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Ligação para aceder a Legislação escolar por
assuntos, temas e interesse de quem pesquisa. |
Despacho Normativo n.º 10-B/2018
Despacho normativo que
estabelece as regras para a organização do ano letivo nos
estabelecimentos públicos de educação. |
Decreto-Lei n.º 54/2018
Decreto da Inclusão - estabelece os princípios
e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa
responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de
cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de
aprendizagem e na vida da comunidade educativa. |
Decreto-Lei n.º 55/2018
Decreto da Flexibilidade e Autonomia
Curricular – estabelece o currículo, os princípios orientadores da sua
conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a
garantir que todos os alunos alcancem as competências previstas no
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. |
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Portaria n.º 223-A/2018
Procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico
previstas no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei
n.º 55/2018,
de 6 de julho. |
Decreto-Lei n.º 139/2012
Diploma estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos
currículos, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a
desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento do currículo dos
ensinos básico e secundário.
(para anos fora da Flexibilidade Curricular) |
Despacho Normativo n.º 1-F/2016
Regulamenta o regime de avaliação e certificação das aprendizagens
desenvolvidas pelos alunos do ensino básico, bem como as medidas de
promoção do sucesso educativo que podem ser adotadas no acompanhamento e
desenvolvimento das aprendizagens. |
Decreto-Lei n.º 176/2014
O presente decreto-lei determina a introdução
da disciplina de Inglês no currículo, como disciplina obrigatória a
partir do 3.º ano de escolaridade, bem como à definição da habilitação
profissional para lecionar Inglês no 1.º ciclo e à criação de um novo
grupo de recrutamento. |
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Dec.Lei 14-G/2020
Estabelece as medidas excecionais e
temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença
COVID-19 |
Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de
julho
Aprova os calendários, para o ano letivo de 2021-2022, dos
estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e
secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem
como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário |
Despacho Normativo n.º 10-A/2018
Despacho normativo que estabelece o regime de
constituição de grupos e turmas e o período de funcionamento dos
estabelecimentos de educação e ensino. |
Despacho n.º 8553-A/2020
Prevê a possibilidade de aplicação de medidas
de apoio educativas aos alunos que, de acordo com as orientações da
autoridade de saúde, devam ser considerados doentes de risco e que se
encontrem impossibilitados de assistir às atividades letivas e
formativas presenciais em contexto de grupo ou turma. |
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Lei n.º 51-2012 - Estatuto do Aluno e
Ética Escolar
Aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que estabelece os
direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário
e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos
restantes membros da comunidade educativa na sua educação
e formação, revogando a Lei n.o 30/2002, de 20 de dezembro. |
Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de
21 de fevereiro
O presente diploma regulamenta o sistema de
avaliação do desempenho do pessoal docente estabelecido no Estatuto da
Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico
e Secundário. |
Portaria n.º 266/2012 de 30 de agosto
O presente diploma regulamenta a
avaliação do desempenho docente dos diretores de agrupamentos de escolas
ou escolas não agrupadas, dos diretores dos centros de formação de
associações de escolas e dos diretores das escolas portuguesas no
estrangeiro nos termos previsto no Estatuto da Carreira Docente dos
Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e
Secundário. |
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