Listas de crianças que efetuaram matrícula no AE Montijo - Educação Pré-escolar e 1º ano do Ensino Básico | |
![]() |
Informam-se todos os interessados que se encontram afixadas, na EB D.
Pedro Varela, as listas nominais de crianças cujos EE requereram
matrícula para o ano letivo 2023/24 e colocaram como opção pelo
menos um estabelecimento deste Agrupamento. Estas listas visam apenas divulgar as matrículas recebidas (dentro e fora de prazo), permitindo aos EE confirmar que esse processo deu entrada nos nossos serviço. As listas com as colocações por estabelecimento de ensino serão afixadas no mesmo local em 03 de julho de 2023. |
![]() |
Desafio - Academia Júnior eTwinning/AJE |
![]() |
![]() |
Selo de Escola eTwinning | |
![]() |
O nosso Agrupamento foi mais uma vez, distinguido com o Selo de Escola eTwinning, atribuído para o ano 2023/2024. Parabéns aos colegas e aos alunos inclusive aos que compõe a Academia Júnior eTwinning. |
Equipa Erasmus+ | |
![]() |
Candidatos admitidos ao concurso para diretor(a) do Centro de Formação Montijo e Alcochete | |
![]() |
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca do(s) candidato(s)
admitidos ao concurso para diretor(a) do Centro de Formação Montijo e
Alcochete: - Custódio Manuel Gésero Lagartixa |
![]() |
Informação - Serviços Administrativos | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, entre 8 e 15 de maio de
2023, o atendimento geral ao público nos serviços
administrativos do AE Montijo será feito exclusivamente nos dias 9 e
11 de maio, entre as 14.00h e as 16.00h, dada a necessidade de, nos
restantes dias, afetar todos os recursos humanos daqueles serviços ao
processo de matrículas em curso. |
A Direção | |
![]() |
Encerramento do Portão Norte - 28 de abril | |
![]() |
Informa-se toda a Comunidade Educativa que amanhã, dia 28 de abril, por motivo de greve, o Portão Norte vai encontrar-se encerrado. |
A Direção | |
![]() |
Matrículas para o ano letivo 2023 / 2024 - Pré-escolar e 1.º ano | |
![]() |
Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino
Básico, para o ano letivo
2023/2024, decorrem entre os dias
15 de abril e 15 de maio. O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2023/2024. |
![]() |
Informação - Avaliação do 2.º período | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao segundo período, dos 1.º, 2.º e
3.º ciclos. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2023 - Proposta Vencedora |
![]() |
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2023 | |
![]() |
Apresentamos as propostas candidatas ao Orçamento Participativo das Escolas 2023. A votação vai decorrer amanhã. |
![]() |
|
![]() |
Informação | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, no dia 13 de março de 2023, entre as 09.00h e as 10.30h, vai decorrer na BE da EB D. Pedro Varela a sessão pública de apresentação do AE Montijo, no âmbito do Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas, promovido pela IGEC. |
A Direção | |
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2023 |
![]() Para obter mais informações clique aqui. |
![]() |
Desafio Ubuntu - março |
![]() |
![]() |
Greve - Reabertura da EB D. Pedro Varela | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que a EB D. Pedro Varela se encontra aberta e com atividades letivas desde as 11.00h de 03 de março de 2023. |
![]() |
Academia Júnior eTwinning | |
![]() |
O Agrupamento de Escolas do Montijo está a implementar a Academia Júnior eTwinning,
lançada pela Organização Nacional de Apoio (NSO) do eTwinning, que está
afeta à ERTE da Direção Geral da Educação. A implementação deste projeto visa dar voz aos alunos que participam ativamente nos projetos eTwinning, incentivando a cidadania e formando cidadãos interventivos e responsáveis. Este projeto pretende ainda contribuir para a operacionalização da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento e para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Clique aqui para obter mais informaçãos sobre a Academia Júnior eTwinning. |
![]() |
Unbuntu - Semana da Empatia |
![]() |
![]() |
Campanha Eco-escolas - Roupas usadas não estão acabadas |
![]() |
![]() |
Mobilidades Tenerife - Curso estruturado "Digital Turn" - Balanço final | |
![]() |
Aqui fica o balanço final realizado pelas
professoras Carla Cristóvão e Beatriz Rodrigues (texto e vídeo) na
sequência das suas mobilidades em formação realizadas a Tenerife, de
8 a 14 de janeiro, no âmbito do projeto
@t Europe. Vídeo - veja aqui. |
![]() |
|
A Equipa Erasmus+ | |
![]() |
Desafio Ubuntu - fevereiro |
![]() |
![]() |
Dia Escolar da Não Violência e da Paz |
![]() |
![]() |
Projeto @t Europe: Mobilidades Tenerife - Curso estruturado "Digital Turn" | |
![]() |
Entre os dias 8 e 14 do corrente mês de
janeiro, realizam-se em Tenerife mais duas mobilidades do Projeto
Erasmus+ KA101 @t Europe, para a participação no curso estruturado "How
to make your school more digital - Digital Turn". Estas mobilidades têm
como objetivos: -Identificar e implementar melhores práticas de gestão e liderança com vista à modernização do ensino; -Adquirir/melhorar estratégias de implementação da inovação e reforma curricular pelo desenvolvimento da dimensão europeia; -Adquirir e desenvolver competências ao nível da aplicação de metodologias promotoras de novos ambientes de aprendizagem; -Melhorar o conhecimento dos sistemas educativos de outros países europeus. As professoras Carla Cristóvão e Ana Beatriz Rodrigues foram indicadas para a referida formação enquanto elementos da equipa PADDE do AEM e após o fecho do processo de candidatura aberto a todos os docentes do agrupamento sem o registo de qualquer candidato. As docentes estão integradas num grupo de 38 professores provenientes de Alemanha, Inglaterra, Roménia, Bélgica, Grécia, Países Baixos e Lituânia. As atividades desenvolvidas incluem até ao momento: apresentação do programa, apresentação das escolas dos participantes, visita ao Instituto de Las Índias, Internacional Evening, estudo de cenários educativos que incluem práticas digitais, entre outros. |
![]() |
Informação - Avaliação do 1.º período - 2.º e 3.º ciclos | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao primeiro período, dos 2.º e
3.º ciclos. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Informação - Avaliação do 1.º período do 1.º ciclo | |
![]() |
Informam-se os Pais e EE dos alunos do 1.º ciclo do AE Montijo, que as
pautas com as avaliações do 1.º Período estarão afixadas para consulta
na EB D. Pedro Varela, a partir do fim da tarde de dia 22 de dezembro de
2022. Nessas pautas as crianças estarão identificadas apenas pelo seus
números na turma e de processo, e não pelo nome (proteção de dados). Mais se informa que os Pais e EE dos alunos do 1º Ciclo poderão consultar no GIAE os níveis dos seus educandos, também a partir do final deste dia 22 de dezembro de 2022. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Boas festas |
![]() |
![]() |
Informação sobre a devolução de verbas - Cadernos de Atividades do 1.º ciclo | |
![]() |
Para os devidos efeitos, informa-se que, excecionalmente entre os dias
19 e 23 de dezembro de 2022, irá este AE ainda devolver aos EE as
verbas referentes ao subsídio atribuído pela CM Montijo para aquisição
de cadernos de atividades das crianças do 1.º ciclo que frequentam os
nossos estabelecimentos. Findo este prazo não se garante a devolução
futura destas verbas, dado o fim do ano económico. O horário dos Serviços Administrativos para este efeito será das 9.30h às 12.00h e das 14.00h às 16.00h, de 2.ª a 6.ª feira. |
A Direção | |
![]() |
Informação - Abertura do Portão Norte | |
![]() |
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, a partir do dia
12 de dezembro, o Portão Norte vai
abrir de acordo com o seguinte horário: - das 8h00 às 9h30; - das 13h00 às 14h00; - das 17h30 às 17h45. |
A direção | |
![]() |
Informação - Devolução de verbas para aquisição de cadernos de atividades |
|
![]() |
Para os devidos efeitos, informa-se que entre os dias
14 e 30 de novembro de 2022, irá este AE
devolver aos EE as verbas referentes ao subsídio atribuído pela CM
Montijo para aquisição de cadernos de atividades das crianças do 1º
ciclo que frequentam os nossos estabelecimentos. As verbas em causa eram: - 30,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 1.º ano de escolaridade; - 33,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 2.º ano de escolaridade; - 47,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 3.º ano de escolaridade; - 50,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 4.º ano de escolaridade; - 25,00€ a cada aluno/a não integrado/a nos escalões de apoio A ou B, independentemente do ano de escolaridade. |
Podem ser beneficiários desta devolução: 1-Os EE de alunos, com ou sem escalão, que adquiriram os cadernos de atividades antes de os mesmos poderem ser levantados nas papelarias (receberão agora a totalidade do apoio previsto); 2-Os EE de alunos, com escalão A ou B, que levantaram os cadernos de atividades nas papelarias (receberão agora o diferencial entre o custo dos cadernos e o total da verba atribuída); Para tal, os EE deverão comparecer nos Serviços Administrativos da EB D. P. Varela, nos seguintes horários: |
|
2.º e 4.ª feira - das 14.00h às 16.00h 3.ª e 5.ª feira - das 09.30h às 12.00h |
|
Chama-se a atenção para o seguinte: 1- Nestes horários, a secretaria abre ao público exclusivamente para efeitos de devolução de verbas, não sendo possível tratar de outros assuntos; 2- O atendimento será efetuado por ordem, mediante levantamento prévio de senha na portaria da escola (limite de 50/dia); 3- É obrigatório que seja o Encarregado de Educação a comparecer na escola para este efeito, dada a necessidade de assinatura de documento próprio a enviar à CM Montijo; 4- É imprescindível que o EE se faça acompanhar de: -Documento de identificação pessoal; -Documento onde conste o IBAN para onde será devolvida a verba em causa (não é necessário trazerem faturas, contrariamente ao que havíamos comunicado antes);5- A devolução da verba será efetuada pelo tesoureiro por transferência bancária em momento posterior, e o comprovativo da transferência será depois enviado para a CM Montijo, juntamente com a declaração assinada , como prova do pagamento efetuado. |
|
A Direção | |
![]() |
Corta-Mato Escolar | |||
![]() |
No dia 11 de novembro
(6.ª feira) irá realizar-se o Corta Mato Escolar na Escola Básica D.
Pedro Varela, Montijo. Esta atividade está aberta a todos os alunos do
agrupamento (do 4.º ano ao 9.º ano de escolaridade). Esta prova tem como principal objetivo o convívio entre a comunidade escolar e a promoção de hábitos de vida saudável pela prática de atividade física, logo, convidamos todos os professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e técnicos a participar, no escalão seniores Esta atividade terá início às 9:30h como consta no cartaz de divulgação. Os pais / encarregados de educação que pretendem inscrever-se na prova deverão fazê-lo preenchendo um formulário. |
||
Cartaz:
![]() Programa: ![]() |
Divulgação:
![]() Formulário de inscrição: ![]() |
Percurso:
![]() |
|
![]() |
Greve | |
![]() |
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, devido à greve, o refeitório da Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrado, não sendo possível fornecer o almoço. |
![]() |
|
![]() |
Informação sobre aquisição de Cadernos de Atividades - 1.º ciclo | |
![]() |
Informam-se os EE que ainda não levantaram, junto das livrarias, os
cadernos de atividades do 1.º ciclo subsidiados pela CM Montijo, que
podem fazê-lo apenas até dia 21 de outubro de 2022. No início de novembro, será dada informação complementar sobre o momento e a forma de devolução dessas verbas e/ou eventuais acertos aos EE que já tinham adquirido os cadernos ou a quem não os levantou. |
A Direção | |
![]() |
Mensagem do Presidente do Conselho Geral | |
![]() |
A toda a Comunidade Educativa Após 3 anos distantes do que nos era conhecido, com tanta transformação e adaptação, eis-nos numa nova exigência: fazer melhor do que o antigo “normal”. Aos que têm a Educação como “Um tesouro a descobrir” (Jacques Delors, 1996)e aos que já abraçaram essa descoberta, fazer o “normal” não será suficiente para melhorar e nem será por decreto, nem por interesses pessoais. Lembrando Whitaker (1999): “a qualidade é construída com base na ideia de que a excelência reside na atenção sensível aos pequenos, embora significativos, aspetos da mudança”. Quanto à excelência, mais difícil de alcançar, não será para já, mas acredito que podemos fazer e ser melhor com estes três “esses”: Sensibilidade, Solidariedade e Sinergia. Estamos, pois, todos convocados para o diálogo construtivo, para os deveres comuns e para a participação responsável. Enfim, para a cidadania ativa. Votos de um MELHOR ano letivo |
O Presidente do Conselho Geral do AEM José Carlos Teixeira de Castro |
|
![]() |
Informação sobre funcionamento do Bar e Papelaria - EB D. Pedro Varela | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, devido a carências de
pessoal não docente e por tempo indeterminado, não será possível a
abertura do Bar da EB D. Pedro Varela, pelo que o mesmo permanece
encerrado. Devido aos mesmos constrangimentos, a Papelaria da escola terá um horário limitado de funcionamento, estando diariamente aberta aos utentes apenas entre as 09.00h e as 13.30h. Gratos pela compreensão |
A Direção |
![]() |
Projeto @t Europe |
![]() Abaixo deixamos ainda a reflexão do docente José Castro que realizou a segunda mobilidade de Berlim durante o mês de agosto. Para esta e mais informações, consulte o website do projeto AQUI . |
![]() |
A Equipa Erasmus+ |
![]() |
3.º Encontro Coopera AEM - 2.º/3.º ciclos |
![]() Veja as fotos do encontro clicando aqui. |
![]() |
Mensagem da Diretora | |
![]() |
No momento em que assinalamos o início de mais um ano letivo nas nossas
escolas, em meu nome pessoal e em nome dos elementos que integram esta
Direção, desejo a toda a Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas de
Montijo, um bom ano letivo! Que cada um possa contar com todos e que todos possam contar com cada um, nas diferentes tarefas que nos são cometidas, num contexto solidário e cooperativo, para bem da comunidade que servimos e de que somos parte. |
Um abraço, Alexandra Santana Caeiro |
|
![]() |
Informação sobre colocação de alunos - 1.º ciclo | |
|
Informam-se os todos os EE dos alunos de 2º, 3º e 4º ano, cujos
educandos aguardavam vaga para colocação no AE Montijo, que a DGESTE
autorizou em 12 SET 2022 a criação de duas novas turmas na EB Joaquim de
Almeida, o que permitirá o seu acolhimento naquele estabelecimento,
independentemente das opções indicadas na matrícula, uma vez que todos
as outras escolas se encontram sem vagas. Estando a decorrer algumas obras de adaptação de espaços para essas duas salas de aula, por parte da CM Montijo, e não havendo também ainda docentes colocados para estas turmas, as aulas destes alunos não poderão ter início no dia 16 SET 2022. A informação sobre o início das atividades letivas destas duas turmas será, logo que possível , comunicada neste site e afixada na própria escola. Gratos pela compreensão |
A Direção |
![]() |
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2022/2023 | |
|
Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários
escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos . |
![]() |
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 2.º ciclo | ||
![]() |
Informa-se que, entre os dias 12 e 14 de setembro, os Encarregados de Educação
dos alunos cujos educandos possuam vouchers de
manuais escolares
reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar
da EB D. Pedro Varela, segundo escalonamento. Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel. Mais se informa que as turmas já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, podendo também ser consultadas na plataforma GIAE (https://aemontijo.giae.pt/index.html). |
|
Consulte o escalonamento da entrega de manuais |
![]() |
|
![]() |
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 3.º ciclo | |
![]() |
Informa-se que no dia 8 de setembro,
das 9h00 às 13h, os Encarregados de Educação
dos alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos), cujos educandos possuam vouchers de
manuais escolares
reutilizáveis (Plataforma MEGA)
deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela. Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel. Mais se informa que as turmas do 3.º ciclo já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela. |
![]() |
Devolução dos manuais escolares - 2.º e 3.º ciclo (ano letivo 2021-2022) | |
![]() |
Informamos toda a Comunidade Educativa que a data
para a devolução dos manuais escolares não entregues no ano letivo
anterior e que, por esse facto, impossibilitaram a atribuição de
vouchers para o presente ano letivo é a seguinte: - 5.ª feira, dia 8 de setembro, das 9h00m às 13h. |
![]() |
Procedimentos a adotar no AE
Montijo sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo
-
2022/2023 |
|
![]() |
Complementarmente à informação já publicada, esclarece-se sobre o
procedimento adotado para esta atribuição: No AE Montijo, por ocasião da realização, nas escolas, das reuniões com os docentes titulares de grupo/turma (entre 12 e 14 de Setembro), será entregue a cada EE um certificado de matrícula específico para este efeito, onde consta o nome da criança, estabelecimento de ensino e ano de escolaridade (bem como o escalão de ASE, se for aplicável). Com esse certificado, os pais e EE poderão dirigir-se depois a qualquer uma das papelarias que revelaram até agora interesse em participar nessa distribuição – Salvador, Anjo, Madeira, Kraft – para levantamento dos cadernos de atividades. Caso algum EE já tenha adquirido estes cadernos, deverá guardar a fatura respectiva e o certificado agora entregue, pois mais tarde será disponibilizada informação concreta sobre o momento a partir do qual se poderão dirigir, na posse dos citados documentos, aos serviços administrativos do AE Montijo para devolução da verba (por transferência bancária), uma vez que a mesma ainda não nos foi disponibilizada pela CM Montijo. |
A Direção |
![]() |
|
Informação sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo - 2022/2023 | |
![]() |
Por solicitação da C.M.M. e para um conhecimento atempado sobre os apoios
concedidos pela autarquia aos encarregados de educação de alunos da educação
Pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do AE Montijo, informa-se: 1.º CICLO No ano letivo 2022/2023, a CMM concederá auxílios económicos para material escolar (incluindo cadernos de atividades) aos/às alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico sob a forma de apoio direto e indireto. O apoio direto consistirá na distribuição gratuita de um kit de material escolar a todos/as os/as alunos/as do 1º ciclo do ensino básico, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação social escolar, com uma composição adequada às necessidades do ano de escolaridade que frequentam. |
O apoio
indireto
consistirá, para todos/as os/as alunos/as do 1.º ciclo do ensino
básico que frequentam os estabelecimentos de ensino da rede pública
(independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as
EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação
social),
na atribuição ao AE Montijo de um subsídio para aquisição dos cadernos de
atividades (a levantar nas papelarias depois de informação nesse sentido),
de acordo com os seguintes critérios: · Atribuição de um subsídio no valor anual de 30,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 1.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 33,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 2.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 47,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 3.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 50,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 4.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 25,00€ a cada aluno/a não integrado/a nos escalões de apoio A ou B, independentemente do ano de escolaridade que frequentará. NOTA: - Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico matriculado/a numa escola do município do Montijo for transferido/a para outra escola do mesmo município, o/a mesmo/a não terá direito a outro kit de material escolar. - Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico for transferido/a para outra escola do município de Montijo, o/a mesmo/a terá direito, de novo, ao correspondente apoio financeiro para material escolar descrito no ponto 4, apenas se os cadernos de atividades adotados pela escola que passará a frequentar não forem os mesmos da escola de origem. PRÉ-ESCOLAR No início do ano letivo 2022/2023, a CMM apoiará diretamente todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios socioeconómicos, através da distribuição gratuita de um kit de material escolar com uma composição adequada às necessidades do nível de escolaridade que frequentam. |
|
A direção | |
25 de agosto de
2022![]() |
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar | |
![]() |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de
junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável,
publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três
dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação
de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no
Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2022/2023. Consulte o Aviso de Abertura e o Modelo de Portefólio no separador: Contratação de Escola . |
![]() |
Informação sobre vouchers para manuais escolares - Manuais reutilizáveis | |
![]() |
Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos que possuem vouchers para levantamento de manuais reutilizáveis, que os mesmos serão entregues na Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela, no início do mês de setembro, pelo que deverão aguardar novas indicações que serão disponibilizadas no site do Agrupamento. |
![]() |
Mensagem do Conselho Geral do
A.E. Montijo |
|
![]() |
A toda a Comunidade Educativa Quase no final de mais um ano letivo atípico e exigente, o Conselho Geral,vem elogiar os alunos pelo seu empenho, e as respetivas famílias, pelo apoio àqueles. Agradecemos, também, a colaboração dos parceiros e instituições que nos seguiram, à conquista dos objetivos do nosso Projeto Educativo. Finalmente, um apreço especial aos auxiliares, técnicos administrativos, técnicos especializados e docentes do Agrupamento, pela dedicação com que atenderam a todos os desafios. Estão todos de parabéns! Estão todos convidados a fazer de novo, no próximo ano, o melhor que conseguirem. Até lá… umas boas férias! |
Montijo, 7 de julho de 2022 O Conselho Geral |
|
![]() |
Avaliação do 3.º período - 1.º ciclo | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período do 1.º ciclo. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . Recordamos que já é possível ao Encarregado de Educação proceder à reposição da palavra-passe através do e-mail registado no processo do aluno. Alerta-se, porém, que o e-mail de recuperação é, por vezes, enviado para o SPAM da caixa de correio. |
![]() |
Colocações 1.º ano e pré-escolar 2022-2023 | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram afixadas, na EB da D. Pedro Varela, as listas de colocação do ensino pré-escolar e do 1.º ano para o próximo ano letivo. |
![]() |
Matrículas 2022/2023 – 2.º Ano / 3.º Ano / 4.º Ano – Educação Moral e Religiosa Católica |
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários. A disciplina de EMRC permite: |
![]() |
Cartaz das Matrículas |
![]() |
Vídeo promocional |
![]() |
Informação EMRC 1.º ciclo |
![]() |
A coordenadora de EMRC, Helena Marques |
|||||
![]() |
Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico | ||||
![]() |
Informamos os Encarregados de Educação que, caso queiram candidatar-se
ao Apoio Social Escolar,
deverão preencher o Boletim e anexar os documentos necessários à
candidatura. O Boletim de Candidatura e respetivos anexos devem ser enviados, preferencialmente, por e-mail para: matriculas@aemontijo.pt . 2.ª Fase – Início a 12 de setembro. |
|||
informação sobre os Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino
Básico |
![]() |
Boletim de candidatura ao ASE 2022/23 |
![]() |
|
![]() |
Avaliação do 3.º período | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período, dos 2.º e
3.º ciclos. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . Mais informamos que já é possível ao Encarregado de Educação proceder à reposição da palavra-passe através do e-mail registado no processo do aluno. Alerta-se, porém, que o e-mail é por vezes enviado para o SPAM da caixa de correio. |
![]() |
Matrículas 2022/2023 – 2.º e 3.º ciclos – Educação Moral e Religiosa Católica |
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a
aprendizagem dos grandes valores
da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da
consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética
sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade.
Visando, assim,
a formação de cidadãos livres,
responsáveis, autónomos e solidários. A partir do 5.º Ano, a aula de EMRC tem a duração de 50 minutos por semana e está integrada no horário escolar dos alunos. |
![]() |
Cartaz das Matrículas |
![]() |
Matrículas 2.º e 3.º ciclos- Informação |
![]() |
Matrículas 2.º 3.º ciclo |
![]() |
Vídeo promocional |
![]() |
Vídeo Dia Mundial da Criança |
![]() |
A coordenadora de EMRC, Helena Marques |
|||||||||
![]() |
Informação à Comunidade Educativa - Provas de Aferição - 1.º ciclo | |
![]() |
Informa-se que, nos próximos dias 15 e 20 de junho de 2022,
devido à necessidade de afetar todos os docentes do 1.º ciclo à
realização de provas de aferição do 2.º ano de escolaridade, não
haverá aulas durante o período letivo da manhã em nenhum estabelecimento
de ensino do agrupamento para as turmas de 1.º, 3.º e 4.º ano de
escolaridade. Na parte da tarde desses dias, todas estas turmas funcionarão já no seu horário usual, e as crianças podem vir antes almoçar nas escolas, se assim pretenderem e mediante aviso prévio na escola. As turmas de 2.º ano cumprirão nesses dias o seu horário normal, adaptando-o às horas de realização das provas. |
![]() |
Informação - Encerramento do Portão Norte | |
![]() |
Informa-se a Comunidade Educativa que, devido à falta de pessoal não docente, a portaria norte encontra-se encerrada, por tempo indeterminado. |
A direção | |
![]() |
Informação à Comunidade Educativa - Provas de Aferição | |
![]() |
No dia 3 de junho, sexta-feira, na parte da manhã, realizar-se-ão, na
Escola Básica D. Pedro Varela, as provas de aferição de 5.º ano de Matemática e
Ciências Naturais e de 8.ºano de Português. Por este motivo não haverá aulas na Escola D. Pedro Varela, na parte da manhã, para nenhum ano de escolaridade. Os alunos do 8.º ano deverão comparecer na escola às 9:00h e os alunos de 5.º ano deverão comparecer na escola às 11:00h e dirigir-se às respetivas salas (informação que se encontra nas pautas de chamada, afixadas na escola), sem atraso e fazendo-se acompanhar do seu cartão de cidadão, ou outro tipo de documento que o identifique (Passaporte, Autorização de Residência). |
![]() |
Informação sobre as Provas de Aferição Práticas não realizadas por motivo de greve | |
![]() |
Informamos toda a Comunidade Educativa que as Provas de Aferição Práticas de EV, ET (turmas 5.º D, F e J) e de EF (turmas 8.º B e C) que não foram realizadas hoje por motivo de Greve dos Trabalhadores da Administração Pública, irão ser aplicadas na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, de acordo com o mesmo horário. |
![]() |
Matrículas para o ano letivo 2022 / 2023 - Pré-escolar e 1.º ano | |
![]() |
Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino
Básico, para o ano letivo
2022/2023, decorrem entre os dias
19 de abril e 16 de maio. Este ano, mais uma vez, devido à Covid 19, o pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2022/2023. |
![]() |
Avaliação do 2.º período | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao segundo período, dos 1.º, 2.º e
3.º ciclos. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
![]() |
OPE 2022: Proposta vencedora |
![]() |
![]() |
Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2021 | |
![]() |
A educadora Joana Leitão, da EB Caneira, foi distinguida com o
Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2021 pelo trabalho desenvolvido
no âmbito do projeto eTwinning, uma plataforma para que os
profissionais da educação (educadores, professores, diretores,
bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos,
possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar
atividades, tornando-se parte da mais estimulante comunidade de
aprendizagem da Europa. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela distinção recebida! |
A direção | |
![]() |
OPE 2022: Dia de Votação |
![]() Vota no seguinte link: https://forms.office.com/r/RbWfzWfh2k |
![]() |
OPE 2022: Propostas para votação |
![]() |
![]() |
OPE 2022: Propostas |
![]() |
![]() |
Primeiras mobilidades do projeto @t Europe - Islândia - AEM | |
![]() |
Depois de todas as dificuldades decorrentes da pandemia Covid-19, o nosso
projeto KA101 – Ensino Escolar, financiado pelo projeto Europeu Erasmus+,
finalmente teve início. Os primeiros dois participantes – professores João
Chambel e Clementina Borrego encontram-se neste momento a
frequentar o curso “Structured
Educational Visit to Schools & Training Seminar in Iceland" do dia 13 ao dia
19 de março. O curso combina encontros pedagógicos em escolas, seminários, workshops e projetos de campo “Context4Content” com o objetivo de conhecer sítios de interesse natural, histórico e cultural. |
![]() |
OPE 2022: Fase de perfeiçoamento das propostas |
![]() |
![]() |
Linhas de apoio do AEM | |
![]() |
Cada vez mais nos apercebemos que vivemos tempos e desafios que
solicitam da escola uma abrangência de respostas para as quais, muitas
vezes, não estamos familiarizados… nem, porventura, totalmente
preparados! Neste sentido, o Agrupamento de Escolas de Montijo criou duas Linhas de Apoio para os quais solicitamos a vossa atenção: Linha de Apoio ao ALUNO: conta.comigo@aemontijo.pt Por vezes, os nossos alunos/filhos estão a viver momentos difíceis/complicados/perturbadores (pessoais, doenças, problemas familiares, dúvidas sobre a sua pessoa e os seus sentimentos…). Nestes momentos, uma “voz” que os escute… e anime pode fazer a DIFERENÇA. Do outro lado, terá ALGUÉM que lhe responderá e com ele conversará (via TEAMS ou presencialmente)!... Linha de Apoio ao ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO: conte.connosco@aemontijo.pt Caso considere que beneficiaria de orientação/ conversar um pouco com ALGUÉM de modo a suavizar algum momento que se encontre a viver ou a refletir com ALGUÉM sobre algum problema, ouvindo uma opinião especializada… não hesite!... Linhas de Apoio criadas fruto da articulação de diferentes serviços/estruturas do Agrupamento (Direção do AEM, Projeto de Educação para a Saúde, Centro de Apoio à Aprendizagem e Serviço de Psicologia do Agrupamento). |
![]() |
|
![]() |
Escolas Ubuntu - Mensagem de Paz | |
![]() |
Hoje, a EB D. Pedro Varela uniu-se às
#EscolasUbuntu
num gesto de apelo à Paz na Ucrânia! Por volta das 12h, enquanto membros comunidade Ubuntu, num gesto simbólico, alunos e professores fizeram um minuto de silêncio pela paz na Ucrânia e desenharam a palavra paz, com nossos alunos e professores. Veja como foi por todo o país, clicando aqui. |
![]() |
|
![]() |
OPE - Novas datas |
![]() |
![]() |
Entrega dos Diplomas do Concurso DIEP 2021- Dia Internacional da Educação nas Prisões | |
![]() |
Realizou-se, no dia 21 de fevereiro, no Estabelecimento Prisional do Montijo, a
cerimónia de entrega de diplomas de reconhecimento dos alunos que alcançaram o
1.º lugar no
Concurso DIEP 2021-
Dia Internacional da Educação nas Prisões,
promovido pela
APEnP (Associação Portuguesa
de Educação nas Prisões). Os participantes visionaram o vídeo com o trabalho vencedor. Os docentes ofereceram um estojo a cada aluno participante. |
![]() |
Semana Ubuntu da Empatia | |
![]() |
De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão
associar-se à iniciativa‘Semana Ubuntu da Empatia’. O Agrupamento de Escolas de Montijo está empenhado em participar nesta “revolução de empatia” e desafia cada um de vós a “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”. |
![]() |
Regras de Isolamento - COVID19 | ||||
![]() |
Partilhamos com toda a Comunidade Educativa as novas Regras de Isolamento. | |||
Norma atualizada |
![]() |
Novas regras de isolamento |
![]() |
|
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2022 | ||||
![]() |
O OPE está de volta, pelo sexto ano consecutivo! Os estudantes do 3.º
ciclo do ensino básico do nosso agrupamento vão poder decidir o que
querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia,
reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um
processo democrático que acontece em cada escola. Para obter mais informações consulta o site do OPE: https://opescolas.pt/ |
|||
Cartaz de Abertura OPE 2022 |
![]() |
Cronograma da OPE 2022 |
![]() |
|
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2022 |
![]() |
![]() |
Encontro de partilhas MAIA do AEM |
![]() |
![]() |
Concurso: "Giotto és tu" | |
![]() |
A Unidade Especializada da EB da Liberdade obteve o 2.º Lugar do
Concurso: "Giotto és tu" 2021, com o tema: “Inclusão
Social”. Parabéns! Veja as fotos dos outros trabalhos vencedores em: https://giottoestu.pt/vencedores-2021/ |
![]() |
Edição especial - Constituição da República Portuguesa | |
![]() |
Partilhamos com toda a Comunidade Educativa a Edição Especial da Constituição da República Portuguesa. |
![]() |
|
![]() |
Novas regras de Isolamento - COVID 19 | |
![]() |
Partilhamos com toda a Comunidade Educativa as novas regras de Isolamento devido à COVID19. |
![]() |
|
![]() |
Horário do bar | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, por motivo da existência de Assistentes Operacionais a cumprir Isolamento Profilático, devido à Covid 19, o bar passará a funcionar apenas no período da manhã, até às 13h. |
A direção | |
![]() |
Informação - Portão Norte | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, por motivo da existência de Assistentes Operacionais a cumprir Isolamento Profilático, devido à Covid 19, a portaria norte encontra-se encerrada, por tempo indeterminado. |
A direção | |
![]() |
Eco Escolas | |
![]() |
A Equipa Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Montijo vem apelar a
toda a comunidade para a entrega do vosso lixo Elétrico e Eletrónico de
todas as dimensões, incluindo lâmpadas, pilhas ou baterias em fim de
vida na Escola Básica D. Pedro Varela para que o Nosso e o Vosso Futuro
seja o mais responsável e sustentável possível. Compete a cada um de nós, com pequenas ações, contribuir para a mudança. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo! |
![]() |
Avaliação do 1.º período | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao primeiro período, dos 1.º ciclo, 2.º ciclo e
3.º ciclo. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
![]() |
Pautas do 1.º ciclo | |
![]() |
Informam-se os pais e Encarregados de Educação dos alunos de 1.º ciclo,
que as pautas de avaliação do 1.º período serão afixadas apenas na
escola sede - EB D. Pedro Varela -, onde poderão ser consultadas
fisicamente a partir do início da tarde de dia 23 de dezembro de 2021. Mais se informa que, nas mesmas, não constam os nomes dos alunos, mas sim os números dos alunos na turma e os respetivos números de processo, devido à proteção de dados. As avaliações estarão também disponíveis no GIAE. |
A direção | |
![]() |
Votos de Boas Festas |
![]() |
![]() |
Informação - Escola de Acolhimento | |
![]() |
Informam-se os pais e encarregados de educação que, no AE Montijo, os
estabelecimentos de ensino que acolherão os filhos ou outros dependentes
a cargo de trabalhadores cuja mobilização para o serviço ou prontidão
obste a que prestem assistência aos mesmos na sequência da suspensão das
atividades letivas até 7 de janeiro, e que sejam profissionais nos
serviços previstos na Portaria n.º 25-A/2021, serão a EB Ary dos Santos
(pré-escolar e 1.º ciclo) e a EB D. Pedro Varela (2.º e 3.º ciclos). Para usufruírem deste apoio, devem os pais e encarregados de educação solicitá-lo por e-mail à direção (direcao@aemontijo.pt) com antecedência de 48h, apresentando em anexo: -Documento que comprove a sua atividade profissional e do cônjuge /companheiro; -Documento que comprove o horário de trabalho a cumprir (por ambos se for o caso) e a impossibilidade de trabalharem em turnos compatíveis com a guarda da criança, conforme orientações do Ministério da Saúde; -Devem ainda informar qual o horário de acolhimento necessário, os dias em que essa resposta é necessária, e se pretendem serviço de refeição. |
A Direção | |
![]() |
Aviso de abertura de Candidaturas ao abrigo do Projeto Erasmus+ KA101 @t Europe - fase 2 | |
![]() |
Declara-se aberto, até ao dia 9 de janeiro, o período de candidatura à
participação no projeto ERASMUS+ KA101 - fase 2 Os interessados devem ler atentamente o documento, para a tomada de conhecimento dos cursos propostos e objetivos das mobilidades disponíveis para candidatura, assim como dos critérios de seleção dos participantes. |
![]() |
|
![]() |
Projeto e-Bug | |
![]() |
Na próxima 5.ª
feira, dia 9 de dezembro, pelas 10h45m, terá lugar na EB D. Pedro
Varela cerimónia nacional de lançamento do projeto-piloto:
e-Bug – Escolhas Certas em Saúde,
Construir o Futuro. O Projeto e-Bug PT é uma iniciativa liderada pela Direção-Geral da Saúde, em Parceria com a Direção-Geral da Educação, INFARMED, I.P, e The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway, e que tem por objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade, através da implementação de uma plataforma educativa (e-Bug https://www.e-bug.eu/), desenvolvida pelo Public Health England e gerida num consórcio internacional de que a DGS é parceira, destinada a crianças e jovens dos 5 aos 18 anos. A iniciativa e-Bug PT, financiada através do EEA Grants Portugal https://www.eeagrants.gov.pt/pt/, visa dotar todas as escolas portuguesas com esta ferramenta, centrando nos/as docentes e outros/as educadores/as a utilização e disseminação destes recursos pedagógicos junto das crianças e jovens e, deste modo, promover a saúde do/a Cidadão/ã e a prevenção da resistência aos antibióticos, através de escolhas mais informadas e adequadas em saúde. O Projeto agora lançado acolherá na fase-piloto dez Agrupamentos de Escolas, em várias regiões do país, sendo esperada a sua disseminação e expansão em todas as Escolas e território nacional, a partir de 2023. Devido à situação de calamidade no país, o número de convidados presentes neste dia foi reduzido. Assim, para que todos possam assistir à cerimónia, caso o pretendam, esta irá ser transmitida em direto, via streaming, através do Youtube e Facebook da DGS, cujo acesso se fará através do link: https://www.youtube.com/user/dgsportugal . |
![]() |
Academia Digital para Pais | |
![]() |
Venha aprender a ajudar o seu filho na utilização das tecnologias digitais, pois
torna-se fundamental que os Pais e Encarregados de Educação consigam acompanhar
os seus filhos na sua utilização segura, assim como das redes e da
Internet, adquirindo competências digitais. Ainda há vagas para mais uma formação da Academia Digital para Pais (4 x 2 horas = 8 horas) que se inicia segunda-feira, dia 13 de dezembro. Contacte com a EB D. Pedro Varela (212 326 160) e deixe o seu contacto (nome e n.º telemóvel/fixo). |
![]() |
Greve Nacional da Administração Pública | |
![]() |
Devido à Greve Nacional da Administração Pública, informamos
que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada. |
![]() |
|
![]() |
Montijo Hoje | |
![]() |
Na publicação MONTIJO HOJE surgem diversas referências ao AE Montijo e a docentes do mesmo, pelo que partilhamos a mesma com toda a comunidade educativa! |
![]() |
|
![]() |
Academia Digital para Pais | |
![]() |
O Agrupamento de Escolas de Montijo integra este projeto de capacitação digital,
na sua segunda edição, dedicado à comunidade escolar. O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direcção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. Numa fase de acentuada transição digital da sociedade, em que as escolas se encontram envolvidas em processos de modernização tecnológica, torna-se fundamental que os pais e encarregados de educação consigam acompanhar os seus filhos numa utilização segura das tecnologias digitais, das redes e da Internet. Desta forma, pretende-se que as famílias desenvolvam atitudes críticas, refletidas e responsáveis no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, que desenvolvam competências de pesquisa e de análise de informação disponível na Internet e que melhorem as capacidades de comunicar de forma adequada, aquando da utilização de meios e de recursos digitais. Mais informação como aderir a este projeto junto das Escolas do Agrupamento. |
![]() |
Dia mundial do combate ao bullying | |
![]() |
Dia mundial do combate ao bullying! Hoje e todos os dias!! A denúncia ajuda a combater! |
![]() |
|
![]() |
Projeto: Escolas pelo ambiente |
![]() |
![]() |
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar (horário n.º 46) | |
![]() |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de
junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável,
publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três
dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação
de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no
Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2021/2022 (18
horas). Consulte o Aviso de Abertura e o o Modelo de Portefolio no separador: Contratação de Escola . |
![]() |
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar (horário n.º 45) | |
![]() |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de
junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável,
publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três
dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação
de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no
Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2021/2022. Consulte o Aviso de Abertura e o o Modelo de Portefolio no separador: Contratação de Escola . |
![]() |
Formulário do ASE | |
![]() |
O Boletim de Candidatura ao ASE poderá ser entregue em mão na secretaria
ou por via e-mail, através do endereço: matriculas@aemontijo.pt. |
![]() |
|
![]() |
|
|
![]() |
Celebração do Dia Europeu do Desporto na Escola: https://padlet.com/josezito23/a0a25fa7jdp7z1qj |
![]() |
INFORMAÇÃO SOBRE O CALENDÁRIO ESCOLAR - Início das aulas na EB D. Pedro Varela a 23 SET 2021 | |
![]() |
Prezadas Encarregadas de Educação e Prezados
Encarregados de Educação. Com o início deste ano letivo, somos tomados pela alegria em testemunharmos a substituição dos antigos pavilhões pré-fabricados da EB D. Pedro Varela, consolidando-se uma tão desejada requalificação da nossa escola e do espaço que serve crianças e jovens desta comunidade. O processo de substituição dos antigos pavilhões iniciou com o compromisso do empreiteiro de que a sua concretização final seria em calendário compatível com o início das atividades letivas globalmente fixado para o nosso território. No entanto, em virtude da natureza e dimensão da empreitada, fomos informados pela autarquia, em sede de reunião de obra ocorrida no dia ontem, de que o empreiteiro responsável pela sua execução ainda se encontra em fase de concretização de trabalhos, o que representa, com muito lamentar nosso, a necessidade de revisão da data de entrega da obra e, por consequência, o início do calendário escolar e suas atividades. |
Tomados pela consciência de que o
prazo de entrega da obra e abertura definitiva da escola para a
comunidade está fixado para o dia 23
de setembro, compete-nos, em respeito
pela vida pessoal e familiar das inúmeras famílias e crianças/jovens que
acompanhamentos, demonstrar o nosso total compromisso para que no dia
acima indicado estejamos, juntos e unidos a dar entrada ao início de um
ano letivo e respetivas atividades, particularmente sob um contexto de
escola muito especial e que nos alegra. Portanto, informamos toda a comunidade escolar que o início das atividades letivas/aulas para todos os anos de escolaridade do 2.º e 3.º ciclos irá ter lugar no próximo dia 23 de setembro de 2021, tendo por referência os horários já comunicados e que se encontram afixados para consulta. Mais se informa, que todas a senhas de refeição adquiridas para os dias 20 a 22 de setembro irão transitar para os dias e semanas posteriores. Agradecemos a vossa compreensão e apoio para esta grande conquista. No dia 23 de setembro estaremos juntos a iniciar um ano letivo repleto de conquistas e sucessos pelos nossos alunos e professores. |
|
A Diretora Alexandra Santana Caeiro |
|
![]() |
Manuais de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Física
|
|
![]() |
Em relação aos manuais de
Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Física,
para os quais não houve emissão de vouchers, os mesmos serão
disponibilizados nas respetivas salas de aula, para utilização pelos
alunos sempre que necessário. O Encarregado de Educação não necessita de adquirir os manuais destas disciplinas. |
A Direção | |
![]() |
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2021/2022 | |
|
Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários
escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos . |
![]() |
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo - Atualização | |
![]() |
Informam-se os Encarregados de Educação de todas as crianças do 1.º
ciclo do AE Montijo que podem, a partir do dia 9 de setembro de 2021,
dirigir-se às papelarias Anjo
(crianças das EB J. Almeida e Liberdade) ou
Salvador (crianças das EB Ary dos Santos,
Caneira e L. Camões), para levantamento de material escolar no valor de
25€, verba esta atribuída pela CM Montijo, para esse efeito, neste ano
letivo. Solicita-se que esse levantamento seja efetuado até final do mês de outubro de 2021. |
A direção | |
![]() |
Informação | |
![]() |
Informam-se os pais e EE das crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, que
contamos afixar, até final desta semana, nos nossos
estabelecimentos, as listagens de grupos /turmas para o ano letivo
2021/22, que terá o seu início em 17 de setembro, também já com
os refeitórios em funcionamento. Tal como em 2020/21, e devido à necessidade de continuar a desfasar horários de entrada, almoço, intervalo e saída, as atividades letivas do pré-escolar decorrerão entres 8.45h e as 14.45h, a do 1º e 2º ano entre as 9.00h e as 15.00h, e a do 3º e 4º ano entre as 9.30h e as 15.45h. Junto das listagens das turmas será afixada a calendarização de reuniões a realizar, em grupos reduzidos, entre os dias 14 e 16 de setembro para novos alunos (e também quando há mudança no professor da turma), que servirão de apresentação e onde serão prestadas as informações necessárias sobre o funcionamento das escolas. Devido à pandemia e às limitações de espaço apenas será permitida a presença nessas reuniões de um adulto, preferencialmente o Encarregado de Educação, e da criança, apelando-se ao cumprimento desta indicação e à compreensão face à mesma. |
A direção | |
![]() |
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis | ||
![]() |
Informa-se que, entre os dias 9 e 14 de setembro, os Encarregados de Educação
dos alunos cujos educandos possuam vouchers de
manuais escolares
reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar
da EB D. Pedro Varela, segundo escalonamento. Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel. Mais se informa que as turmas já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, podendo também ser consultadas na plataforma GIAE (https://aemontijo.giae.pt/index.html). |
|
Consulte o escalonamento da entrega de manuais |
![]() |
|
![]() |
Mensagem da Diretora do AE Montijo | |
![]() |
Enquanto Diretora do AE Montijo, venho junto de toda comunidade escolar
expressar o desejo de que o ano letivo que agora começa possa decorrer
da melhor forma possível, dentro de um contexto que sabemos continuar a
ser muito exigente, desafiante e difícil. Manifesto junto de todos a minha total disponibilidade para uma permanente colaboração e articulação, pois só unindo esforços e trabalhando todos no mesmo sentido, de uma forma colaborativa e cooperativa, será possível vencer os desafios a enfrentar, e superá-los. De toda a comunidade educativa, o que espero e desejo ter é o empenho, a participação cívica e os saberes e capacidades de cada um colocados ao serviço de todos, exercendo cada um de nós o seu papel de uma forma responsável e construtiva, visando acima de tudo uma escola inclusiva e marcante, pela positiva, nas vidas dos nossos alunos. Bom ano letivo para todos! |
Um abraço, A Diretora do AE Montijo Alexandra Santana Caeiro |
|
![]() |
Informação sobre vouchers para manuais escolares - Atualização | |
![]() |
Ultrapassados os problemas técnicos que existiam, informam-se todos os
EE que já é possível a emissão de vouchers para os manuais escolares na
plataforma MEGA. Mais se informa que, no caso de terem manuais reutilizáveis atribuídos, devem aguardar informação sobre as datas em que os mesmos poderão ser levantados na EB. Pedro Varela. Essa informação será publicada neste mesmo local. |
A direção | |
![]() |
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo | |
![]() |
Informamos que a CMM nos comunicou que atribuirá este ano um subsídio de
25€ a todos os alunos do 1.º ciclo do concelho, independentemente do
escalão de abono de família, para aquisição de material escolar, mas
essa verba ainda não nos foi disponibilizada, pelo que os pais e
encarregados de educação devem aguardar indicações nesse sentido por
parte dos docentes. Solicita-se, pois, aos pais e encarregados de educação que receberam diretamente da CMM uma informação no sentido de se dirigirem ao Agrupamento para este efeito, que não o façam, dado aguardamos a transferência da verba em causa. |
A direção | |
![]() |