EMENTAS ESCOLARES

2017 - 2018
 

 

Escolas Básicas (*)

EB D. Pedro Varela

Página das Ementas Escolares da Câmara Municipal de Montijo

Ementa mediterrânica Ementa vegetariana

 

(*) - As ementas escolares encontram-se disponíveis na página eletrónica da Câmara Municipal de Montijo, em documento pdf. 

 

NOTA: caso o aluno necessite da dieta alternativa deverá dirigir-se aos serviços administrativos e preencher os formulários para o efeito:

- Declaração de interesse de dietas alternativas;

- Pedido de dietas alternativas.

 
Aqui deixamos algumas informações para uma alimentação saudável

 

Uma dieta equilibrada exige hábitos alimentares saudáveis, mas as necessidades calóricas dependem da idade, do sexo e do peso de cada indivíduo. Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação é superior à gasta pelo organismo, caminha-se para o aumento de peso. Comece por verificar o seu IMC. Se acusar quilos a mais, precisa de mudar hábitos.

Como conseguir o equilíbrio? A Roda dos Alimentos, que inclui todos os nutrientes, pode dar uma ajuda. Não se esqueça de variar e de repartir os alimentos por 5 ou 6 refeições por dia. Em casa, no ginásio ou ao ar livre, pratique exercício físico. Pelo menos, 30 minutos por dia. É o ideal para controlar o peso.     

12 conselhos para equilibrar o menu:

 

1.    Não se esqueça do pequeno-almoço.
2.
   
Recomendam-se 3 a 5 porções de fruta diárias e a mesma quantidade de legumes.
3.
   
Convém ingerir, diariamente, 25 gramas de fibra. Encontra-a na fruta, nos legumes e nos cereais integrais. 
4.    Coma produtos lácteos meio-gordos ou magros, pois o menor teor de gordura não afeta os valores de cálcio. 
5.
   
Prefira água (1,5 litros por dia, no mínimo), sumo de fruta natural ou infusões aos refrigerantes e bebidas alcoólicas. 
6.
   
Privilegie os grelhados e cozidos. Os guisados, estufados e assados podem também ser saudáveis. Tente não comer fritos mais do que 1 vez por semana. 
7.    Evite produtos pré-preparados, processados e fast-food. O consumo excessivo destes alimentos pode contribuir para o aumento de peso.
8.
   
Guarde os doces e os salgados para ocasiões especiais. 
9.    Consuma, no máximo, 5 gramas de sal por dia, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
10.
Organize o prato: metade com vegetais, um quarto com hidratos de carbono (batatas, massa, arroz) e o restante com proteína (carne, peixe ou ovos). 
11.
Preste atenção aos rótulos e compare valores calóricos e teores em gordura, açúcar e sal. 
12.
Opte por uma alimentação mais ligeira à noite, para não perturbar o sono.

 

Lancheira sem tentações:
Cada vez mais, crianças e adultos transportam consigo os lanches, o pequeno-almoço e até as refeições principais. Se é o seu caso, anote estas ideias para as refeições:

 

I. fruta simples ou em salada, se for da época melhor; 
II.
frutos secos;
III. bolachas de água e sal ou integrais;
IV. sandes, de preferência, de pão integral ou de sementes, com queijo, fiambre, alface, tomate ou cenoura. As tostas integrais são uma boa alternativa ao pão;
V. leite magro ou meio-gordo;
VI.
 iogurtes com pouco açúcar;
VII. água;
VIII. ovo cozido.

 

Informação retirada do endereço http://www.deco.proteste.pt/saude/emagrecer/dicas/dieta-equilibrada-e-saudavel