EMENTAS ESCOLARES


2017 - 20
18

 

 

Escolas Básicas (*)

EB D. Pedro Varela

Página das Ementas Escolares da Câmara Municipal de Montijo

Ementa mediterrânica Ementa vegetariana

 

(*) - As ementas escolares encontram-se disponíveis na página eletrónica da Câmara Municipal de Montijo, em documento pdf. 

 

NOTA: caso o aluno necessite da dieta alternativa deverá dirigir-se aos serviços administrativos e preencher os formulários para o efeito:

- Declaração de interesse de dietas alternativas;

- Pedido de dietas alternativas.

 

 

Aqui deixamos algumas informações para uma alimentação saudável

 

Uma dieta equilibrada exige hábitos alimentares saudáveis, mas as necessidades calóricas dependem da idade, do sexo e do peso de cada indivíduo. Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação é superior à gasta pelo organismo, caminha-se para o aumento de peso. Comece por verificar o seu IMC. Se acusar quilos a mais, precisa de mudar hábitos.


Como conseguir o equilíbrio? A Roda dos Alimentos, que inclui todos os nutrientes, pode dar uma ajuda. Não se esqueça de variar e de repartir os alimentos por 5 ou 6 refeições por dia. Em casa, no ginásio ou ao ar livre, pratique exercício físico. Pelo menos, 30 minutos por dia. É o ideal para controlar o peso.     

12 conselhos para equilibrar o menu:

 

1.    Não se esqueça do pequeno-almoço.

2.    Recomendam-se 3 a 5 porções de fruta diárias e a mesma quantidade de legumes.

3.    Convém ingerir, diariamente, 25 gramas de fibra. Encontra-a na fruta, nos legumes e nos cereais integrais. 

4.    Coma produtos lácteos meio-gordos ou magros, pois o menor teor de gordura não afeta os valores de cálcio. 

5.    Prefira água (1,5 litros por dia, no mínimo), sumo de fruta natural ou infusões aos refrigerantes e bebidas alcoólicas. 

6.    Privilegie os grelhados e cozidos. Os guisados, estufados e assados podem também ser saudáveis. Tente não comer fritos mais do que 1 vez por semana. 

7.    Evite produtos pré-preparados, processados e fast-food. O consumo excessivo destes alimentos pode contribuir para o aumento de peso. 

8.    Guarde os doces e os salgados para ocasiões especiais. 

9.    Consuma, no máximo, 5 gramas de sal por dia, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

10. Organize o prato: metade com vegetais, um quarto com hidratos de carbono (batatas, massa, arroz) e o restante com proteína (carne, peixe ou ovos). 

11. Preste atenção aos rótulos e compare valores calóricos e teores em gordura, açúcar e sal. 

12. Opte por uma alimentação mais ligeira à noite, para não perturbar o sono.

 

Lancheira sem tentações 


Cada vez mais, crianças e adultos transportam consigo os lanches, o pequeno-almoço e até as refeições principais. Se é o seu caso, anote estas ideias para as refeições:

 

              I.        fruta simples ou em salada, se for da época melhor;

             II.        frutos secos;

           III.        bolachas de água e sal ou integrais;

           IV.        sandes, de preferência, de pão integral ou de sementes, com queijo, fiambre, alface, tomate ou cenoura. As tostas integrais são uma boa alternativa ao pão;

            V.        leite magro ou meio-gordo;

           VI.        iogurtes com pouco açúcar;

          VII.        água;

        VIII.        ovo cozido.

 

Informação retirada do endereço http://www.deco.proteste.pt/saude/emagrecer/dicas/dieta-equilibrada-e-saudavel