Descrição |
Objetivos |
Álbum |
||
2017 /18 |
Jornal da turma EFA B1 |
Jornal onde os alunos do EFA B1 partilham trabalhos e informações de atividades desenvolvidas ao longo do ano, quer na turma, quer a nível do Estabelecimento Prisional. Tem rubricas como receitas e passatempos. É um jornal trimestral. |
Promover hábitos de leitura; |
|
Livro de turma EFA B1 |
Livro criado com a intenção de dar a conhecer melhor os alunos do EFA B1 do Estabelecimento Prisional do Montijo. |
Trabalhar as relações interpessoais; |
||
Exposição LIBERTAM-SE AS PALAVRAS na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva. |
Os alunos produziram vários trabalhos de poesia durante as aulas de Linguagem e Comunicação (EFA B2 e EFA B3). |
Promover hábitos de leitura; |
||
Concurso internacional de Sardinhas de Lisboa |
Os alunos pintaram sardinhas e participaram no concurso SARDINHAS FESTAS DE LISBOA promovido pela EGEAC |
Desenvolver o espírito crítico, a autonomia, o sentido de responsabilidade e a
capacidade de intervir; |
|
|
Exposição MEMBRANOFONES COM ARTE (Batucando) |
Os alunos desenharam e pintaram um dos bombos que fez parte da exposição MEMBRANOFONES COM ARTE. |
Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa, resolução de problemas e tomadas de decisão |
||
Exposição “Azulejaria e Lavores” da Universidade
Sénior do Montijo |
Os alunos pintaram os manequins (bustos) de cartão que serviram de suporte a trajes. |
Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa, resolução de problemas e tomadas de decisão. |
||
Festa de final de ano/Entrega de certificados e diplomas |
Apresentação da peça de teatro trabalhada durante o ano letivo. |
Trabalhar as relações interpessoais; |
||
2018 /19 |
Jornal da turma EFA B1 |
Jornal onde os alunos do EFA B1 partilham trabalhos e informações de atividades desenvolvidas ao longo do ano, quer na turma, quer a nível do Estabelecimento Prisional. Tem rubricas como receitas e passatempos. É um jornal trimestral. |
Promover hábitos de leitura; |
|
Correspondência Natalícia |
Os alunos elaboraram postais de Natal. |
Promover a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. |
||
Exposição de trabalhos relativos ao Natal |
Os alunos construíram, em Origami, figuras alusivas ao Natal e decoraram-nas; |
Promover a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa,
criatividade e autonomia. |
||
Dia dos Afetos | Os alunos decoraram corações para fazerem parte da exposição do agrupamento sobre o tema “ O afeto é…” | Promover a afetividade, a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. |
|
|
Exposição de trabalhos relativos ao Dia dos Namorados | Os alunos construíram, em Origami, figuras alusivas ao Dia dos Namorados e decoraram-nas. | Promover a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. |
|
|
“Porquê Reciclar?" |
Sessão de esclarecimento, sob o tema “Porquê Reciclar?" dinamizada pela Dra. Ana Vanessa Gingeira, da Casa do Ambiente |
Alertar os alunos para a importância da reciclagem. Promover modos de vida mais simples e sustentáveis. |
![]() |
|
“AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO” |
Participação na exposição com um Bombo pintado por alunos do EP. | Promover a cidadania e a defesa do património azulejar português. |
![]() |
|
Dia Internacional da Biodiversidade |
Os alunos elaboraram Tsurus (pássaros feitos em origami) para posterior construção de um mobile a entregar à Casa do Ambiente. Também fizeram “um minuto de silêncio”, em simultâneo com as escolas e turmas do Agrupamento, no referido dia, pelas onze horas. |
Trabalhar a importância da biodiversidade para a vida, sobretudo em contexto de
adaptação às alterações climáticas. Relembrar a urgência de adotar comportamentos e modos de vida mais simples e sustentáveis. |
![]() |
|
Escrita Criativa Inter-Prisões 2018: “Na volta do correio, a tua carta” | Concurso literário promovido pela DGRSP em colaboração com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito do protocolo entre o Ministério da Justiça e o Ministério da Cultura. | Promover a leitura e a escrita em meio prisional. |
![]() |
|
#plasticoamais | Os alunos da turma EFAB3 Iniciação elaboraram um painel alusivo ao tema Dia Mundial dos Oceanos comemorado no dia 8 de junho |
Encorajar nas consciências pessoais, ações e compromissos para reduzir o
plástico de uso único; Ver link: www.unescoportugal.mne.pt/pt/noticias/dia-mundial-dos-oceanos-2019-juntos-podemos-proteger-e-renovar-o-nosso-oceano |
![]() |
|
2019/ 20 |
Trabalhos dinamizados no âmbito do Dia Internacional da Paz (21 de setembro). |
Os alunos construíram Pombas da Paz em Origami e decoraram-nas, para elaboração
de mobiles alusivos ao Dia Internacional da Paz. |
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data; - Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. |
![]() |
DIEP 2019 Mural construído no âmbito do Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro) |
Os alunos construíram de um mural, com reflexões sobre a importância da
educação/formação em contexto prisional. Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis. O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões) e também ao da EPEA (European Prison Education Association). |
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data; Pretende-se com esta iniciativa que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões. |
![]() |
|
HALLOWEEN |
Na área de competência chave de Inglês, os alunos das turmas EFA desenvolveram
atividades de compreensão de texto e realizaram exercícios de vocabulário em
sala de aula. Os alunos aderiram com empenho às atividades propostas |
- Desenvolver o
conhecimento da cultura inglesa;
|
![]() |
|
DIA INTERNACIONAL DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS |
Na área de competência chave de Cidadania e Empregabilidade os alunos das turmas
EFA desenvolveram atividades exploração dos artigos da Declaração Universal dos
Direitos Humanos. |
- Compreender a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos; |
![]() |
|
Natal |
Decoração de uma árvore de Natal (solicitado ao EP) com sólidos geométricos
construídos e decorados nas aulas de MV, com a colaboração dos restantes
docentes; |
- Enriquecer o currículo dos alunos; |
![]() |
|
VISITA DA ESCRITORA MARIA SARAIVA DE MENEZES ( |
Na área de competência chave de Linguagem e Comunicação, os alunos das turmas
EFA desenvolveram atividades de compreensão e leitura de várias histórias do
livro “História numa Garrafa”. |
- Desenvolver o gosto pela leitura. - Adquirir, interiorizar e automatizar os processos que permitem a decodificação do texto |
![]() |
|
DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO ( |
- Decoração da parede do corredor de acesso às salas, com uma exposição em
cartolinas de depoimentos de sobreviventes dos campos de concentração; |
- Enriquecer o currículo dos alunos; - Promover a partilha e o respeito pelos outros; - Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. - Sensibilizar para o conhecimento da História mundial. |
![]() |
|
DIA DOS AFETOS (11 de fevereiro) DIA DE SÃO VALENTIM ( |
- Decoração de corações onde foram escritas frases/versos alusivas ao tema: “Dia
dos Afetos”. Exposição no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento
Prisional e na Escola Básica D. Pedro Varela. |
- Enriquecer o currículo dos alunos; - Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos; - Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar; - Desenvolver o conhecimento da cultura inglesa. |
![]() |
|
SESSÃO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ( |
Sessão de esclarecimento, sob o tema “Alterações Climáticas" dinamizada pela Dra. Ana Vanessa Gingeira, da Casa do Ambiente. |
- Sensibilizar os alunos para a problemática das alterações climáticas. - Promover modos de vida mais sustentáveis. |
![]() |
|
CERIMÓNIA DE ENTREGA DA DIPLOMAS DOS 1º PRÉMIOS ALCANÇADOS NOS CONCURSOS DIEP
(NACIONAL) E IDEP (EUROPEU) ( |
Realizou-se no Estabelecimento Prisional do Montijo a cerimónia de entrega de
diplomas de reconhecimento dos formandos
que desenvolveram o mural alusivo ao Dia Internacional da Educação nas Prisões e
que alcançou o primeiro prémio nos concursos DIEP e IDEP. |
- Nas palavras de cada um dos intervenientes foi valorizado o empenho dos
envolvidos. Reconheceu-se a importância do prémio alcançado e que a aposta na
educação/formação em contexto prisional pode contribuir para uma melhor
integração na sociedade.
|
![]() |
|
DIA DO Pi ( |
- Do dia 9 de março ao dia 12 de março os alunos dos Cursos EFA Prisional
construíram materiais alusivos ao Dia do Pi que se celebra no dia 14 de março,
os mesmos foram expostos no corredor de acesso às salas de aula do
Estabelecimento Prisional. |
Enriquecer o currículo dos alunos; |
![]() |
|
2020/ 21 |
COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL NO EPM |
As turmas EFA B2 e B3 do Estabelecimento Prisional do Montijo realizaram uma
exposição sobre o 25 de abril de 1974, no corredor de acesso às salas de aula,
no âmbito da Área de Competência Chave de Cidadania e Empregabilidade, com a
colaboração das áreas de Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e
Tecnologias da Informação e Comunicação. |
![]() |
|
DIA 17, 18 e 19 de maio |
Todas as áreas de competência chave colaboraram no desenvolvimento das
atividades inerentes ao Concurso
Sardinhas 2021- “Sardinhas Festas de Lisboa 21” “10 anos, 10 sardinhas”.
Este concurso era dirigido a todos os portugueses e estrangeiros,
residentes e não residentes em Portugal. |
- Participar em concursos de âmbito nacional e internacional; - Desenvolver trabalho de equipa, cooperação e criatividade; |
![]() ![]() |
|
DIA 10 de junho |
Na unidade de competência chave de Cidadania e Empregabilidade e com a
colaboração das restantes áreas, os alunos das turmas EFA desenvolveram
atividades de pesquisa relacionadas com
este tema. |
- Compreender a valorização do património cultural e do multiculturalismo. - Desenvolver trabalho de equipa, cooperação e criatividade; |
![]() |
|
2021/ 22 |
DIEP 2021 |
Debates com os formandos sobre a importância do acesso da população reclusa à
educação/formação. Elaboração de ilustrações de base ao trabalho final. Transcrição das reflexões relativas à temática educação/formação em contexto prisional, para as folhas base. Recolha de testemunhos em vídeo das Diretoras do EPM e do AEM, do Chefe Principal do Corpo de Guarda Prisional do EPM e de ex-alunos que frequentaram as aulas EFA. Criação de um Álbum Digital com todo o material anteriormente referido. O DIEP transformou-se num sucesso a partir do momento em que houve uma tomada de consciência por parte dos alunos, que a educação/formação pode ser uma mais-valia para o seu futuro. Também a importância do papel dos docentes neste contexto, foi amplamente reconhecida. Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis. |
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data;
|
Trabalhos dos alunos:![]() |
DIEP 2021 (13 de outubro) |
O Álbum Digital, enviado para o Concurso DIEP,
promovido pela APEnP,
(Associação Portuguesa de Educação nas Prisões), alcançou o 1º lugar. De acordo com o estipulado no concurso, o prémio atribuído compreende a inscrição gratuita no I Congresso Internacional da APEnP (UTAD, 11-13 abril 2022), de um elemento responsável pela atividade, com vista à sua apresentação no evento. |
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data; - |
![]() |
|
Notícia - Revista MONTIJO HOJE - nº 41 | Saiu no dia dez de novembro um artigo sobre educação em contexto prisional, na revista Montijo Hoje com as entrevistas à professora Cristina Guerreiro, a um ex aluno já em liberdade e a um aluno da turma EFA B3 iniciação.Saiu no dia dez de novembro um artigo sobre educação em contexto prisional, na revista Montijo Hoje com as entrevistas à professora Cristina Guerreiro, a um ex aluno já em liberdade e a um aluno da turma EFA B3 iniciação. |
- Sensibilizar para a
importância do ensino em contexto prisional; |
![]() |
|
REPORTAGEM SOBRE O ENSINO EM CONTEXTO PRISIONAL- Jornal O SETUBALENSE |
Na terça-feira, dia 7 de dezembro, uma estudante do Mestrado de Jornalismo
assistiu às aulas de Linguagem e Comunicação da professora Cristina Guerreiro,
com o objetivo de desenvolver uma reportagem ambiente acerca do seu trabalho em
contexto prisional. A reportagem que apresenta os testemunhos da professora e dos alunos das turmas EFA, foi publicada no Jornal “O Setubalense”, de dia 13 de dezembro. |
- Sensibilizar para a importância do
ensino em contexto prisional; |
![]() |
|
DIA DOS AFETOS 14 de fevereiro |
- Construção (origami) e decoração de corações onde foram escritas frases/versos
alusivos ao tema: “Dia dos Afetos”. Exposição no corredor de acesso às salas de
aula do Estabelecimento Prisional. |
- Enriquecer o currículo dos alunos; - Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos; - Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar; - Promover a partilha e o respeito pelos outros; - Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia; - Desenvolver o conhecimento da cultura inglesa. |
![]() |
|
MULHER |
- Interpretação de textos, notícias, reportagens, publicidade e imagens sobre o
tema Mulher. |
- Enriquecer o currículo dos alunos; - Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar; - Promover a partilha e o respeito pelos outros; |
![]() |
|
DIREITOS DA CRIANÇA junho |
- Seleção e análise de alguns artigos da Declaração dos Direitos da Criança
(inglês); ; - Pintura de um Mural alusivo ao tema, exposto no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional. |
- Enriquecer o currículo dos alunos; - Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. |
![]() |
|
PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA |
- Na área de Inglês e TIC, os alunos das turmas EFA do EPM, realizaram pesquisa
e seleção de informação relativa aos Países de Língua Inglesa. -Exposição dos trabalhos realizados, no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional. |
- Enriquecer o currículo dos alunos;
|
![]() |
|
2022/ 23 |
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de outubro |
Os alunos refletiram sobre textos referentes ao dia Mundial da Alimentação, onde
foram debatidos temas tais como: o porquê de o dia ser celebrado a 16 de
outubro; o objetivo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e
Agricultura (FAO); a transformação dos sistemas alimentares; o que podemos nós
fazer? Também foram interpretados gráficos circulares e de linha alusivos ao
tema em questão. Os alunos refletiram ainda sobre as causas e soluções possíveis
para a fome a nível mundial com base nos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da ONU com a criação de um glossário e preenchimento de um esquema. Os alunos construíram pirâmides em cartolina, onde foram coladas imagens nos diferentes grupos de alimentos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os nomes dos respetivos alimentos foram escritos em Inglês. Os trabalhados elaborados foram expostos no corredor de acesso às salas de aula. |
-
Enriquecer o currículo dos alunos; - Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos; - Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar; - Promover a partilha e o respeito pelos outros; - Alertar os alunos para a importância do Dia da Alimentação; - Promover modos de vida mais saudável. |
![]() |
Concurso DIEP 2022 |
–
Apresentação aos formandos da proposta de
desenvolvimento de
um projeto sobre o Dia
Internacional da Educação
nas Prisões; – Elaboração individual e em grupo, de reflexões relativas à temática discutida nas aulas. Definição do objetivo final do projeto. Organização, distribuição de tarefas e concretização do mesmo; O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões). |
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data; - Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais; - Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. - Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional; |
![]() |
|
DIA DOS AFETOS 14 de fevereiro |
- Construção (origami) e decoração de corações onde foram escritas frases
alusivas ao tema: “Dia dos Afetos”, em português e Inglês. Exposição dos
trabalhos na sede de Agrupamento. |
- Enriquecer o currículo dos alunos; - Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos; |
![]() |
|
Sessão de apresentação do filme 27 janeiro |
O Município de Montijo integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras
(AICE) e, consequentemente, a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras
(RTCE). O Município associou-se à celebração da 7ª edição do
Dia Internacional da Cidade Educadora,
com o lema “A Cidade Educadora, cidade de
paz e oportunidades”. Com esta celebração pretendeu-se mobilizar todos os
agentes sociais do município para que unam esforços para promover a paz, a
convivência, a solidariedade e a inclusão. O filme estará disponível nas páginas eletrónicas da CMM, do Agrupamento de Escolas de Montijo e da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões (APEnP). A atividade foi muito enriquecedora, na medida em que promoveu a motivação dos alunos e a valorização da educação em contexto prisional por parte de todos os presentes. |
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data; - Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais; - Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional; |
![]() ![]() |
|
VASCO DA GAMA TOASTMASTERS CLUB 7 a 28 de março |
No âmbito da área de Cultura, Língua e Comunicação e em articulação com as
restantes áreas de competência, surgiu a hipótese de proporcionar nas Turmas EFA
Básico, a possibilidade de desenvolver, com profissionais especializados,
competências de comunicação, ferramenta essencial e que muito pode ajudar os
alunos em contexto prisional. |
Os participantes neste programa estão a desenvolver competências de comunicação
e de liderança que poderão ser muito enriquecedoras para o seu futuro: |
![]() |
|
Dia Internacional da Matemática 14 de março |
Neste âmbito, nos dias 13 e 14 de março, em colaboração com os técnicos do
Laboratório de Aprendizagem do Montijo (Câmara Municipal do Montijo), os alunos
realizaram o preenchimento de planificações com canetas 3D para a construção de
diferentes sólidos geométricos. Os recursos incluíram ainda a utilização de
tablets e filamentos de várias cores. Estes sólidos serão utilizados nas aulas
de MCT de acordo com o previsto no referencial desta Área de Competência. |
- Enriquecer o currículo dos alunos; - Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos; - Promover o empenho, a motivação, a cooperação e a partilha; - Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. |
![]() |