Projetos do Agrupamento

  
Finalidades e Atividades Professores responsáveis Plano de Atividades Escola de funcionamento
Escolas pelo ambiente - Criar um clone, um elemento do “ Monstro Marinho” existente na outra margem do Tejo, uma figura impactante que passe a mensagem da urgência da mudança de hábitos.

- Intervir de forma ativa na comunidade.

- Pretende- se alertar para o problema ambiental causado pelo uso excessivo de plástico de descartável.

- Proteger a vida marinha.

- Alertar para a redução de resíduos e da poluição marinha, através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

- Aumentar a consciencialização para um planeta mais sustentável.

- Repensar hábitos de consumo.

- Mobilizar para a escolha de produtos amigos do ambiente.

- Contribuir para um planeta mais sustentável
Anabela Pedro

Sofia Rocha



Transversal  a todos as escolas do Agrupamento do Montijo

(Pré, 1.º , 2.º e 3.º ciclos)
Projeto de Educação para a Saúde Projeto de Educação para a Saúde

Links de Interesse

Recursos sobre Afetos e Sexualidade

Recursos Sobre Saúde Mental

Recursos Sobre Alimentação e Atividade Física
Professores da Equipa PES Em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Montijo
Projeto Eco-Escolas Programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países desde meados dos anos 90. Destina-se fundamentalmente às escolas do ensino básico (do 1.º ao 3.º ciclo) podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino. Visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente. Mónica Gonçalves

Goreti Pernas

Dulce Sabino
EB Pedro Varela
Projeto Coopera e a Aprendizagem Cooperativa (AC) Objetivos:
-aprofundar conhecimentos relacionados com a metodologia ativa de Aprendizagem Cooperativa (AC);
- realizar aprendizagens  que  possibilitem  uma  melhor  adequação  do ensino  às  necessidades  de  aprendizagem  dos  alunos;
- experienciar alguns métodos de AC, bem como algumas técnicas de avaliação formativa;
- alargar a Comunidade Cooperativa de Aprendizagem Profissional (CCAP) através da disseminação (a partir de encontros realizados no AEM, a CCAP foi alargada e conta já com 53 membros);
- promover a partilha em contexto educativo através da ação de intervisão pedagógica, apresentando-se a (AC) como uma possibilidade de mudança das práticas pedagógicas que urge implementar na escola do século XXI e, por conseguinte, de mudança do paradigma da Educação e Avaliação Pedagógica assente nos cinco princípios: Transparência, Melhoria das Aprendizagens, Integração Curricular, Diversificação e Positividade que promovem a Avaliação para as Aprendizagens (ApA).
Coordenadoras:

Elisabete Calmeiro e
Isa  Santos




Em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Montijo
O Projeto Vasco da Gama Toastmasters Club Promove o Youth Leadership Program nas escolas, disponibilizando os materiais e dois membros experientes do clube que acompanham os jovens e os docentes, durante todo o processo.
Os participantes neste programa desenvolverão competências de comunicação e de liderança que serão úteis para o resto das suas vidas e que visam:
- Superar o nervosismo que todos sentem quando são confrontados a falar perante uma audiência;
- Organizar e apresentar ideias de forma lógica e convicta;
- Ouvir cuidadosamente as ideias dos outros;
- Ajudar os outros participantes a melhorar as suas competências de comunicação e de liderança;
- Participar e organizar grupos de discussão e reuniões;
- Melhorar a autoestima e, o melhor de tudo, passar bons momentos e fazer novos amigos.
Interlocutoras:

Elisabete Calmeiro e
Isa  Santos
  EB D. Pedro Varela
Green Cork GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, o Continente e a Biological. Tem como objetivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “Floresta Comum”, que será utilizado exclusivamente em árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro.

O projeto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite a obtenção de um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores.

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial. Dado que a cortiça poderá ser definida como um material reciclável e reutilizável, podemos valorizá-la através do incentivo ao uso deste bem enquanto material sustentável e o posterior encaminhamento para reciclagem.

 Por cada quilograma de rolhas de cortiça recolhidas, a Quercus planta uma árvore e cada escola pode ajudar!
Equipa Ary dos Santos - EB Ary dos Santos
Recolha de tampinhas (Projeto T) A recolha de tampinhas de plástico tem-se verificado desde sempre neste estabelecimento de ensino, por parte da comunidade educativa, nomeadamente com maior evidência por parte das assistentes operacionais. Ao longo dos anos letivos tem-se verificado uma acentuada evolução na recolha de tampinhas.

É necessário dar continuidade à implementação deste projeto, por todos os cidadãos que se encontram inscritos na longa lista da Amarsul, e que ao ser implementado contribui também para a promoção do espirito solidário e para a felicidade de alguém.
Equipa Ary dos Santos - EB Ary dos Santos
EcoEscovinha O projeto “EcoEscovinha” promove uma maior consciência ambiental através da recolha seletiva de escovas de dentes com mais de 3 meses de uso para serem encaminhadas para reciclagem. Este projeto
encontra-se integrado num projeto de responsabilidade social mais abrangente, “Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis!”, que tem por objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis na área da Saúde
Oral, associando assim a responsabilidade social à responsabilidade ambiental. Todas as turmas são sensibilizadas através de sessões com uma higienista oral.
Equipa Ary dos Santos - EB Ary dos Santos
Ecopilhas Pilhão vai à escola O projeto “Pilhão vai À Escola”, tem como grande objetivo a sensibilização de toda a comunidade escolar para a proteção do ambiente, ao colocar as pilhas e baterias usadas no Pilhão. Os alunos recolhem em casa e na escola as pilhas e baterias usadas e colocam-nas nos respetivos pilhões que se encontram nas salas de aula e em locais estratégicos nos diferentes espaços do estabelecimento. Das recolhas efetuadas conseguem-se encher diversos pilhões, que revertem a favor da aquisição de materiais para o IPO (entre setembro e dezembro). Equipa Ary dos Santos - EB Ary dos Santos
Projeto Literacias O Projeto de Literacias é um projeto articulado com a Biblioteca Escolar, implementado em todas as escolas do 1º ciclo e estabelecimentos do Pré- Escolar.

A partir da aplicação dos referenciais do Aprender com a BE, nas Literacias da leitura, da informação e Educação para os media, tem como principais objetivos:

- Desenvolver do gosto pelas competências de leitura, escrita e comunicação, como condição estruturante da formação pessoal e capacidade de progressão nas aprendizagens;

- Desenvolver competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos media;

- Usar de forma crítica e informada, recursos e ferramentas contribuindo para a aquisição integrada de conhecimentos associados à literacia da informação.

O seu plano de ação desenvolve-se a partir da articulação com os Planos de Atividades da Biblioteca Escolar, das Escolas e dos Planos de Turma, realizando uma dinâmica de transdisciplinaridade essencialmente com as áreas de Português, Cidadania, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e TIC.
Ana Castelo

Filipa Vale

Gabriela Reis

Marisa Costa
EB Ary dos Santos

EB Joaquim de Almeida

EB Luís de Camões

EB Liberdade

EB Caneira
Escola Azul

«No Rio começa o Mar»
A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar, desenvolvido na Direção-Geral de Política do Mar, que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.
Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros.
Através de uma aprendizagem transversal, inovadora e criativa, uma Escola Azul promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos e incentiva-os a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas na sua relação com o Oceano.
Ana Castelo

Filipa Vale

Gabriela Reis

Marisa Costa
EB Ary dos Santos

EB Joaquim de Almeida

EB Luís de Camões

EB Liberdade

EB Caneira
Literacia Financeira?

“Conta quem conta!”
Este projeto surge com o objetivo de promover a educação financeira, em contexto escolar e formativo.
Consiste em permitir às crianças a aquisição de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no futuro, terão que tomar sobre as suas finanças pessoais, além de se gerar um efeito multiplicador de informação e de formação junto das famílias.
Dinamizado pela Equipa das Literacias e Biblioteca Escolar, este projeto tem como base de trabalho o blog «A Ler…aprendo», onde são explorados os Cadernos de Educação Financeira, numa metodologia interativa: Flipped Classroom, em articulação com as famílias
Ana Castelo

Filipa Vale

Gabriela Reis

Marisa Costa
https://aleraprendo.
blogspot.com/
EB Ary dos Santos

EB Joaquim de Almeida

EB Luís de Camões

EB Liberdade

EB Caneira