orientação/ conversar um pouco com ALGUÉM de modo a suavizar algum momento que se encontre a viver ou a refletir com ALGUÉM sobre algum problema, ouvindo uma opinião especializada… não hesite!... Linhas de Apoio criadas fruto da articulação de diferentes serviços/estruturas do Agrupamento (Direção do AEM, Projeto de Educação para a Saúde, Centro de Apoio à Aprendizagem e Serviço de Psicologia do Agrupamento).  
08 de março de 2022
CONVERSAR SOBRE A GUERRA - Perguntas e respostas para pais e cuidadores de crianças e jovens
Face aos acontecimentos tristes a decorrer na Ucrânia, a Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibilizou recentemente um documento para ajudar a conversar com crianças e jovens acerca da guerra.

Partilhamos esse documento.
08 de março de 2022
Escolas Ubuntu - Mensagem de Paz
Hoje, a EB D. Pedro Varela uniu-se às #EscolasUbuntu num gesto de apelo à Paz na Ucrânia!

Por volta das 12h, enquanto membros comunidade Ubuntu, num gesto simbólico, alunos e professores fizeram um minuto de silêncio pela paz na Ucrânia e desenharam a palavra paz, com nossos alunos e professores.

Veja como foi por todo o país, clicando aqui.
03 de março de 2022
Cartaz da Campanha de Solidariedade - Doação de Alimentos e Produtos de Higiene para a Ucrânia
A todos vós,

Em tempo de preparação para a Páscoa – a Festa da Vida.
A Vida que renasce, recomeça e que nos lembra que tudo pode ser melhorado.
Como tal, a Páscoa é dizer sim à Vida e ao Amor, é investir na Fraternidade, é trabalhar por um Mundo Melhor, é vivenciar a Solidariedade.
Assim, inspirada pelo Espírito de Solidariedade, a disciplina de EMRC irá, em colaboração com a Igreja Ortodoxa de Lisboa, dinamizar a Campanha de Doação de Alimentos e de Produtos de Higiene “Dar e Partilhar Vida, Unidos à Ucrânia”, até ao dia 25 de março de 2022.
Caso possa colaborar, deixe o seu donativo no PBX da Escola Básica D. Pedro Varela.

Grata pela sua atenção e colaboração.
A coordenadora de EMRC,
Professora Helena Marques
03 de março de 2022
OPE - Novas datas
22 de fevereiro de 2022
 Entrega dos Diplomas do Concurso DIEP 2021- Dia Internacional da Educação nas Prisões
Realizou-se, no dia 21 de fevereiro, no Estabelecimento Prisional do Montijo, a cerimónia de entrega de diplomas de reconhecimento dos alunos que alcançaram o 1.º lugar no Concurso DIEP 2021- Dia Internacional da Educação nas Prisões, promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões). 

Os participantes visionaram o vídeo com o trabalho vencedor.Além dos alunos envolvidos no projeto, esta cerimónia contou com a presença da equipa pedagógica que desenvolveu o projeto, do professor Luís Virgílio Pereira (responsável pela paginação, edição digital e on-line do álbum a concurso), da Diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo, da adjunta da Diretora do EPM, do Comissário Prisional do EPM, do Chefe Principal do Corpo de Guarda Prisional do EPM e dos Técnicos de Reeducação que acompanham as atividades escolares.

Os docentes ofereceram um estojo a cada aluno participante. O balanço desta atividade foi muito positivo e enriquecedor. 
22 de janeiro de 2022
Semana Ubuntu da Empatia
De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa‘Semana Ubuntu da Empatia’.

O Agrupamento de Escolas de Montijo está empenhado em participar nesta revolução de empatia e desafia cada um de vós a pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.
22 de fevereiro de 2022
Conselho Geral - Eleições dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação
A eleição dos representantes de Pais/Encarregados de Educação no Conselho Geral vai-se realizar no dia 17 de fevereiro de 2022, entre as 17h00 e as 19h00, no Polivalente da Escola Básica D. Pedro Varela.
Convocatória Lista A
16 de fevereiro de 2022
Regulamento do Concurso: “Mareantes, navegantes e navegação: as nossas origens”
Partilhamos o Regulamento do concurso “Mareantes, navegantes e navegação: as nossas origens”, dinamizado pelos docentes do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, destinado a alunos dos segundo e terceiro ciclos.

A proposta vencedora será divulgada até 25 de maio de 2022.
16 de fevereiro de 2022
Regras de Isolamento - COVID19
Partilhamos com toda a Comunidade Educativa as novas Regras de Isolamento.
Norma atualizada Novas regras de isolamento
14 de fevereiro de 2022
Orçamento Participativo das Escolas 2022
O OPE está de volta, pelo sexto ano consecutivo! Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico do nosso agrupamento vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.

Para obter mais informações consulta o site do OPE: https://opescolas.pt/
Cartaz de Abertura OPE 2022 Cronograma da OPE 2022
10 de fevereiro de 2022
Orçamento Participativo das Escolas 2022
10 de fevereiro de 2022
Encontro de partilhas MAIA do AEM
09 de fevereiro de 2022
Parecer DGS sobre a vacinação pediátrica contra a Covid19
Partilhamos com toda a comunidade Educativa um parecer da DGS sobre a vacinação pediátrica contra a Covid19:

Vacina para covid-19 em idade pediátrica e lesão cardíaca: o que sabemos.
28 de janeiro de 2022
Concurso: "Giotto és tu"
A Unidade Especializada da EB da Liberdade obteve o 2.º Lugar do Concurso: "Giotto és tu" 2021, com o tema: “Inclusão Social”.

Parabéns!

Veja as fotos dos outros trabalhos vencedores em: https://giottoestu.pt/vencedores-2021/
25 de janeiro de 2022
Horário da Secretaria
Informa-se toda a Comunidade Educativa que o horário de atendimento ao público dos Serviços Administrativos é:

- Segunda, quarta e sexta-feira, das 9h30 às 12h00.
 
- Terça e quinta-feira, das 14h00 às 16h00.
21 de janeiro de 2022
Edição especial - Constituição da República Portuguesa
Partilhamos com toda a Comunidade Educativa a Edição Especial da Constituição da República Portuguesa.
20 de janeiro de 2022
Novas regras de Isolamento - COVID 19
Partilhamos com toda a Comunidade Educativa as novas regras de Isolamento devido à COVID19.
19 de janeiro de 2022
Referencial Escolas – Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar
Para conhecimento de toda a comunidade educativa, partilha-se o Referencial Escolas Covid-19 atualizado, destacando o conteúdo das páginas 6 a 8 do documento, onde se esclarecem os procedimentos a observar em caso de contágio ou de contacto de alto risco.
A Direção
12 de janeiro de 2022
Eleições do Conselho Geral
Divulga-se a toda a Comunidade Educativa informações sobre o processo eleitoral para a eleição dos representantes de pessoal docente e não docente no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Montijo.
10 de janeiro de 2022
Horário do bar
Informa-se toda a comunidade educativa que, por motivo da existência de Assistentes Operacionais a cumprir Isolamento Profilático, devido à Covid 19, o bar passará a funcionar apenas no período da manhã, até às 13h.
A direção
7 de janeiro de 2022
Informação - Portão Norte
Informa-se toda a comunidade educativa que, por motivo da existência de Assistentes Operacionais a cumprir Isolamento Profilático, devido à Covid 19, a portaria norte encontra-se encerrada, por tempo indeterminado.
A direção
7 de janeiro de 2022
Eco Escolas
A Equipa Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Montijo vem apelar a toda a comunidade para a entrega do vosso lixo Elétrico e Eletrónico de todas as dimensões, incluindo lâmpadas, pilhas ou baterias em fim de vida na Escola Básica D. Pedro Varela para que o Nosso e o Vosso Futuro seja o mais responsável e sustentável possível.

Compete a cada um de nós, com pequenas ações, contribuir para a mudança.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!
23 de dezembro de 2021
Reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 1.º período
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca das reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 1.º período.
23 de dezembro de 2021
Avaliação do 1.º período
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao primeiro período, dos 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
23 de dezembro de 2021
Pautas do 1.º ciclo
Informam-se os pais e Encarregados de Educação dos alunos de 1.º ciclo, que as pautas de avaliação do 1.º período serão afixadas apenas na escola sede - EB D. Pedro Varela -, onde poderão ser consultadas fisicamente a partir do início da tarde de dia 23 de dezembro de 2021.

Mais se informa que, nas mesmas, não constam os nomes dos alunos, mas sim os números dos alunos na turma e os respetivos números de processo, devido à proteção de dados.

As avaliações estarão também disponíveis no GIAE.
A direção
22 de dezembro de 2021
Votos de Boas Festas
22 de dezembro de 2021
REVISTA NOESIS
Partilhamos com toda a comunidade educativa um texto da autoria do Dr José Carlos Sousa, da DGE,  publicado como nota de abertura na Revista Noesis, relativo ao lançamento do Projeto E-bug, que aconteceu na EB D. Pedro Varela no passado dia 9 de dezembro.
A Direção
22 de dezembro de 2021
Informação - Escola de Acolhimento
Informam-se os pais e encarregados de educação que, no AE Montijo, os estabelecimentos de ensino que acolherão os filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos na sequência da suspensão das atividades letivas até 7 de janeiro, e que sejam profissionais nos serviços previstos na Portaria n.º 25-A/2021, serão a EB Ary dos Santos (pré-escolar e 1.º ciclo) e a EB D. Pedro Varela (2.º e 3.º ciclos).

Para usufruírem deste apoio, devem os pais e encarregados de educação solicitá-lo por e-mail à direção (direcao@aemontijo.pt) com antecedência de 48h, apresentando em anexo:

-Documento que comprove a sua atividade profissional e do cônjuge /companheiro;
-Documento que comprove o horário de trabalho a cumprir (por ambos se for o caso) e a impossibilidade de trabalharem em turnos compatíveis com a guarda da criança, conforme orientações do Ministério da Saúde;
-Devem ainda informar qual o horário de acolhimento necessário, os dias em que essa resposta é necessária, e se pretendem serviço de refeição.
A Direção
21 de dezembro de 2021
Aviso de abertura de Candidaturas ao abrigo do Projeto Erasmus+ KA101 @t Europe - fase 2
Declara-se aberto, até ao dia 9 de janeiro, o período de candidatura à participação no projeto ERASMUS+ KA101 - fase 2

Os interessados devem ler atentamente o documento, para a tomada de conhecimento dos cursos propostos e objetivos das mobilidades disponíveis para candidatura, assim como dos critérios de seleção dos participantes.
21 de dezembro de 2021
Projeto e-Bug
Na próxima 5.ª feira, dia 9 de dezembro,  pelas 10h45m, terá lugar na EB D. Pedro Varela cerimónia nacional de lançamento do projeto-piloto: e-Bug – Escolhas Certas em Saúde, Construir o Futuro.

O Projeto e-Bug PT é uma iniciativa liderada pela Direção-Geral da Saúde, em Parceria com a Direção-Geral da Educação, INFARMED, I.P, e The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway, e que tem por objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade, através da implementação de uma plataforma educativa (e-Bug https://www.e-bug.eu/), desenvolvida pelo Public Health England e gerida num consórcio internacional de que a DGS é parceira, destinada a crianças e jovens dos 5 aos 18 anos. 

A iniciativa e-Bug PT, financiada através do EEA Grants Portugal https://www.eeagrants.gov.pt/pt/, visa dotar todas as escolas portuguesas com esta ferramenta, centrando nos/as docentes e outros/as educadores/as a utilização e disseminação destes recursos pedagógicos junto das crianças e jovens e, deste modo, promover a saúde do/a Cidadão/ã e a prevenção da resistência aos antibióticos, através de escolhas mais informadas e adequadas em saúde.

O Projeto agora lançado acolherá na fase-piloto dez Agrupamentos de Escolas, em várias regiões do país, sendo esperada a sua disseminação e expansão em todas as Escolas e território nacional, a partir de 2023.

Devido à situação de calamidade no país, o número de convidados presentes neste dia foi reduzido. Assim, para que todos possam assistir à cerimónia, caso o pretendam, esta irá ser transmitida em direto, via streaming, através do Youtube e Facebook da DGS, cujo acesso se fará através do link: https://www.youtube.com/user/dgsportugal . 
07 de dezembro de 2021
Academia Digital para Pais
Venha aprender a ajudar o seu filho na utilização das tecnologias digitais, pois torna-se fundamental que os Pais e Encarregados de Educação consigam acompanhar os seus filhos na sua utilização segura, assim como das redes e da Internet, adquirindo competências digitais. 

Ainda há vagas para mais uma formação da Academia Digital para Pais (4 x 2 horas = 8 horas) que se inicia segunda-feira, dia 13 de dezembro.

Contacte com a EB D. Pedro Varela (212 326 160) e deixe o seu contacto (nome e n.º telemóvel/fixo).
06 de dezembro de 2021
Concurso Dia Internacional Da Educação Nas Prisões (DIEP)
A candidatura do Agrupamento de Escolas de Montijo/Estabelecimento Prisional do Montijo foi a vencedora do concurso nacional DIEP 2021.
 A equipa pedagógica decidiu assinalar o Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro) com os alunos das turmas EFA Básico do Estabelecimento Prisional do Montijo. Depois de várias atividades de reflexão e partilha de opiniões entre os alunos sobre a importância do acesso da população reclusa à educação/formação, criou-se um álbum que reuniu as 52 reflexões dos alunos, e os testemunhos vídeo das diretoras do Estabelecimento Prisional do Montijo e do Agrupamento de Escolas de Montijo, do  Chefe Principal do Corpo da Guarda Prisional e de dois ex-alunos já em liberdade. Colaboraram ainda ao nível das ilustrações, dois alunos que terminaram o EFA B3 no ano letivo anterior, em estreita cooperação com as turmas deste ano.
O objetivo era a  interiorização que a educação/formação pode significar a diferença no futuro do recluso, podendo levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais.
O Álbum Digital foi criado a partir dos trabalhos, pelo professor Luís Virgílio  que, embora não faça parte da equipa pedagógica, se prontificou a colaborar e realizou a  paginação, edição digital e on-line.
O projeto desenvolvido candidatou-se ao concurso nacional DIEP (Dia internacional da Educação nas Prisões), promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões) e alcançou o 1º lugar.

De acordo com o estipulado no concurso, o prémio atribuído compreende a inscrição gratuita no I Congresso Internacional da APEnP (UTAD, 11-13 abril 2022), de um elemento responsável pela atividade, com vista à sua apresentação no evento.
A divulgação dos trabalhos foi feita  na Página e no Facebook do Agrupamento de Escolas de Montijo e numa entrevista da professora Cristina Guerreiro à revista Montijo Hoje (nº 41).
O entusiasmo e empenho demonstrados pelos alunos na concretização deste projeto foi admirável e essencial para terem alcançado o 1º lugar no concurso. A vontade de mostrar à sociedade, fora do meio prisional, que todos podem ter outra oportunidade fruto do seu empenho na formação/educação foi, uma vez mais, surpreendente.
A Equipa Pedagógica
Cristina Guerreiro
Carmen Horta
Renato Pires
Certificado   Veja o álbum Digital (trabalho vencedor)
06 de dezembro de 2021
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
No dia 3 de dezembro, a EB D. Pedro Varela e a EB da Liberdade vão comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Um evento organizado pelo grupo disciplinar de Educação Física, com a colaboração dos Grupos de Artes Visuais e Tecnológicas e de Português, assim como das turmas PIEF.

Este evento irá contar com a participação dos convidados especiais Grupo DANSASAPARTE.
Cartaz do evento Programa do Evento
01 de dezembro de 2021
Selo Escola Saudável
A DGE atribuiu ao AE Montijo o Selo Escola Saudável 2020.2021, no nível intermédio, como reconhecimento pelas práticas na promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa.
30 de novembro de 2021
eTwining School 2021-2022
Informa-se toda a comunidade educativa que o AE Montijo foi distinguido com o eTwinning School 2021-2022, ficando aqui o agradecimento a todos quantos estão envolvidos nesta causa!
eTwining School 2021-2022    Atribuição do eTwining School 2021-2022 
23 de novembro de 2021
Reabertura do Refeitório Escolar
Informa-se toda a comunidade educativa que, por indicação da Autoridade de Saúde Local, o refeitório da EB D. Pedro Varela reabre 2.ª feira, dia 22 de novembro de 2021, no horário habitual.
20 de novembro de 2021
Encerramento do Refeitório Escolar
Informa-se toda a comunidade educativa que, por indicação da Autoridade de Saúde Local, o refeitório da EB D. Pedro Varela estará encerrado nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, como medida preventiva, devido à Covid-19.

A situação será reavaliada no final da semana, devendo a comunidade educativa estar atenta ao site do Agrupamento, no qual será publicada, logo que possível, informação sobre o funcionamento do refeitório na próxima semana.

Mais se informa que as senhas passarão para os dias 02 e 03 de dezembro.
17 de novembro de 2021
Greve Nacional da Administração Pública - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 12 de novembro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 26 de novembro (sexta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
15 de novembro de 2021
Campanha de Solidariedade - Recolha de Alimentos
A todos vós, 
O Natal está quase a chegar!
E com o Natal, a expectativa de abrir os presentes.
Porém, o verdadeiro presente do Natal é aquele que se sente no coração e se partilha na solidariedade.
Assim, inspirada pelo Espírito de Solidariedade, a disciplina de EMRC irá dinamizar a Campanha
de Doação de Alimentos “O Presente da Presença, junto dos nossos”, até ao dia 6 de dezembro de 2021.
Caso possa colaborar, deixe o seu donativo no PBX da Escola Básica D. Pedro Varela.
Grata pela sua atenção e colaboração.
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
12 de novembro de 2021
Greve Nacional da Administração Pública
Devido à Greve Nacional da Administração Pública, informamos que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada.
12 de novembro de 2021
Montijo Hoje
 Na publicação MONTIJO HOJE surgem diversas referências ao AE Montijo e a docentes do mesmo, pelo que partilhamos a mesma com toda a comunidade educativa!
11 de novembro de 2021
Educação Financeira no 1.º Ciclo
Na semana da Formação Financeira, a equipa do Projeto de Literacias/Bibliotecas Escolares esteve presente na sessão solene que decorreu na Escola Secundária Jorge Peixinho partilhando o testemunho no âmbito das atividades desenvolvidas com os alunos do 1.º Ciclo que partiram de propostas concretas dos Cadernos de Educação Financeira.
Os referidos Cadernos (Caderno de Educação Financeira 1, 2 e 3) encontram-se disponíveis em formato digital no site da DGE. Nestes cadernos encontramos vários textos e atividades que foram implementadas com os alunos de modo a desenvolver o domínio da Educação Financeira de Cidadania e Desenvolvimento.
Estes materiais foram preparados para apoiar professores e alunos na abordagem aos temas de educação financeira, através de histórias, situações-problema e exercícios práticos adequadas às idades e desafios caraterísticos das diferentes faixas etárias.
Na sessão solene, o CNSF – Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e o Ministério da Educação celebraram um Protocolo de Cooperação para a promoção da educação financeira em contexto educativo e formativo, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.
O Protocolo foi assinado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, pelo Presidente do CNSF e Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, pelo Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, pela Presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, e pelo Administrador da CMVM, Rui Pinto.
O presente Protocolo prevê ainda a continuação da dinamização de outras iniciativas para incentivar as escolas a desenvolverem projetos de educação financeira como o Concurso Todos Contam, a Semana da Formação Financeira e a Global Money Week.
 
10 de novembro de 2021
Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro)
Os alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Básico) do Estabelecimento Prisional do Montijo, celebraram o Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro).
Com o objetivo de assinalar a importância da educação em meio prisional procurou-se levar a cabo a interiorização de que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, reconhecendo a importância do papel dos docentes em contexto prisional e desenvolvendo o trabalho de equipa, a criatividade e a autonomia.
Os alunos refletiram sobre esta temática e o trabalho final resultou na criação de um Álbum Digital.
O DIEP transformou-se num sucesso a partir do momento em que houve uma tomada de consciência por parte dos alunos, que a educação/formação pode ser uma mais-valia para o seu futuro. Também a importância do papel dos docentes neste contexto, foi amplamente reconhecida. Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis. O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões).
04 de novembro de 2021
Academia Digital para Pais
O Agrupamento de Escolas de Montijo integra este projeto de capacitação digital, na sua segunda edição, dedicado à comunidade escolar.

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direcção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.

Numa fase de acentuada transição digital da sociedade, em que as escolas se encontram envolvidas em processos de modernização tecnológica, torna-se fundamental que os pais e encarregados de educação consigam acompanhar os seus filhos numa utilização segura das tecnologias digitais, das redes e da Internet. Desta forma, pretende-se que as famílias desenvolvam atitudes críticas, refletidas e responsáveis no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, que desenvolvam competências de pesquisa e de análise de informação disponível na Internet e que melhorem as capacidades de comunicar de forma adequada, aquando da utilização de meios e de recursos digitais.

Mais informação como aderir a este projeto junto das Escolas do Agrupamento. 
26 de outubro de 2021
Dia mundial do combate ao bullying
Dia mundial do combate ao bullying!

Hoje e todos os dias!!

A denúncia ajuda a combater!
20 de outubro de 2021
Recolha de Lixo Eletrónico
O lixo eletrónico são todos os dispositivos eletroeletrónicos, telemóveis, tablets, computadores, televisões, máquinas de lavar a louça e/ou a roupa, entre outros, que os seus donos deitam fora por diversas razões.
Existe uma preocupação ambiental cada vez maior por deitarem os lixos eletrónicos tal como telemóveis, tablets, computadores e outros com baterias no lixo comum, pois estas contêm elementos altamente perigosos ao meio ambiente e ao futuro de todos nós. Além disso, esses aparelhos contém materiais valiosos e metais raros, úteis para fabricar outros aparelhos eletrónicos com material reciclado.

Por si e por todos nós Recicle o seu Lixo Eletrónico!

A Equipa Eco Escolas agradece a vossa colaboração.
15 de outubro de 2021
Dia Mundial da Alimentação
Vamos comemorar o Dia Mundial da Alimentação no próximo dia 16 de outubro.

Estamos já a dinamizar algumas atividades com os nossos alunos, mas pretendemos fazer uma recolha de alimentos, com prazos de validade alargados, que serão entregues na instituição Centro de Acolhimento temporário “Sol dos Meninos” no Montijo. Agradecemos a sua colaboração, entregando os alimentos no PBX, até ao dia 18 de outubro. 
A Comunidade Escolar da Escola Básica D. Pedro Varela
14 de outubro de 2021
Projeto: Escolas pelo ambiente
27  de setembro de 2021
Horário da Secretaria
Informa-se toda a Comunidade Educativa que o horário de atendimento ao público dos Serviços Administrativos é:

- Segunda, quarta e sexta-feira, das 9h30 às 12h30.
27 de setembro de 2021
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar (horário n.º 46)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2021/2022 (18 horas).


Consulte o Aviso de Abertura e o o Modelo de Portefolio no separador: Contratação de Escola .
22  de setembro de 2021
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar (horário n.º 45)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2021/2022.


Consulte o Aviso de Abertura e o o Modelo de Portefolio no separador: Contratação de Escola .
22  de setembro de 2021
Formulário do ASE
O Boletim de Candidatura ao ASE poderá ser entregue em mão na secretaria ou por via e-mail, através do endereço:

matriculas@aemontijo.pt.
21 de setembro de 2021
Evento eTwinning / Celebração do Dia Europeu do Desporto na Escola - 24 set/2021
Celebração do Dia Europeu do Desporto na Escola:

https://padlet.com/josezito23/a0a25fa7jdp7z1qj
21 de setembro de 2021
INFORMAÇÃO SOBRE O CALENDÁRIO ESCOLAR - Início das aulas na EB D. Pedro Varela a 23 SET 2021
Prezadas Encarregadas de Educação e Prezados Encarregados de Educação.

Com o início deste ano letivo, somos tomados pela alegria em testemunharmos a substituição dos antigos pavilhões pré-fabricados da EB D. Pedro Varela, consolidando-se uma tão desejada requalificação da nossa escola e do espaço que serve crianças e jovens desta comunidade.

O processo de substituição dos antigos pavilhões iniciou com o compromisso do empreiteiro de que a sua concretização final seria em calendário compatível com o início das atividades letivas globalmente fixado para o nosso território. No entanto, em virtude da natureza e dimensão da empreitada, fomos informados pela autarquia, em sede de reunião de obra ocorrida no dia ontem, de que o empreiteiro responsável pela sua execução ainda se encontra em fase de concretização de trabalhos, o que representa, com muito lamentar nosso, a necessidade de revisão da data de entrega da obra e, por consequência, o início do calendário escolar e suas atividades.
Tomados pela consciência de que o prazo de entrega da obra e abertura definitiva da escola para a comunidade está fixado para o dia 23 de setembro, compete-nos, em respeito pela vida pessoal e familiar das inúmeras famílias e crianças/jovens que acompanhamentos, demonstrar o nosso total compromisso para que no dia acima indicado estejamos, juntos e unidos a dar entrada ao início de um ano letivo e respetivas atividades, particularmente sob um contexto de escola muito especial e que nos alegra.

Portanto, informamos toda a comunidade escolar que o início das atividades letivas/aulas para todos os anos de escolaridade do 2.º e 3.º ciclos irá ter lugar no próximo dia 23 de setembro de 2021, tendo por referência os horários já comunicados e que se encontram afixados para consulta. Mais se informa, que todas a senhas de refeição adquiridas para os dias 20 a 22 de setembro irão transitar para os dias e semanas posteriores.

Agradecemos a vossa compreensão e apoio para esta grande conquista. No dia 23 de setembro estaremos juntos a iniciar um ano letivo repleto de conquistas e sucessos pelos nossos alunos e professores.
A Diretora
Alexandra Santana Caeiro
19 de setembro de 2021
Pagamentos digitais MAWAY
Já está disponível no GIAE a opção PAGAMENTOS DIGITAIS MAWAY.

Este é um serviço integrado no software GIAE e permite efetuar carregamentos online nos saldos dos cartões dos utentes, através de referência multibanco, cartão de crédito ou MBWay.
Consulte o documento explicativo dos carregamentos do cartão por maway
17 de setembro de 2021
Critérios de avaliação interna da Diretora
De acordo com o artigo 5º, ponto nº 2, da Portaria nº 266/2012, de 30 de agosto, a Presidente do Conselho Geral vem por este meio tornar público os critérios de avaliação da diretora deste AEM aprovados no Conselho Geral.
Critérios de avaliação interna dos Diretores Anexo I Anexo II
16 de setembro de 2021
Receção aos alunos - 5.º, 7.º anos e turmas com alteração de DT
Voltamos a partilhar o escalonamento das receções aos alunos nos 5.º e 7.º anos, assim como das turmas com alteração de DT, com algumas retificações de horários.

Recordamos que estas serão efetuadas no dia 17 de setembro, pelo respetivo Diretor de Turma e que, face ao contexto epidemiológico que vivemos, apelamos a compreensão de todos no sentido de cumprirem as seguintes directrizes:

ü 
A necessidade do cumprimento dos horários estipulados para a receção a cada aluno/encarregado de educação, respeitando o turno previsto na divisão da respetiva turma.

ü
Cada aluno deverá ser acompanhado apenas pelo Encarregado de Educação ou outro adulto que o substitua.
A Direção
Consulte o escalonamento da Receção ao aluno
15 de setembro de 2021
Manuais de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Física
Em relação aos manuais de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Física, para os quais não houve emissão de vouchers, os mesmos serão disponibilizados nas respetivas salas de aula, para utilização pelos alunos sempre que necessário.

O Encarregado de Educação não necessita de adquirir os manuais destas disciplinas.
A Direção
14 de setembro de 2021
Informação sobre início de ano letivo e horários - EB D. Pedro Varela
Informam-se os pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB D. Pedro Varela que os horários das turmas estão disponíveis no nosso site e afixados na escola, tendo as aulas o seu início a 20 de setembrode acordo com os horários das turmas, e já com o refeitório em funcionamento.

Na escola, junto dos horários, estarão também afixadas as listagens atualizadas das turmas, bem como a calendarização da receção presencial aos alunos e encarregados de educação das turmas de 5.º e 7.º anos, ou daquelas que, sendo de continuidade de outros anos, mudam de Diretor de Turma, conforme listagem em anexo - dia 17 de setembro.

Para as restantes turmas, os Diretores de Turma irão enviar o link para as reuniões com os Encarregados de Educação, onde serão fornecidas todas as informações relacionadas com o arranque do ano letivo.

Devido à pandemia e às limitações de espaço apenas será permitida a presença nas reuniões presenciais de um adulto, preferencialmente o Encarregado de Educação, e do(a) aluno(a), apelando-se ao cumprimento desta indicação e à compreensão face à mesma.
A Direção
Consulte o escalonamento da Receção ao aluno / Reuniões com EE
13 de setembro de 2021
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2021/2022
  Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos .
13 de setembro de 2021
Material necessário para as disciplinas de EV/ET (5.º e 6.º anos) e EV/PA (7.º, 8.º e 9.º anos)
Informamos os Encarregados de Educação acerca da Lista de Material a adquirir para as disciplinas de EV/ET, do 2.º ciclo, e EV/PA, do 3.º ciclo.

Reforça-se que este material é comum às duas disciplinas (só deve ser adquirido uma vez) e que no presente ano letivo, mais uma vez, não é permitido guardar capa / materiais dos alunos nas salas de aula.
Material de EV/ET (2.º ciclo) Material de EV/PA (3.º ciclo)
13 de setembro de 2021
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo - Atualização
  Informam-se os Encarregados de Educação de todas as crianças do 1.º ciclo do AE Montijo que podem, a partir do dia 9 de setembro de 2021, dirigir-se às papelarias Anjo (crianças das EB J. Almeida e Liberdade) ou Salvador (crianças das EB Ary dos Santos, Caneira e L. Camões), para levantamento de material escolar no valor de 25€, verba esta atribuída pela CM Montijo, para esse efeito, neste ano letivo.

Solicita-se que esse levantamento seja efetuado até final do mês de outubro de 2021.
A direção
8 de setembro de 2021
Informação
Informam-se os pais e EE das crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, que contamos afixar, até final desta semana, nos nossos estabelecimentos, as listagens de grupos /turmas para o ano letivo 2021/22, que terá o seu início em 17 de setembro, também já com os refeitórios em funcionamento.

Tal como em 2020/21, e devido à necessidade de continuar a desfasar horários de entrada, almoço, intervalo e saída, as atividades letivas do pré-escolar decorrerão entres 8.45h e as 14.45h, a do 1º e 2º ano entre as 9.00h e as 15.00h, e a do 3º e 4º ano entre as 9.30h e as 15.45h.

Junto das listagens das turmas será afixada a calendarização de reuniões a realizar, em grupos reduzidos, entre os dias 14 e 16 de setembro para novos alunos (e também quando há mudança no professor da turma), que servirão de apresentação e onde serão prestadas as informações necessárias sobre o funcionamento das escolas.

Devido à pandemia e às limitações de espaço apenas será permitida a presença nessas reuniões de um adulto, preferencialmente o Encarregado de Educação, e da criança, apelando-se ao cumprimento desta indicação e à compreensão face à mesma.
A direção
7 de setembro de 2021
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis
Informa-se que, entre os dias 9 e 14 de setembro, os Encarregados de Educação dos alunos cujos educandos possuam vouchers de manuais escolares reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela, segundo escalonamento.

Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel.

Mais se informa que as turmas já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, podendo também ser consultadas na plataforma GIAE (https://aemontijo.giae.pt/index.html).
Consulte o escalonamento da entrega de manuais
7 de setembro de 2021
Mensagem da Diretora do AE Montijo
Enquanto Diretora do AE Montijo, venho junto de toda comunidade escolar expressar o desejo de que o ano letivo que agora começa possa decorrer da melhor forma possível, dentro de um contexto que sabemos continuar a ser muito exigente, desafiante e difícil.

Manifesto junto de todos a minha total disponibilidade para uma permanente colaboração e articulação, pois só unindo esforços e trabalhando todos no mesmo sentido, de uma forma colaborativa e cooperativa, será possível vencer os desafios a enfrentar, e superá-los.

De toda a comunidade educativa, o que espero e desejo ter é o empenho, a participação cívica e os saberes e capacidades de cada um colocados ao serviço de todos, exercendo cada um de nós o seu papel de uma forma responsável e construtiva, visando acima de tudo uma escola inclusiva e marcante, pela positiva, nas vidas dos nossos alunos.

Bom ano letivo para todos!
Um abraço,
A Diretora do AE Montijo
Alexandra Santana Caeiro
1 de setembro de 2021
Informação sobre vouchers para manuais escolares - Atualização
Ultrapassados os problemas técnicos que existiam, informam-se todos os EE que já é possível a emissão de vouchers para os manuais escolares na plataforma MEGA.

Mais se informa que, no caso de terem manuais reutilizáveis atribuídos, devem aguardar informação sobre as datas em que os mesmos poderão ser levantados na EB. Pedro Varela.

Essa informação será publicada neste mesmo local.
A direção
24 de agosto de 2021
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo
Informamos que a CMM nos comunicou que atribuirá este ano um subsídio de 25€ a todos os alunos do 1.º ciclo do concelho, independentemente do escalão de abono de família, para aquisição de material escolar, mas essa verba ainda não nos foi disponibilizada, pelo que os pais e encarregados de educação devem aguardar indicações nesse sentido por parte dos docentes.

Solicita-se, pois, aos pais e encarregados de educação que receberam diretamente da CMM uma informação no sentido de se dirigirem ao Agrupamento para este efeito, que não o façam, dado aguardamos a transferência da verba em causa.
A direção
16 de agosto de 2021