Informação sobre vouchers para manuais escolares - Atualização | |
Ultrapassados os problemas técnicos que existiam, informam-se todos os
EE que já é possível a emissão de vouchers para os manuais escolares na
plataforma MEGA. Mais se informa que, no caso de terem manuais reutilizáveis atribuídos, devem aguardar informação sobre as datas em que os mesmos poderão ser levantados na EB. Pedro Varela. Essa informação será publicada neste mesmo local. |
|
A direção | |
24 de agosto de 2021 |
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo | |
Informamos que a CMM nos comunicou que atribuirá este ano um subsídio de
25€ a todos os alunos do 1.º ciclo do concelho, independentemente do
escalão de abono de família, para aquisição de material escolar, mas
essa verba ainda não nos foi disponibilizada, pelo que os pais e
encarregados de educação devem aguardar indicações nesse sentido por
parte dos docentes. Solicita-se, pois, aos pais e encarregados de educação que receberam diretamente da CMM uma informação no sentido de se dirigirem ao Agrupamento para este efeito, que não o façam, dado aguardamos a transferência da verba em causa. |
|
A direção | |
16 de agosto de 2021 |
Informação sobre vouchers para manuais escolares | |
Informam-se todos os Encarregados de Educação que, devido a um problema
técnico cuja resolução não depende dos nossos serviços, ainda não é
possível a emissão de vouchers para manuais escolares. Mais se informa que, quando os mesmos estiverem disponíveis, essa indicação será dada neste mesmo site. |
|
A direção | |
16 de agosto de 2021 |
Publicitação do resultado do concurso externo para professor bibliotecário | |
Conforme previsto no ponto 6.1. do aviso de abertura de concurso externo para
professor bibliotecário, publicita-se o resultado desse procedimento em que se
registaram duas candidaturas: - A candidata Gabriela Reis, obteve uma classificação de 12,8 pontos; - A candidata Marisa Costa, obteve uma classificação de 35,0 pontos. Em conformidade com o estabelecido no ponto 6 do artº 11º da citada Portaria, o júri propôs à Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo que designasse para o cargo de professora bibliotecária da EB Caneira/ EB Joaquim de Almeida, a docente Marisa Costa. |
|
5 de agosto de 2021 |
Horário de funcionamento dos Serviços Administrativos | |
Informa-se que o horário de atendimento ao público dos Serviços Administrativos do AE Montijo durante o mês de agosto, será entre as 09.30h e as 12.30h. | |
3 de agosto de 2021 |
Avaliação do 3.º período - 1.º e 2.º ciclos | |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período dos
1.º e 2.º ciclos (1.º ao 6.º anos de escolaridade). Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
|
14 de julho de 2021 |
Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico | ||||
|
Informamos os Encarregados de Educação que, caso queiram candidatar-se
ao Apoio Social Escolar,
deverão preencher o Boletim e anexar os documentos necessários à
candidatura.
Em alternativa, poderá entregar na portaria da EB D. Pedro Varela. 2ª Fase – Início a 16 de setembro (por mail) |
|||
informação sobre os Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino
Básico |
Boletim de candidatura ao ASE 2021/22 | |||
02 de julho de 2021 |
Colocações 1.º ano e pré-escolar 2021-2022 | |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram afixadas, na EB da D. Pedro Varela, as listas de colocação do ensino pré-escolar e do 1.º ano para o próximo ano letivo. | |
01 de julho de 2021 |
Avaliação do 3.º período - 7.º e 8.º anos | |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período dos
7.º e 8.º anos de escolaridade. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
|
30 de junho de 2021 |
Avaliação do 3.º período - 9.º ano | |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período do
9.º ano. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
|
24 de junho de 2021 |
Matrículas 2021/2022 – 2.º e 3.º ciclos – Educação Moral e Religiosa Católica |
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a
aprendizagem dos grandes valores
da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da
consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética
sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade.
Visando, assim,
a formação de cidadãos livres,
responsáveis, autónomos e solidários. A partir do 5º Ano, a aula de EMRC tem a duração de 50 minutos por semana e está integrada no horário escolar dos alunos. |
Cartaz das Matrículas | Matrículas 2.º e 3.º ciclos | ||
A coordenadora de EMRC, Helena Marques |
|||
23 de junho de 2021 |
Matrículas 2021/2022 – 2.º Ano / 3.º Ano / 4.º Ano – Educação Moral e Religiosa Católica |
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários. A disciplina de EMRC permite: |
Cartaz das Matrículas | Matrículas 2.º ano | Matrículas 3.º e 4.º anos | |||
A coordenadora de EMRC, Helena Marques |
|||||
23 de junho de 2021 |
Informação sobre matrículas do 2.º ao 10.º ano | ||||||
Informa-se toda a Comunidade Educativa que os prazos previstos para
matrícula/renovação de matrícula para o próximo ano letivo são: - 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos - 10 a 16 de julho; - 8.º, 9.º e 10.º anos - 18 a 30 de junho. A renovação de matrícula é realizada no Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/#/portal/home Leia atentamente a Informação da direção. |
||||||
Matrículas e renovação de matrículas Informações para os Encarregados de Educação: |
Informação da DGEstE: | Informação da direção do AEM: | ||||
22 de junho de 2021 |
Encontro Nacional da EMRC - 2021 | |
Sob o lema “Esperança(Te)!”, realizou-se o Encontro
Nacional da EMRC que consistiu no Concerto falado com o cantor Fernando
Daniel, que para além de ter cantado também deu testemunho da
importância da disciplina na sua vida, e na apresentação dos trabalhos
elaborados pelos alunos de EMRC. Fica o link do vídeo final que reúne os contributos de alunos e escolas, de todo o país e também dos nossos alunos: https://youtu.be/p-8TNlDbf3Q Ao longo de quase uma hora é possível conhecer as diferentes realidades educativas e perceber a relevância da EMRC e a sua integração nas aprendizagens nos diferentes ciclos de ensino. Assim, só conduzidos pela Esperança, seremos capazes de transformar o nosso mundo. Juntos, fazemos mais e vamos mais longe! Vem e Vê… |
|
A coordenadora de EMRC, Helena Marques |
|
14 de junho de 2021 |
Ecoescolas - Hastear da Bandeira |
31 de maio de 2021 |
Encontro Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica |
Sob o lema
“EMRC…Esperança(Te)!”, e porque só conduzidos pela Esperança, seremos capazes de
transformar o nosso mundo, vai realizar-se no próximo dia
21 de maio, pelas 21 horas,
no Canal do Youtube do Educris, o
Encontro Nacional da EMRC. https://www.youtube.com/Educris/videos Será um momento em que juntos iremos festejar a Alegria de Ser EMRC. |
A coordenadora de EMRC, Helena Marques |
21 de maio de 2021 |
Matrículas para o ano letivo 2021 / 2022 - Pré-escolar e 1.º ano | |
Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino
Básico, para o ano letivo
2021/2022, decorrem entre os dias
15 de abril e 14 de maio. Este ano, mais uma vez, devido à Covid 19, o pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2021/2022. |
|
15 de abril de 2021 |
Orçamento Participativo das Escolas - Vencedor |
9 de abril de 2021 |
Selo Escolas eTwinning 2021 – 2022 | |
É com enorme alegria e entusiasmo que o Agrupamento de Escolas de
Montijo recebeu a notícia da atribuição do "Selo
Escola eTwinning 2021-2022". A Organização Nacional de Apoio (NSO) do eTwinning irá realizar, em outubro/novembro de 2021, uma cerimónia para entrega da placa e bandeira associadas a este reconhecimento. A lista das Escolas Portuguesas está disponível no website nacional (Selo de Escola eTwinning | eTwinning PT) e no Portal Europeu (Prémios “Selo de Escola eTwinning 2021 – 2022”). Parabéns aos docentes e alunos que fazem parte deste Projeto! |
|
A diretora | |
8 de abril de 2021 |
Informação - Reabertura do Portão Norte | |
Informa-se a Comunidade Educativa que o problema de avaria no sistema informático de leitura dos cartões eletrónicos dos alunos já foi resolvido e, por isso, a portaria norte já se encontra em funcionamento. | |
A direção | |
8 de abril de 2021 |
Informação - Encerramento do Portão Norte | |
Informa-se a Comunidade Educativa que, por motivo de avaria no sistema informático de leitura dos cartões eletrónicos dos alunos, a portaria norte encontra-se encerrada, por tempo indeterminado. | |
A direção | |
5 de abril de 2021 |
Avaliação do 2.º período - 2.º e 3.º ciclos | |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao 2.º período, dos 2.º e 3.º ciclos. Como a escola está encerrada no feriado e no fim-de-semana, apenas poderá ser consultada, nos próximos dias, através do GIAE. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
|
1 de abril de 2021 |
Avaliação do 2.º período - 1.º ciclo | |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao 2.º período do 1.º ciclo. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
|
31 de março de 2021 |
Orçamento Participativo das Escolas - Resultados |
26 de março de 2021 |
Orçamento Participativo das Escolas - Dia da Votação | |
Participa! Escolhe! Vota! Se és aluno do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Montijo, amanhã, dia 24 de março, vota no projeto de orçamento participativo para a tua escola. O formulário de eleição vai estar disponível, entre as 8h20 e as 18h00, em: https://padlet.com/site8/votacao |
|
23 de março de 2021 |
Orçamento Participativo das Escolas - Proposta A - Bancos em Madeira para o exterior | |
Projeto: |
|
8 de março de 2021 |
Orçamento Participativo das Escolas - Proposta C - |
||
Projeto: PROPOSTA C – Redes de Proteção (campo futebol piso em alcatrão) |
||
10 de março de 2021 |
Orçamento Participativo das Escolas - Proposta A - Bancos em Madeira para o exterior | |
Projeto: |
|
8 de março de 2021 |
Concurso - Criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares - Vencedor | |
A grande vencedora do Concurso é a aluna: Marisa 7.º B da EB D. Pedro Varela Parabéns! |
|
5 de março de 2021 |
Informação sobre Votação Logótipo Projeto "@t Europe" | ||
A Equipa Erasmus+ tem o prazer de anunciar que o Concurso para Criação
do Logótipo do Projeto "@t Europe" foi um verdadeiro sucesso. Foram
rececionadas mais de uma centena de propostas, elaboradas por alunos,
encarregados de educação e docentes, que connosco abraçaram este desafio
europeu, numa verdadeira demonstração de criatividade e talento! A
todos o nosso MUITO OBRIGADO! Dada a enorme qualidade dos trabalhos rececionados, o júri teve a difícil tarefa de selecionar apenas seis trabalhos finalistas... Agora, caberá a toda a Comunidade Educativa votar no logótipo vencedor, durante a semana de 1 a 5 de março, sendo os resultados dessa votação anunciados na semana seguinte. Clique aqui para aceder ao padlet, com os seis trabalhos finalistas, e vote no seu favorito. |
||
A Equipa Erasmus+ | ||
1 de março de 2021 |
Aperfeiçoamento das propostas do Orçamento Participativo das Escolas | |
25 de fevereiro de 2021 |
Orçamento Participativo das Escolas |
24 de fevereiro de 2021 |
Atividades de AECs - Sugestões de atividades | ||
A Banda Democrática 2 de Janeiro, entidade promotora das AEC no nosso
Agrupamento, disponibilizou à nossa comunidade educativa alguns vídeos
de Atividade Física e Desportiva, realizados ou propostos pelos
respetivos docentes. São esses vídeos que aqui se disponibilizam a essa mesma comunidade! Poderá aceder ao canal "ESTAMOSON Atividades de Enriquecimento Curricular" em: https://bit.ly/3aVus99 |
||
AFD 1 - Prof Nuno Carmo |
AFD 2 Professora - Dora Tavira |
|
AFD 6 - professora Cátia Fonseca |
AFD 7 professor - Ruben Santos |
|
22 de fevereiro de 2021 |
Apoio das propostas do Orçamento Participativo das Escolas | |
Consulta o Padlet:
https://padlet.com/site8/OPE e submete
os formulários das propostas que desejes apoiar.
Nota: Destina-se apenas aos alunos do 3.º ciclo! |
|
19 de fevereiro de 2021 |
Como me sinto - Checklist para jovens | ||
A situação de pandemia COVID 19 que vivemos está a afetar-nos a todos! Estamos
perante uma realidade que nos obrigou a que adotássemos novos comportamentos no
nosso dia-a-dia num curto espaço de tempo. Isto é tão válido para as crianças e
adolescentes, quanto é para os adultos. Por isso, é importante estar-se atentos
à Saúde Psicológica! Para tal, podemos utilizar a Checklist disponibilizada pela Ordem dos Psicólogos. Esta ferramenta poderá ajudar a refletir sobre o bem-estar psicológico das crianças e adolescente. Pode ser preenchida por Pais, Cuidadores ou Professores. Não existem respostas “certas” ou “erradas”, serve apenas para que se possa reconhecer e refletir sobre a forma como a criança ou adolescente tem estado a pensar, a sentir e a comportar-se, recentemente. ATENÇÃO: Os resultados desta Checklist não constituem, de forma alguma, uma avaliação ou diagnóstico psicológico. Servem apenas para o ajudar a pensar sobre a criança/adolescente. Independentemente dos resultados, se está preocupado com a Saúde Psicológica da criança ou adolescente, procure ajuda profissional – um Psicólogo pode ajudar (psicologia@aemontijo.pt) |
||
12 de fevereiro de 2021 |
Biblioteca Escolar | ||
Mesmo à distância, a tua Biblioteca Escolar está contigo. Procura-nos nas redes sociais! Estamos à tua espera! |
||
12 de fevereiro de 2021 |
Manual Teams - Alunos | ||
No dia 8 de fevereiro recomeçam as atividades letivas, no formato de
Ensino à Distância. Voltamos a disponibilizar o Manual Teams - alunos, com algumas atualizações, para que possa auxiliar o desempenho do seu educando. Recordamos que na primeira utilização do Office365 / Teams, quando colocar a Palavra-passe, tem de colocar PW antes do número de contribuinte e um ponto de exclamação a seguir ao número de contribuinte. Para os alunos que já usavam esta plataforma no ano anterior, usam a mesma palavra-passe. No caso de não se recordarem, e na eventualidade de ainda não terem registado um endereço de e-mail ou número de telemóvel de recuperação, devem enviar um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt a solicitar a recuperação da palavra passe. |
||
05 de fevereiro de 2021 |
Informação sobre fornecimento de refeições a alunos do escalão A e B do ASE e Escola de Acolhimento | |
Informam-se os pais e EE dos alunos beneficiários do escalão A e B do ASE que
pretendam continuar a usufruir de refeições escolares durante a suspensão das
aulas presenciais, que devem manifestar com
pelo menos 24 h de antecedência essa necessidade, através do
email direcao@aemontijo.pt,
indicando: Nome do(a) aluno(a) Escalão do ASE Escola /ano /turma Nome do Encarregado de educação (EE) Contacto telefónico do EE Dia ou dias em que pretende usufruir da refeição para o seu educando Ao fazê-lo, estarão a autorizar que comuniquemos estes dados à Divisão de Educação da CM Montijo, que depois entrará em contacto com os EE no sentido de estabelecer as condições e local de fornecimento do serviço, que à partida será a EB Liberdade (escola de acolhimento). Mais informações sobre o funcionamento da escola de acolhimento deverão ser solicitadas através do e-mail acima referido. |
|
A Direção | |
22 de janeiro de 2021 |
Informação | |
Informa-se toda a comunidade educativa que, por determinação do Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, e em virtude da evolução da pandemia, entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro de 2021, ficam suspensas as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. | |
A Direção | |
22 de janeiro de 2021 |
Carregamento de cartões e aquisição senhas de refeição - EB D. Pedro Varela | |
Informa-se toda a comunidade educativa que o carregamento de cartões e a aquisição de senhas de refeição, que eram usualmente feitos no balcão da Reprografia, passam a partir de agora a ser efetuados na Papelaria da EB D. Pedro Varela. | |
11 de janeiro de 2021 |
Concurso - Criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares | |
Relembramos que se encontra a decorrer o Concurso para a criação do Logótipo das
BE do nosso Agrupamento. Até dia 21 de janeiro poderão ainda apresentar as vossas propostas. Estamos ansiosos por descobrir as vossas propostas!! Não se atrasem! |
|
▪ As propostas a concurso devem ser entregues na BE da Escola D.
Pedro Varela, na BE da Escola Básica da Caneira, na BE da Escola
Básica Joaquim de Almeida ou às professoras do Projeto Literacias
das escolas do 1º ciclo
▪ Cada participante / grupo de participantes deve entregar a sua proposta em envelope fechado, até ao dia 21 janeiro de 2021 ▪ O envelope deve conter a proposta a concurso (cores e preto e branco), documento de identificação dos participantes e a declaração de cedência dos direitos de autor. Para mais informações poderão consultar o Regulamento em https://bit.ly/2FYVnFB ou através do email bibliotecas@aemontijo. Consulte também o blog da biblioteca: https://bibliotecasaemontijo.blogs.sapo.pt/ |
|
07 de janeiro de 2021 |
Informação - Portão Norte - Atualização | |
Informa-se toda a comunidade educativa que, contrariamente ao que foi
divulgado no dia 29 de dezembro, a partir de amanhã, dia 4 de janeiro, já vai ser
possível abrir o portão Norte das 8h às 9.15h. Nos outros horários: entre as 13.00h e as 14.00h e entre as 18.15h e as 18.30h também se mantém em funcionamento. |
|
A direção | |
03 de janeiro de 2021 |
Informação - Portão Norte | |
Informa-se toda a comunidade educativa que, devido à falta de pessoal
não docente, a Portaria Norte da EB D. Pedro Varela terá, a
partir de 4 de janeiro de 2021, um horário de funcionamento entre as
13.00h e as 14.00h e entre as 18.15h e as 18.30h,
permanecendo encerrada no período da manhã. Agradece-se a compreensão de todos face a esta circunstância. |
|
A direção | |
29 de dezembro de 2020 |
Avaliação do 1.º período | |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao primeiro período, dos 1.º ciclo, 2.º ciclo e
3.º ciclos. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt . |
|
28 de dezembro de 2020 |
Votos de Boas Festas |
22 de dezembro de 2020 |
Comunicado à Comunidade Educativa | |
Tendo em consideração as manifestações de desagrado de alguns
encarregados de educação face à introdução de divisórias em alguns
espaços de recreio da EB D. Pedro Varela, vem esta direção esclarecer o
seguinte: As orientações conjuntas emanadas da DGESTE e da DGS relativas à preparação do ano letivo 2020/21, recomendavam às escolas, entre outros aspetos, o seguinte: -Os estabelecimentos de educação ou ensino devem ser reorganizados de forma a cumprir a legislação e(...) no que toca às medidas de distanciamento físico, higiene das mãos, etiqueta respiratória, utilização de máscara, ou outras. -Os grupos/turmas devem ter, sempre que possível, horários de aulas, intervalos e período de refeições organizados de forma a evitar o contacto com outros grupos/turmas; -As aulas de cada turma devem decorrer, sempre que possível, na mesma sala e com lugar/secretária fixo por aluno; -Os intervalos entre as aulas devem ter a menor duração possível, devendo os alunos permanecer, tanto quanto possível, em zonas específicas, definidas pela escola; |
|
No cumprimento destas indicações, e de forma a que todos os alunos do AE Montijo, nos respetivos estabelecimentos, pudessem ficar o mais protegidos possível nas suas 'bolhas' devido à COVID 19, preconizou-se, antes do início das aulas em setembro, a delimitação de espaços de recreio, de modo a reservar para cada turma um espaço de referência onde deveriam permanecer sempre que possível em situação de intervalo. Essa delimitação foi feita em todos os nossos estabelecimentos, com marcas no chão ou com fitas, e essa circunstância tem-se revelado da maior importância para reduzir os contactos entre crianças de diferentes turmas. Na EB D. Pedro Varela, foi também prevista (e solicitada à CM Montijo) a delimitação de espaços para as salas dos blocos D e E, já que nos restantes blocos havia já uma referência espacial no exterior de cada sala, delimitada com muros. Esta medida, que só agora foi concretizada, vem pois dar alguma resposta às dificuldades que se sentiam para conter as movimentações de discentes nestes blocos, pois sem referências espaciais os alunos das diferentes turmas misturavam-se sem qualquer limitação, assistindo-se cada vez mais ao desrespeito pela orientação de permanecerem junto da sua turma, nos espaços em frente às respetivas salas (a instalação destas estruturas, foi aliás complementada pela vedação do acesso de alunos à vedação confinante com a escola secundária, de forma a impedir a permanência naquele espaço de alunos, que tem sido causadora de problemas e de condutas menos próprias em contexto escolar). Como é evidente, não se tratam de espaços fechados de onde não se pode sair, mas sim de espaços delimitados onde os alunos deverão permanecer sempre que possível no seio da sua 'bolha', constituindo os mesmos um prolongamento das salas de aula que lhes estão atribuídas. Apesar de esta situação não ser naturalmente do agrado de todos, esta direção não pode deixar de reiterar a sua importância, recordando o seu caráter temporário e preventivo nesta situação de pandemia, lembrando que no contexto atual o valor que mais urge preservar é o da saúde, tentando-se com estas medidas que as escolas possam estar abertas aos seus alunos e ao serviço da causa pública, dada a importância de que se reveste o seu funcionamento para a sociedade em geral. Não podemos também deixar de referir que informámos a APEE do estabelecimento da razão de ser desta medida, e que temos também registo de agradecimentos por esta iniciativa, que aliás tinha sido também reivindicada junto de nós por alguns encarregados de educação. Estando esta direção a cumprir, na medida do possível, as orientações acima citadas por parte da tutela, e reiterando a sua disponibilidade para ouvir soluções emanadas pelos Encarregados de Educação, através dos seus representantes (APEE), agradece-se a compreensão de toda a comunidade educativa face às medidas tomadas, do mesmo modo que a população em geral tem compreendido e cumprido as medidas gerais que têm sido impostas no país, visando o controlo da pandemia. |
|
A diretora Alexandra Santana Caeiro |
|
11 de dezembro de 2020 |
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar | |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de
junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável,
publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três
dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação
de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no
Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2020/2021. Consulte o Aviso de Abertura e o Modelo de Portefólio no separador: Contratação de Escola . |
|
09 de dezembro de 2020 |
Comunicado à Comunidade Educativa | |
Cara Comunidade Educativa do AE Montijo: Queiram antes de mais aceitar o meu abraço e votos de muita saúde. Venho junto de todos vós fazer um novo ponto de situação relativamente à situação que estamos a viver nas nossas escolas devido à pandemia. No último mês, e com particular ênfase nas duas últimas semanas, temos vindo a registar no nosso Agrupamento a ocorrência de alguns casos de docentes, não docentes e alunos/crianças que, por terem contactado com familiares próximos, ou por eles mesmo terem testado positivo à COVID19, levaram as autoridades de saúde a promover o respetivo confinamento ou isolamento profilático (individual ou da respetiva turma) em alguns estabelecimentos. |
|
Em todos esses casos já ocorridos, toda a informação necessária chegou
junto dos respetivos pais e Encarregados de Educação, quer por parte da
escola quer das autoridades de saúde, de forma a ficarem cientes da
situação e da forma como proceder perante a mesma, e assim continuaremos
a fazer no futuro já que é expectável que a situação se mantenha por
algum tempo. Não será, pois, demais repetir o apelo para todos estejam a atentos a sinais da doença, evitando enviar os vossos educandos para a escola se estes tiverem sintomas ou se estiverem em contacto com alguém infetado. Apelo ainda para que todos continuem a usar máscara nos espaços exteriores e interiores das escolas (obrigatório na EB D. Pedro Varela, recomendado nas outras), que permaneçam nas suas "bolhas" no estabelecimento e que cumpram com as regras de higienização/manutenção dos espaços que frequentam. Da parte desta direção, deixo a garantia do acompanhamento diário de todas as situações, e da permanente articulação com as autoridades de saúde, cujas recomendações norteiam todas as nossas ações, pelo que reitero a necessidade de todos agirmos no presente com a serenidade e responsabilidade que se impõem. |
|
A diretora Alexandra Santana Caeiro |
|
29 de novembro de 2020 |
Contratação de um Técnico Especializado - Animador Cultural/Social | |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de
junho, artigos 38ºe 39º, e demais legislação complementar aplicável,
publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três
dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação
de um Técnico Especializado – Animador Cultural/Social
- a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano
letivo de 2020/2021. Consulte o Aviso de Abertura, o Modelo de Portefólio e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário no separador: Contratação de Escola . |
|
5 de novembro de 2020 |
Informação - Serviços Administrativos | |
Dada a necessidade de implementar, tanto quanto possível, o regime de
teletrabalho para os assistentes técnicos, informa-se a comunidade
educativa que o atendimento ao público nos serviços administrativos do
AE Montijo passa, a partir de 9 de novembro de 2020, a ser
efetuado no seguinte horário: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 09.30h às 12.30h O atendimento presencial será efetuado por ordem de chegada, e limitado a uma pessoa de cada vez. |
|
A direção | |
04 de novembro de 2020 |
Concurso - Criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares | |
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Montijo tem o prazer
de convidar toda a comunidade escolar a participar no concurso para a criação
do Logotipo das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento. Para Para mais informações poderão consultar o Regulamento em https://bit.ly/2FYVnFB ou através do email bibliotecas@aemontijo. Consulte também o blog da biblioteca: https://bibliotecasaemontijo.blogs.sapo.pt/ Contamos com a vossa participação! |
|
27 de outubro de 2020 |
Informação | |
Informa-se que a central telefónica da EB D. Pedro Varela se encontra
com uma avaria que limita o seu funcionamento (nem sempre se consegue
atender e não se conseguem reencaminhar chamadas, por exemplo),
aguardando-se a sua reparação. Agradece-se a compreensão de toda a comunidade educativa face a estas circunstâncias. |
|
A direção | |
26 de outubro de 2020 |
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar | |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de
junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável,
publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três
dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação
de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no
Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2020/2021. Consulte o Aviso de Abertura, o Modelo de Portefólio e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário no separador: Contratação de Escola . |
|
20 de outubro de 2020 |
Aviso de abertura de Candidaturas ao abrigo do Projeto Erasmus+ KA1 @t Europe | |
Declara-se aberto, até ao dia 31 de outubro, o período de candidatura à
participação no projeto ERASMUS+ KA101 - 78258. Os interessados devem ler atentamente o documento, para a tomada de conhecimento dos cursos propostos e objetivos das mobilidades disponíveis para candidatura, assim como dos critérios de seleção dos participantes. |
|
19 de outubro de 2020 |
Website Projeto Erasmus+ KA101 @t Europe | |
Consulte o website do Projeto Erasmus+ KA1 @t
Europe: https://agrupescolasmontijo.wixsite.com/ateurope |
|
19 de outubro de 2020 |
Mensagem da Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo | |
Exmos. Srs. Encarregados de Educação, Pais e Alunos Queiram antes de mais aceitar os meus melhores cumprimentos e votos de saúde. Face às atuais notícias sobre o aumento significativo de casos positivos de Covid-19 no nosso país e de forma a podermos continuar a fazer com que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos nós e por todos vós continue a pautar-se pelo bem-estar e segurança de toda a Comunidade Educativa, apelo a todos que continuem a reforçar a necessidade do uso de máscaras nos espaços exteriores e interiores das escolas (obrigatório na EB D. Pedro Varela, recomendado nas restantes), a necessidade de permanecerem dentro das suas "bolhas" familiares e de colaborarem na higienização/manutenção do espaço que cada um utiliza de forma a garantir a segurança de todos que o utilizam. Passado cerca de um mês sobre o início das aulas, o balanço que efetuamos nesta matéria é positivo, mas avizinham-se tempos provavelmente ainda mais difíceis e exigentes, pelo que só com a colaboração de todos conseguiremos ultrapassar este enorme desafio. Cuidem de vós, dos vossos e dos outros. |
|
A diretora Alexandra Santana Caeiro |
|
13 de outubro de 2020 |
Informação - Portão Norte | |
Informa-se toda a comunidade educativa que, a partir do dia 12 de
outubro de 2020, o portão norte da EB D. Pedro Varela terá,
ao início da manhã, o horário de abertura das 8.00h às 09.15h,
mantendo-se inalterados os restantes períodos de abertura diários. |
|
A direção | |
9 de outubro de 2020 |
Informação - Papelaria da escola | |
Informa-se toda a comunidade educativa que, a partir do dia 12 de outubro de 2020, a papelaria da EB D. Pedro Varela estará em funcionamento das 09.30h às 11.30h e das 13.00h às 15.30h. | |
A direção | |
9 de outubro de 2020 |
Biblioteca Escolar | ||
A tua Biblioteca escolar está mais perto de ti! Agora é mais fácil encontrar-nos online! Procura este cartaz na tua Escola! |
||
Consulta o cartaz | ||
6 de outubro de 2020 |
Informação à Comunidade Educativa | |
- Das 08.00h às 09.30h - Das 12.30h às 14.00h - Das 18.15h às 18.30h Lembramos que os alunos apenas podem entrar no estabelecimento alguns minutos antes das horas de início das aulas, de forma a permanecerem no espaço escolar apenas o tempo indispensável para as mesmas, sendo de referir que os que têm aulas apenas de tarde e almoçam na escola, podem entrar entre as 12.30h e as 12.45h. Mais informamos que a Reprografia da EB D. P. Varela, passará também a estar aberta no seguinte horário: - Das 09.00h às 10.30h - Das 13.00h às 13.30h - Das 15.00h às 16.40h Relativamente à Papelaria, informamos que contamos em breve reunir condiçõs para proceder também à sua reabertura. |
|
A Direção | |
25 de setembro de 2020 |
#EscolaEmSegurança | |
No início de um ano letivo diferente, algumas indicações importantes
para a TODOS, disponíveis nos seguintes links:
https://www.dgeste.mec.pt/stayaway_covid/ESCOLAEMSEGURANÇA_23SEC.mov
https://www.dgeste.mec.pt/stayaway_covid/ESCOLAEMSEGURANÇA_CARTAZ_recomendações.pdf
|
|
25 de setembro de 2020 |
Comunicado | |
A Direção do AE Montijo vem por este meio informar a comunidade educativa que as
notícias postas a circular nas redes sociais sobre a existência de múltiplos
casos positivos de COVID-19 na EB D. Pedro Varela não correspondem à realidade. Recordamos que temos conhecimento de apenas um caso positivo de uma criança que não chegou a frequentar a escola, situação de que demos conhecimento aos pais e Encarregados de Educação da turma em causa, como é nossa obrigação e está previsto no plano de Contingência. Recordamos ainda que todos os casos suspeitos que possam vir a existir serão sempre por nós comunicados à autoridade de saúde, e que todas as nossas ações nesta matéria serão articuladas com essa mesma autoridade, sendo absolutamente lamentável o alarmismo agora causado sem qualquer fundamento. De igual modo, apela-se a que, face a casos suspeitos que venham a ocorrer e possam vir a ser confirmados futuramente, os pais e Encarregados de Educação sigam as indicações que venham a ser dadas sobre a matéria, já que elas serão sempre emanadas de acordo com as recomendações das entidades competentes na matéria. |
|
A Direção | |
22 de setembro de 2020 |
Reabertura do Refeitório Escolar da EB D. Pedro Varela | |
Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos da EB D. Pedro Varela
que o refeitório deste estabelecimento, segundo comunicação da Câmara
Municipal do Montijo feita hoje, começará a funcionar na próxima 2.ª
feira. Todavia, dado não haver naturalmente refeições marcadas para esse dia, apenas poderão ser confecionadas 80 refeições (correspondentes ao limite para marcações no próprio dia). Gratos pela compreensão, |
|
A Direção | |
18 de setembro de 2020 |
Plano de Contingência | ||||
Divulgamos, mais uma vez, o Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Montijo. | ||||
16 de setembro de 2020 |
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2020/2021 | |
Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários
escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos . |
|
10 de setembro de 2020 |
Oferta de Escola - Grupo 320 (Francês - 3.º ciclo) | |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de
junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável,
torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a
contratação de 1 (um) docente do Grupo
de Recrutamento 320, para
exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de
contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de
2020/2021. Consulte no separador: Contratação de Escola . |
|
8 de setembro de 2020 |
GIAE - reposição das palavras-passe | |
Informamos que, devido ao início do novo ano letivo, houve necessidade
de se proceder à reposição de todas as palavras-passe de acesso à
plataforma
GIAE. Assim sendo, no próximo acesso ao GIAE, todos os Encarregados de Educação deverão colocar, como palavra-passe, o Número de Identificação Fiscal do aluno. Consulte o separador GIAE para obter informações de como aceder ao portal. |
|
8 de setembro de 2020 |
Comunicado à Comunidade Educativa | |
Assinalando o início de mais um ano letivo nas nossas escolas, venho por
este meio dar as boas-vindas aos alunos, docentes, funcionários,
encarregados de educação e restantes membros da comunidade educativa,
desejando que o ano escolar possa decorrer da melhor forma possível. Nesse sentido, este Agrupamento está a ultimar o seu Plano de Organização do Ano Letivo, que visa estabelecer a forma como as nossas diferentes valências funcionarão (documento que pretendemos divulgar em 7 de setembro), e apelamos desde já para a maior compreensão face às alterações que forçosamente iremos implementar em nome da nossa segurança comum, e para o cumprimento, por todos, das regras de funcionamento preconizadas. Informo ainda que iremos sempre divulgar no nosso site todas as informações que considerarmos pertinentes para a nossa comunidade educativa (sendo este o meio de divulgação preferencial a usar nesta fase), e que as atividades letivas terão início em todos os nossos estabelecimentos de forma presencial, no dia 17 de setembro de 2020. |
|
Atentamente, Alexandra Santana Caeiro Diretora do AEM |
|
1 de setembro de 2020 |